Embaixador Sumith Dassanayake ressalta seus encantos em comemoração ao 75º aniversário de independência do país
A Embaixada do Sri Lanka em Brasília sediou, na terça-feira (07), a celebração da data nacional da nação considerada uma das mais antigas do mundo. Em seu discurso, o diplomata ressaltou que o país, desde julho de 2022, alcançou o nível de estabilidade política necessária para abordar as questões econômicas do país asiático. Segundo Dassanayake , ao longo de seus 75 anos como uma nação soberana e livre do domínio britânico, o Sri Lanka resistiu a crises e conflitos e superou desafios extraordinários, como desastres naturais e a recente pandemia da covid-19.
Sumith Dassanayake falou também sobre as relações bilaterais entre Sri Lanka é Brasil. “As relações diplomáticas entre nossos países foram estabelecidas formalmente em 1960. Este ano, completamos 63 anos de amizade”. O embaixador salientou que ao longo desses anos, ambas as nações têm cooperado uma com a outra em níveis bilaterais e multilaterais, lembrando que no ano passado, em dezembro, aconteceu a reunião de Consultas Políticas entre os países
Turismo – Em um vídeo exibido para os convidados, foi mostrado as muitas belezas naturais, templos, selva e um povo hospitaleiro do país que percorreu um longo caminho no que diz respeito ao turismo, atraindo e encantando turistas do mundo todo. “Temos uma história de mais de 2.500 anos, temos um rico patrimônio cultural e somos o melhor destino turístico de 2023”, disse o embaixador Dassanayake, referindo-se à informação da matéria da revista Independent UK. Segundo o diplomata, o turismo é um setor que tem um papel significante na economia do Sri Lanka, contribuindo, geralmente, com mais de 4% do PIB”.
Entre os convidados estava presente o secretário para Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Paes Saboia que enfatizou a importância do Sri Lanka no cenário internacional, sua posição estratégica, crescimento econômico e sua relação próspera com o Brasil. De acordo com o Saboia, as relações do país asiático com o Brasil são densas e tem potencial para ir muito além.