Reuters
A Indonésia emitiu um alerta de tsunami nesta sexta-feira, pedindo às pessoas que fujam para áreas mais altas, depois que um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a costa da ilha de Sulawesi.
A Indonésia registrou no ano passado o maior número de mortes em desastres naturais em mais de uma década, após dois grandes tsunamis e vários terremotos, com mais de 3.000 mortos em Palu, também em Sulawesi Central, local do terremoto desta sexta-feira.
“Está claro que o tremor tem potencial para tsunami”, disse o porta-voz da agência geofísica, Taufan Maulana. “Moradores foram aconselhados a deixar suas casas o mais rápido possível.”
A agência está monitorando grandes ondas, já que o terremoto tem potencial para desencadear um tsunami, acrescentou. “A primeira onda pode não ser a maior”, informou a agência em um comunicado.
Não houve relatos imediatos de danos ou mortes em decorrência do tremor, que ocorreu 280 quilômetros ao sul da província de Gorontalo, a uma profundidade de 43 quilômetros, segundo o serviço dos EUA.
O terremoto foi “forte e longo”, relatou Gina Saerang, moradora de Manado, capital da província de Sulawesi do Norte, a centenas de quilômetros do epicentro, em redes sociais.