Se você está fazendo dieta, ao ir para a Sicília, esqueça-a. Aliás, quem viaja pela Itália e não experimenta os pratos e produtos típicos desta terra, é como se tivesse feito uma viagem incompleta. È como ir a Roma e não ver o papa. A comida está enraizada na cultura e nas tradições italianas. A pasticceria siciliana é muito rica e por muitos é considerada a melhor da Itália, tanto que é possível encontrar confeitarias especializadas em doces sicilianos em todo o país. A vontade que dar ao ver aquelas vitrines das confeitarias cheias de docinhos convidativos é sair escolhendo um de cada, mas como não dá para sair devorando tudo em poucos dias de férias. O cannolo, a cassata, a pasta de mandorla, as frutas martorana, feitas de marzipan, são algumas das delícias típicas.
O cannolo, ou pequeno tubo, em italiano, originado em Palermo e Messina, era feito historicamente durante as festividades do carnevale italiano, provavelmente como um símbolo de fertilidade. consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de ricota ou creme de baunilha,doce de leite entre outros recheios. Os cannoli são bem populares na cozinha italiana nos Estados Unidos. No filme O Poderoso Chefão III Don Altobello (Eli Wallach) é assassinado com um cannolo envenenado.
INGREDIENTES
2 1/2 xícaras farinha de trigo / 2 colheres (sopa) açúcar / 1 colher (sopa) manteiga amolecida / 80ml vinho Marsala / 30ml cachaça / óleo para fritar por imersão a gosto / 1 pitada sal / 1 unidade clara / 500g ricota / 250g “cream cheese” / 1 xícara frutas cristalizadas em cubos / 1 xícara água (mais duas colheres de sopa) / 1/2 xícara açúcar refinado (mais duas colheres de sopa)
MODO DE PREPARO PARA A MASSA
2 ½ xícaras de farinha de trigo / 2 colheres (sopa) de açúcar / – 1 colher (sopa) cheia de manteiga / molecida / 80 ml de vinho Marsala / 30 ml de cachaça / Óleo para fritar em imersão / 1 pitada de sal / 1 clara
Misture a farinha, o açúcar e o sal e peneire. Acrescente a manteiga e misture bem.Incorpore o vinho e a cachaça aos poucos, até obter uma massa bem lisa e elástica. Deixe-a na geladeira, envolvida em filme plástico, por uma hora.Abra a massa em espessura fina e corte em discos. Pincele a borda do círculo com clara e enrole em canudos para ‘cannoli’.Frite por imersão em óleo quente até dourar
PARA O RECHEIO
– 1 xícara e 2 colheres (sopa) de água / ½ xícara e 2 colheres (sopa) de açúcar refinado / 500 g de ricota / 250 g de ‘cream cheese’ / 1 xícara de frutas cristalizadas em cubos
Ferva a água com o açúcar até reduzir pela metade. Deixe esfriar.Passe a ricota por uma peneira. Misture com o ‘cream cheese’ e com a calda até obter uma pasta. Junte as frutas e guarde na geladeira.Recheie os ‘cannoli’ com um saco de confeitar e polvilhe com açúcar impalpável (encontrado em casas de ingredientes para confeitaria). Decore com cerejas e damascos.
Cassata italiana
Essa é uma torta realmente rica, composta de Pan di Spagna (pão de ló) molhado em um vinho doce e recheado com creme de ricota doce com pedacinhos de chocolate. Tudo isso é coberto por uma camada de açúcar de confeiteiro e marzipan. A opulência da receita, além da apresentação barroca que inclui pérolas coloridas e frutas cristalizadas, se deve ao fato que o doce é usado para celebrar as festas da época de Páscoa.
INGREDIENTES:
400g de ricota / 250g de amêndoas peladas / 250g de açúcar / 100g de frutas cristalizadas de molho em licor ou vinho branco algumas horas, a seguir escorridas e picadas (coloque a maior variedade) / 100g de chocolate amargo em barra / Licor de Alchermes – inexistente no Brasil, assim substitua por um bem doce ao seu gosto (Amaretto, Cereja, frutas mas não cítricos ou muito alcoólico) / 1 tabuleiro de pão de ló “Pan di Spagna” (use sua receita habitual) / canela em pó/Pasta de amêndoas (receita ao lado) /1 limão
MODO DE FAZER
Bata bem as gemas coadas até ficarem cremosas. Unte forminhas para empadas. Leve ao forno na temperatura de 180º por 25 minutos. Desenforme quente e fure com um palito na parte de baixo para absorver melhor a calda. Enquanto estiver assando, prepare a calda levando ao fogo a água com o açúcar. Deixe a calda em ponto de fio. Ponha os papos na calda e deixe levantar fervura. Escorra em uma peneira e sirva a gosto. Triturar as amêndoas peladas num pilão ou mixer. Fazer um caramelo leve com o açúcar e um pouco de água mineral (2 colheres). Forrar uma forma redonda (25/30cm) com papel alumínio. Forrar então, sobre o papel alumínio, com o pão de ló (ir cortando pedaços e forrando as laterais e o fundo). Encharcar a massa com o licor. Colocar a ricota fresquíssima num recipiente, acrescentar as amêndoas trituradas, as frutas cristalizadas, o açúcar caramelado, a canela em pó e a casca do limão ralada e o chocolate cortado em pedacinhos. Misturar levemente de modo que a ricota fique o mais clara possível. Rechear a forma com essa mistura, cobrir com um filme plástico e colocar na geladeira por no mínimo 12 horas (quanto mais melhor). Retirar a forma da geladeira e desenformar a cassata no recipiente em que será servida. Cobrir a cassata com a pasta de amêndoas e decorá-la com frutas cristalizadas ou com alguma outra “imaginação comestível”. Deixar na geladeira até a hora de servir.