Presidente do Suriname Chandrikapersad Santokhi com (da esquerda para a direita) Gilbert van Lierop, Liselle Blankendal e Angeladebie Ramkisoen
O governo do Suriname oficializou, no dia 19, a nomeação da diplomata Angeladebie Ramkisoen para chefiar a missão no Brasil. O presidente Santokhi disse que, “para o relacionamento com o Brasil, as ações prioritárias estão firmando alianças estratégicas nos campos do processamento de petróleo e gás, eletricidade, expansão do mercado, capacitação, indústria de transformação e uma abordagem conjunta para o crime transfronteiriço”.
Ramkisoen, antes vir para Brasília, visitou a embaixada do Brasil em Paramaribo onde conversou com Raphael Azeredo, embaixador do Brasil no Suriname. Os dois conversaram sobre as relações bilaterais do ponto de pista pessoal e lembraram da recente visita oficial do presidente Jair Bolsonaro àquele país. Os diplomatas trataram ainda das perspectivas de aprofundamento da já ampla cooperação.
As ações prioritárias, de acordo com a agenda bilateral, são a celebração de alianças estratégicas nas áreas de processamento de petróleo e gás, eletricidade, expansão de mercado, capacitação, indústria de processamento e combate conjunto do crime transfronteiriço. O Suriname é destinatário, nas Américas, da maior carteira de cooperação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Com informações da timessuriname.com