Como Taiwan pretende atingir a meta de zero emissão de gás de efeito estufa até 2050?
Taiwan reuniu um grupo de trabalho para analisar os caminhos possíveis para atingir a meta de zero emissão de gás de efeito estufa, buscando consultoria profissional da Academia Sínica e do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Industrial. Quatro grupos de trabalho foram formados para focar nas áreas de energia descarbonizada, indústria e eficiência energética, transporte verde e eletrificação de veículos e tecnologia de carbono negativo. O Premiê Su Tseng-chang anunciou a inclusão da meta de emissão zero para 2050 no projeto de lei na Gestão e Redução de Gases de Efeito Estufa, demonstrando a determinação de Taiwan em reduzir ativamente as emissões de carbono. Melhores mecanismos de gestão e sistemas de incentivos serão introduzidos de modo a melhorar a eficiência da governança, introduzir mecanismos de precificação de carbono e adaptar estratégias para as mudanças climáticas. Tais medidas visam estimular o investimento privado em pesquisa e desenvolvimento, bem como a participação pública no desenvolvimento sustentável de Taiwan.
Taiwan apoia o setor privado a promover ações climáticas?
Sim. Para apoiar as ações climáticas de empresas e outros atores do setor privado, o governo de Taiwan implementou mecanismos financeiros, como financiamento e títulos verdes, criando assim um círculo virtuoso no investimento e na busca industrial do desenvolvimento sustentável.
O espírito de cooperação de Taiwan desempenha um grande papel nessa busca pela emissão zero de gás de efeito estufa?
O espírito de cooperação e trabalho conjunto continua sendo a chave para acelerar e ampliar os esforços globais. Embora Taiwan não seja membro das Nações Unidas, sempre buscará ser um modelo para a comunidade internacional. Continuaremos a trabalhar com todos os outros países para promover um futuro global de emissões líquidas zero e um ambiente de vida mais resiliente para as próximas gerações e para realizar a justiça intergeracional. A Taiwan Climate Alliance, por exemplo, é formada por oito empresas de TIC, estabeleceu a meta de usar energia renovável em 100% de seus processos de fabricação até 2050, e levará outros fabricantes da cadeia de suprimentos a atingirem essa meta em conjunto.
O quão importante é a participação da população nesse processo de alcançar a emissão zero de gás de efeito estufa?
É muito importante. A Administração de Proteção Ambiental (EPA, sigla em inglês), e outros ministérios e agências relevantes lançaram uma consulta pública sobre as visões para 2050 para facilitar o diálogo social sobre questões críticas, como sumidouros de carbono agrícolas e florestais, edifícios com emissão zero, transporte verde, indústrias de baixa emissão de carbono, instrumentos econômicos e transformação. Com participação diversificada de todos os setores e investimento em pesquisa e desenvolvimento em tecnologia inovadora, Taiwan buscará o caminho de governança climática mais adequada para seu desenvolvimento sustentável.