O presidente eleito de El Salvador, Nayib Bukele, de 37 anos, recebeu nesta sexta-feira (15) a credencial do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) para iniciar seu mandato de cinco anos a partir de 1º de junho.
“O presidente Nayib Armando Bukele Ortez e o senhor Felix Augusto Antonio Ulloa, respectivamente, são declarados presidente e vice-presidente da República de El Salvador”, diz o decreto do TSE que confirmou os resultados das eleições de 3 de fevereiro.
Tanto o empresário Bukele quanto Ulloa, um advogado de 67 anos, governarão até 1º de junho de 2024. Bukele, que se candidatou pela Grande Aliança para a Unidade Nacional (Gana), venceu a eleição com 53,1% de votos
Conhecido como “a andorinha” pelo emblema de seu partido, o carismático ex-prefeito de San Salvador (2015-2018) conseguiu se tornar presidente com um discurso irreverente diante da desgastada política tradicional que manteve o bipartidarismo entre a Arena e a FMLN por 30 anos.O novo governo terá como desafio acabar com a violência gerada pelas gangues e fazer a economia dolarizada crescer.