Em entrevista exclusiva para a Embassy, dentro da série “Novos desafios e metas para 2021, a embaixadora Nitivadee Manitkul afirma que a pandemia tem sido o principal obstáculo em sua missão no Brasil. De acordo com a diplomata, seu foco este ano será mostrar potencial da Tailândia e as oportunidades de um trabalho conjunto com o Brasil.
Manitkul diz que irá se concentrar no comércio, investimento, relações econômicas e cooperação cultural, enfim “engajar-se mais com os setores empresariais em nível estadual”. Sua intenção é de viajar por todo o Brasil promovendo a Tailândia que é grande exportadora de arroz, mandioca, açúcar e borracha. O setor agrícola é uma de suas prioridades. A embaixadora afirmou que tem feito contatos com o Ministério da Agricultura e a Emater.
A diplomata acredita que o Brasil e a Tailândia podem completar a necessidade de produtos a serem importados de um com o outro, Manitkul disse que o governo tailandês está incentivando empresas agrícolas a investirem aqui no Brasil. O país asiático já importa 100 por cento da soja em grãos do Brasil, cerca de dois milhões de toneladas/ano. A seu ver, o mercado de lacticínios também é uma oportunidade de negócios com a Tailândia. Leia a entrevista com a embaixadora Nitivadee Manitkul
Embassy – Frente à embaixada, quais serão os principais desafios para 2021?
O principal desafio é como chegar ao nível em que trabalhávamos antes da pandemia de COVID-19. Embora a Embaixada Real da Tailândia em Brasília tenha iniciado as novas práticas normais na realização de atividades como o festival tailandês e o ASEAN Day on-line desde maio passado, os trabalhos diplomáticos precisam de encontros presenciais. Jantar, almoço e reuniões com máscaras, que antes ajudavam pessoas mais conhecidas, estão atualmente em alto risco de infecções por COVID-19. Esperamos, portanto, receber a vacinação o mais cedo possível para podermos continuar nossos trabalhos com menos preocupação com as infecções.
Embassy – Quais são as metas da embaixada para este ano?
– Manter a dinâmica das relações Tailândia-Brasil nos contextos de política, economia e contatos pessoa a pessoa.
– Explorar e expandir novas áreas de nossa cooperação.
– Corrigir os problemas ou obstáculos ao progresso da nossa cooperação
Embassy – Quais os principais e novos projetos / programas contidos no planejamento para 2021?
Os novos projetos são principalmente de cooperação econômica e cultural. Isso inclui o envolvimento com os setores governamentais e privados nos níveis estadual e municipal para fortalecer a cooperação empresarial.
Embassy – Que setor ou setores o governo de seu país pretende focar nas relações com o Brasil?
Vamos nos concentrar no comércio, investimento, relações econômicas e cooperação.
Embassy- Como a embaixada pretende promover o maior intercâmbio, principalmente comercial, entre o Brasil e seu país?
– Conscientizar as pessoas no Brasil em todos os níveis sobre o potencial da Tailândia e as oportunidades de ambos os países trabalharem juntos, especialmente em comércio e investimento, tanto interno quanto externo.
– Engajar-se mais com os setores empresariais em nível estadual
Produção: Elna Souza