Liz Lôbo
Em homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Embaixada do Japão e o Restaurante-escola Senac da Câmara dos Deputados realizaram, nesta quarta e quinta-feira, 4 e 5 de julho, a Semana de Gastronomia Internacional Japonesa.
O público teve a oportunidade de provar um cardápio exclusivo assinado pelo chef Kazumine Nohara, encarregado da cozinha da residência oficial do embaixador do Japão, Akira Yomada. Cerca de 500 pessoas prestigiaram o evento no primeiro dia, quando Nohara fez uma apresentação do corte do atum de 60 kilos. O público pode ainda degustar diversos tipos de saquê.
Além de trazer versões tradicionais de pratos já populares no Brasil como sushi, sashimi, tempurá e yakissoba, o cardápio da Semana da Gastronomia Internacional Japonesa incluiu o tonkatsu (carne de porco empanada), yakitori (espetinho de frango), sorvete de matcha (chá verde) e outras iguarias irresistíveis. O buffet, no valor de R$ 60, eu direito a uma variedade de entradas, pratos principais e sobremesas.
“Queremos celebrar esse ano importante, comemorativo, com a realização de vários eventos e, naturalmente a gastronomia japonesa é muito importante para os brasileiros”, disse o embaixador Akira Yomada, em entrevista para a revista Embassy Brasília. O diplomata lembrou a sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 110 da imigração japonesa no Brasil, realizada em 21 de junho, e espera a homenagem também no Senado Federal, ainda sem data marcada.
No entanto, segundo Yomada, o fato comemorativo mais importante será a visita da princesa Mako de Akishino. Ela percorrerá 14 cidades brasileiras entre os dias 17 e 31 de julho, das quais Rio, São Paulo, Manaus e Maringá. No Brasil, vive a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão, com cerca de 1,9 milhão de pessoas. “Graças aos esforços da comunidade nipo-brasileira, que muito contribuiu para o desenvolvimento desse país, temos uma excelente relação, somos parceiros muito importantes”, disse o embaixador.