Liz Elaine Lôbo
Produção: Elna Souza
Entre as armas usadas pelo governo vietnamita estão a testagem agressiva, a quarentena rigorosa e o rastreamento de contatos de doentes. Todas as crianças também tomaram vacinas de diferentes tipos, pois o lema do governo foi “prevenção é melhor que cura” . No entanto, o Vietnã não escapou dos impactos negativos na economia como o crescimento do desemprego. Em entrevista exclusiva à revista Embassy, o encarregado de negócios da embaixada vietnamita no Brasil, Le Viet Hoang, fala do apoio do governo às empresas e empregados, de como o país tem se tornado um destino promissor para investidores e da ampliação das relações diplomáticas que hoje já existe com cerca de 190 países.Leia agora a entrevista na íntegra
Embassy – O Vietnã adotou medidas fortes desde o início para limitar a propagação de vírus. Hoje seu país se orgulha das medidas aplicadas. Qual é o equilíbrio das estratégias implementadas para essa visão contra a pandemia?
Até agora, 16 de maio, não há morte pela Covid-19 no Vietnã. Existem 318 casos confirmados no país, sendo a maioria pessas que voltaram para o Vietnã de outros países e foram colocados em quarentena imediatamente após sua entrada. Entre elas, são 260 pacientes afetados que se recuperaram e receberam alta hospitalar. Nos últimos 30 dias, não há novo caso transmitido na comunidade do país.
O Vietnã escolheu medidas de “baixo custo”, como não optar por testes em massa, mas controlar pessoas infectadas e implementar o rastreamento de contatos com possíveis infecções. Usando aplicativos móveis, as autoridades de saúde do Vietnã podem localizar e gerenciar facilmente os riscos potenciais. Temos uma crença de longa data e investimento holístico em medicina preventiva. Na esfera pública do Vietnã, o lema “prevenção é melhor que cura” é onipresente. De fato, o Vietnã está executando dois sistemas em paralelo: prevenção e tratamento em todas as províncias e localidades. A abordagem geral é a assistência médica universal. Todas as crianças vietnamitas tomam vacinas de diferentes tipos.
O Vietnã também possui um corpo médico credível nos níveis acadêmico e prático. Por exemplo, o Centro de Pesquisa do Sistema de Saúde da Universidade de Medicina de Hanói ocupa o 23º lugar no mundo na categoria dos principais think tanks de assuntos domésticos de saúde (de acordo com o Global Go to Think Tank Index Report 2019 da University of Pennsylvania). Em termos de prática, a evidência estabelecida é que os médicos vietnamitas têm muitas oportunidades de aplicar o que aprendem a situações da vida real devido a um grande número de pacientes internados em hospitais. Vários médicos da Indonésia, Malásia, Filipinas e Japão escolhem hospitais vietnamitas para aprimorar suas habilidades. Em outra nota, os kits de teste fabricados no Vietnã Covid-19 foram reconhecidos pelo procedimento de listagem de uso de emergência (EUL) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e atendem aos padrões da UE.
Os esforços gerais do país na luta contra a Covid-19 ganharam elogios da OMS, como resultado da forte liderança do governo e da cooperação entre seu povo. Duas prioridades principais são a saúde e a segurança das pessoas e a manutenção do dinamismo econômico. A primeira prioridade, como afirma o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc, é a base de tudo. A segunda prioridade é garantir que os recursos sejam sustentáveis. Como a doença está basicamente contida sem transmissões comunitárias registradas há 28 dias, o governo está trabalhando nos planos de reiniciar a economia e atingir uma meta ajustada de 5% de crescimento do PIB. O objetivo original era de 6,8%.
Embassy – Como os alunos retornam às aulas no país? Existe uma medida importante para as escolas?
A partir de 04 de maio, escolas e universidades de todo o país reabriram sob o conjunto de critérios de segurança emitidos pelo Ministério da Educação e Treinamento para garantir a redução do número de alunos, o distanciamento de cadeiras nas salas de aula, a reorganização do horário escolar, da hora do almoço e das atividades em grupo. um padrão escalonado; implementação de desinfecção em sala de aula e medidas preventivas para os alunos; combinado com aprendizado on-line.
Embassy – Houve algum grande problema na economia do país? Foi necessário algum incentivo econômico para pequenos e médios empresários?
