Tremor em Hokkaido afetou os serviços de transporte e energia
Notícias ao Minuto Brasil
O terremoto que atingiu a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, nesta quarta-feira (5) provocou a morte de ao menos nove pessoas, além de deixar cerca de 300 feridos e mais de 30 desaparecidos, de acordo com um balanço das autoridades do país asiático.
O tremor, de magnitude 6,7 graus na escala Richter, ocasionou deslizamentos de terra em diversas cidades da ilha, como Atsuma, localizada perto do epicentro do sismo. Além disso, quase três milhões de residências ficaram sem energia elétrica.
O blecaute durante o terremoto, que ocorreu na noite de ontem (5), afetou ainda 40 hospitais da região. De acordo com o Ministério dos Transportes, o aeroporto de Sapporo ficará fechado durante todo o dia, e os serviços do Shinkansen, o trem bala japonês, também serão restritos.
O governo do país aprovou o envio de mais de 25 mil militares para ajudarem nas buscas dos desaparecidos na região. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que a prioridade é “salvar vidas”.
O fenômeno acontece após a passagem do tufão Jedi pelos país asiático, que deixou pelo menos 11 mortos e mais de 300 feridos.