Mais de 460 mil filiados do SPD decidirão sobre Grande Coalizão
Começou nesta terça-feira (20) a votação entre os filiados do Partido Social-Democrata (SPD) da Alemanha sobre um acordo para formar um governo de coalizão com a União Democrata-Cristã (CDU), liderada pela chanceler Angela Merkel.
Ao todo, 463 mil eleitores têm direito a voto no SPD. Eles têm até o dia 2 de março para fazer suas cédulas, acompanhadas de uma declaração juramentada, chegarem à caixa-postal da direção do partido. “Se fizermos parte de uma Grande Coalizão, não será uma decisão apenas dos líderes do SPD. Tomaremos essa decisão juntos”, afirmou a líder da legenda social-democrata, Andrea Nahles. Ela ocupa o lugar de Martin Schulz, que deixou o comando do partido após a conclusão do acordo.
A chamada “Grande Coalizão”, que reúne os dois principais partidos da Alemanha, já governou o país entre 2013 e 2017, mas, na última campanha eleitoral, Schulz prometera não repetir a aliança com a CDU. Por conta disso, foi pressionado internamente a abrir mão do cargo de ministro das Relações Exteriores, parte do acordo com Merkel. A chanceler venceu as eleições de setembro passado, mas sem garantir maioria suficiente no Parlamento para governar sozinha. Com informações da ANSA.