Como em outros lugares, a economia vietnamita foi duramente afetada pela pandemia de coronavírus, com as cadeias de suprimentos interrompidas pelas restrições globais de viagens e as empresas locais vendo as receitas despencarem devido à redução da demanda. Uma pesquisa recente de quase 130 mil empresas do Ministério do Planejamento e Investimentos mostrou 86% de impacto negativo pela pandemia, com as receitas de abril caindo em média 30% em relação ao ano anterior.
Com a recente promulgação de novas políticas, o governo vietnamita oferece uma tábua de salvação para pequenas e médias empresas como uma preparação necessária para lidar com os impactos negativos da pandemia na economia. Notavelmente, o governo propôs reduzir em 50% o imposto de renda das pequenas e médias empresas em 2020 para apoiar e desenvolver pequenas e micro empresas; isentar e reduzir a taxa de IVA de 50% (atualmente 10%) para bens e serviços com problemas para reduzir os custos de insumos para a produção de empresas. O governo também está considerando cortar taxas para recursos hídricos e avaliações de projetos de construção. Outras taxas a serem reduzidas incluem pedágios rodoviários, tarifas de portos marítimos, tarifas de serviços de aviação e taxas de manutenção de estradas. O Seguro Social do Vietnã reteve contribuições para fundos de aposentadoria e sobrevivência para empresas. As que realizam demissões de 50% de seus atuais funcionários ou sofrem perda de mais de 50% de seu valor total dos ativos podem reter contribuições para fundos de aposentadoria e sobrevivência, a partir da data aprovada até o final de junho de 2020.
A Confederação Geral do Trabalho do Vietnã permite o atraso no pagamento de taxas sindicais durante os primeiros seis meses de 2020 até 30 de junho de 2020. Esse atraso é aplicado apenas a empresas que possuem pelo menos 50% do número total de funcionários sujeitos a contribuição para o seguro social, mas deve ter suspendido temporariamente.O Ministério das Finanças implementou medidas para os negócios, como, por exemplo, reduzir o tempo necessário para processar pedidos de empréstimo; melhorar a acessibilidade do capital; fornecer prontamente reduções ou isenções de juros de empréstimos; retenção de categorias de empréstimos; reduções de taxas; adiamento de pagamentos de impostos e aluguel de terrenos, etc.
Haverá um atraso na cobrança do seguro social das entidades até o final de junho ou dezembro de 2020 sem cobrar juros de mora. Existem ajustes de prazos para pagamento de contribuições sindicais.
O Ministério do Trabalho, Inválidos e Assuntos Sociais emitiu medidas para salários. Funcionários que pararam de trabalhar, incluindo expatriados que não podem voltar ao trabalho conforme exigido pelas autoridades locais; os que estão em quarentena; ou aqueles cujos negócios não tenham como retomar as operações, podem negociar seus salários pelo valor mínimo regional, estipulado pelo governo.
As empresas que enfrentam dificuldades de fornecimento e de mercado podem transferir temporariamente os funcionários para outros cargos; suspender o contrato de trabalho; ou rescindir o contrato de trabalho. Essas são algumas das políticas de incentivo econômico que nosso governo promulgou para apoiar pequenas e médias empresas a lidar com os impactos negativos da pandemia de coronavírus na economia.
Embassy – Quais são os desafios sociais a serem enfrentados pelo Vietnã?
Os danos econômicos no Vietnã, como em outras partes do mundo, foram significativos. Estima-se que até dez milhões de trabalhadores tenham perdido toda ou parte de sua renda. Alguns dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs) comentam que à medida que mais crianças e famílias estão em situação de pobreza ou crise, mais os traficantes podem atacar essas pessoas vulneráveis. Por isso, pode haver um aumento no tráfico de pessoas e na exploração do trabalho nos próximos meses. O governo interveio com apoio à renda para famílias pobres e trabalhadores contratados e está fornecendo empréstimos com juros zero para as empresas. Em 10 de abril, o Primeiro Ministro assinou oficialmente a resolução 42 / NQ-CP em um pacote de seguridade social de até 62 trilhões de VND (aproximadamente US $ 2,66 bilhões) para apoiar as pessoas diretamente afetadas pela epidemia.
Devido à COVID-19, o setor educacional do Vietnã também enfrenta muitos desafios. Professores e alunos acharam difícil manter o ensino on-line, enquanto a escassez de sala de aula leva a problemas de distanciamento social no ambiente escolar. Alguns diretores disseram que a maioria dos estudantes tem telefones celulares e computadores para assistir às aulas on-line, mas é impossível atrair 100% dos alunos para as aulas. Eles reclamam que não conseguem se lembrar das contas de todas as disciplinas. Em geral, a eficiência do aprendizado on-line é apenas igual a 50% das aulas normais. As lições on-line não podem substituir as aulas tradicionais devido ao menor volume de conhecimento transferido aos estudantes e à interação professor-aluno. O atraso no exame das escolas e nos cursos também criou dificuldades para as universidades matricularem alunos no próximo ano letivo. O grande número de vietnamitas que retornam ao país de origem neste período de pandemia também pressionou as instalações médicas e quanratinas.
Embassy – O Vietnã comemorou, no último dia 30 de abril, o Dia da Reunificação, da vitória sobre os Estados Unidos. Após 45 anos, quais são as principais conquistas do país?
A Grande Vitória da Primavera de 1975 foi um dos marcos gloriosos da história da luta para construir e defender o país, abrindo uma nova era na história da nação vietnamita: independência, soberania, unidade e integridade. Após 45 anos de reunificação, o sistema político é fortalecido, mais abrangente em liderança e mais completo em termos de gestão. O Vietnã está caminhando para se tornar um país com status político e social estável. Em 2000, todo o país alcançou o padrão nacional de eliminação do analfabetismo. O Vietnã fez um progresso impressionante na redução da pobreza: a taxa de pobreza caiu acentuadamente de 60% em 1993 para menos de 4% em 2019. A qualidade de vida das pessoas foi melhorada em termos de educação, saúde, infraestrutura, eletricidade, água potável, bem-estar e previdência social são respeitados e gradualmente ampliados.
No campo econômico, o país fez progressos notáveis. De um país pobre, atrasado e sob embargo, o Vietnã evoluiu rapidamente na direção da industrialização, modernização e construção. Desenvolvimento de uma economia de mercado com múltiplos setores econômicos, múltiplas formas de propriedade, integração internacional ativa e proativa. A taxa média de crescimento do PIB é de 6 a 7% ao ano, um dos principais países de alto crescimento da região e do mundo.
Com as relações externas cada vez mais ampliadas, temos relações diplomáticas com quase 190 países, relações econômicas / comerciais com mais de 230 países e territórios. Atualmente, o Vietnã é parceiro estratégico / abrangente de todas as potências, centros econômicos e de muitos outros países da comunidade internacional. O Vietnã aderiu a 13 acordos bilaterais ou multilaterais de livre comércio (TLCs), como o Acordo Global e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP), o Acordo de Livre Comércio União Europeia – Vietnã (EVFTA), bem como outros parceiros econômicos importantes, como a Asean, China. , Japão, Coréia … e estamos negociando mais três ALCs. No ano passado, com 192/193 votos, o Vietnã foi eleito membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o período 2020-2021. Este ano, como presidente da Associação de Nações do Sudeste Asiático , ASEAN, o Vietnã participará ativamente da resolução de questões fronteiriças, territoriais e marítimas com os países envolvidos, contribuindo para a manutenção de um ambiente de paz regional e mundial.
Embassy – Como o Brasil, o Vietnã é um grande produtor de café e arroz. Que outros produtos ou serviços você destacaria como fortes na economia vietnamita?
Além desses excelentes produtos mencionados acima, os tecidos e roupas também são a força do Vietnã. Ele está constantemente entre as principais indústrias de exportação do Vietnã, com mais de seis mil empresas de tecidos e roupas, empregando mais de 2,5 milhões de trabalhadores e se tornando o segundo exportador para os Estados Unidos. Além de café e arroz, o Vietnã é líder na exportação de várias outras commodities agrícolas, como borracha, peixe-gato, camarão … As condições para a criação de um negócio são econômicas, convenientes e facilitadas pelas políticas governamentais que tornam o Vietnã um destino promissor. para investidores.
O Vietnã emergiu recentemente como um importante exportador de eletrônicos, com produtos elétricos e eletrônicos ultrapassando café, têxteis e arroz para se tornar o principal item de exportação do país. A Samsung investiu mais de US $ 17 bilhões no país, transformou o Vietnã em uma base global de fabricação de seus produtos, produzindo quase um terço da produção da empresa. Principais fornecedores de eletrônicos, como a Foxconn, tem uma fábrica no Vietnã há muito tempo, a Pegatron está procurando uma fábrica no país.
Lutando com a Covid-19, os institutos e empresas vietnamitas estão pesquisando a vacina como parede e produzindo outros produtos médicos como kits de teste, ventilador, respirador e roupas de proteção para a demanda do país e exportação neste período de pandemia.