• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Agenda

Segunda maior festa da cultura alemã no país está de volta

por Raquel Pires
23 de maio de 2019
em Agenda
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Com a expectativa de receber mais de 350 mil pessoas, público que vem dos quatros cantos do país e até de fora, Petrópolis, na Região Serrana do Rio, está na contagem regressiva para a 30ª Bauernfest – a Festa do Colono Alemão. São mais de 130 mil litros de chope e 8 toneladas de salsichão! O evento este ano acontece entre os dias 14 e 30 de junho (exceto dia 20 – feriado de Corpus Christ), no Palácio de Cristal e arredores, bem no Centro Histórico da Cidade Imperial, com entrada gratuita. A festa é considerada a segunda maior da cultura alemã no país.

Músicas e danças típicas, com animados bailes pra não deixar ninguém parado; barraquinhas e restaurante com o melhor da gastronomia alemã; cerveja artesanal; desfiles; atividades para as crianças; teatro; além dos tradicionais concursos – como o de chope a metro, estão na programação de 2019. Tudo isso para comemorar as raízes da história de Petrópolis. É que em 1845 começaram a chegar a Petrópolis os primeiros colonos vindos da Alemanha. O objetivo era fazer com que eles colonizassem o município e ajudassem a construir a cidade idealizada pelo Imperador D. Pedro II. Hoje, o município carrega não só a marca da Família Imperial, como também a herança deixada por eles. Herança essa que é percebida na gastronomia, na arquitetura, nas danças, na música. E é por isso, que, há 30 anos, Petrópolis celebra essa cultura.

 “A Bauernfest é uma das festas mais tradicionais do país e Petrópolis já se prepara para receber os milhares de turistas que chegam a cidade por causa do evento. Mas o município inteiro está de portas abertas para receber os visitantes. São atrativos, circuitos turísticos, rede hoteleira e polos gastronômicos e de moda à disposição para receber bem nosso turista”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

O Palácio de Cristal – um dos principais atrativos turísticos do município – é o coração da festa e se transforma em um verdadeiro burgo alemão. Dentro dele, nos jardins, nos arredores e também na Praça da Liberdade – outro ponto turístico, é possível acompanhar as apresentações de grupos folclóricos com as músicas e danças típicas, aproveitar as refeições que vão desde o simples salsichão ao joelho de porco, passando pelo goulash, as linguiças e presuntos, a sopa de couve flor, além das deliciosas sobremesas, como o strudel, a cuca, a torta alemã, entre diversos outros pratos. No primeiro e no último domingo da festa acontecem os desfiles folclóricos com as famílias de descendentes, pela manhã. E no primeiro e no último sábado são realizados os Desfiles das Lanternas durante a noite. O concurso de chope a metro acontece todos os dias, exceto na abertura da festa. O evento também promove os Jogos Germânicos, na Praça da Liberdade, para adultos e crianças.

“O turista que chegar para a festa vai encontrar uma cidade ‘vestida’ de Bauernfest com a integração do comércio, hotéis e restaurantes por todo o município. E além de aproveitar os espaços do evento, o visitante ainda pode conhecer a Rua Teresa, nossos museus, os parques, e uma infinidade de opções. É um passeio completo para toda a família”, ressalta o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Cultura alemã em evidência

Um rápido passeio por Petrópolis já é o suficiente para notar a influencia germânica no município. A arquitetura de prédios e casas, os nomes das ruas e dos próprios moradores, a fabricação de linguiças, pães e cucas, os diversos corais, e muitas outras características revelam a presença de descendentes alemãs. A cervejaria mais antiga do Brasil, a Bohemia, por exemplo, está instalada na Cidade Imperial, foi fundada em 1853 por um colono.

“E é por isso que a gente, anualmente, celebra essa cultura. Porque ela faz parte da nossa história e do nosso dia-a-dia. Faz parte das nossas raízes, da construção da cidade, mas é algo que está também no nosso presente. Então vamos ter muita comida, chope, danças e músicas para comemorar essa cultura durante a Bauernfest”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

 

No ano passado, foram mais de 200 atrações, espalhadas por seis palcos oficiais da 29ª Bauernfest. Ápice da alta temporada, no período, a cidade também recebeu em torno de 880 veículos de turismo, entre ônibus e vans. Hotéis e pousadas do Centro Histórico também comemoraram a alta taxa de ocupação, que ultrapassou os 96% nos dois fins de semana da festa. Alguns chegaram a 100% de ocupação. Em restaurantes e lojas, alguns comerciantes calculam até 40% de aumento no movimento se comparado a outras semanas comuns.

Petrópolis é um dos principais destinos turísticos do estado

Festas como a Bauernfest ajudam a movimentar o turismo em Petrópolis. Mas a cidade recebe visitantes durante todo o ano: são cerca de 2 milhões. O município ocupa o topo do ranking do turismo nacional, com categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo, e é uma das principais cidades indutoras do turismo no estado. Com opções para todos os tipos de turismo, são 26 instituições museológicas, incluindo importantes atrativos, como o Museu Imperial, um dos mais visitados do Brasil – antiga residência de verão do imperador D. Pedro II. E ainda o Museu Casa de Santos Dumont, a única casa construída pelo inventor no Brasil.

Além de todos os seus equipamentos, Petrópolis é um museu a céu aberto em seu Centro Histórico, com rico patrimônio preservado com prédios, casarões e igrejas do século XIX e início do século XX. As avenidas arborizadas e floridas completam o charme da cidade, que conta com sinalização especial e interpretativa em português e inglês no chamado “Circuito a Pé”.

Apesar de o carro chefe da cidade ser o turismo histórico-cultural, Petrópolis também oferece opções de ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso.

O público que vem à cidade ainda tem à disposição uma rede hoteleira composta de hotéis e pousadas de várias categorias, hostels e resorts. São 118 meios de hospedagem e 6.355 leitos disponíveis, tanto em área urbana quanto em recantos bucólicos dos distritos, que oferecem ambientes aconchegantes e atendimento personalizado. Na gastronomia, no Centro Histórico, no Valparaíso Gourmet e em Itaipava, a cidade mostra o porquê de estar entre os melhores pólos gastronômicos do país.

Tags: AlemanhaFesta do ColonoSul
Notícia Anterior

Portas abertas ao capital estrangeiro: Air Europa iniciará operação de voos no Brasil

Próxima Notícia

ONU lança desafio nas redes sociais e site especial para Dia Mundial do Meio Ambiente

Notícias Relacionadas

Brasilia, 05/10/2022.Advocacia Fernanda Hernandez.Rafaella Alencar Ribeiro, sóciaFoto Ruy Baron / BaronImagens
Agenda

Os desafios da mulher contemporânea é tema de palestra com juíza afegã

23 de março de 2026
Agenda

Embaixador do Japão faz palestra inaugural de curso na UnB

15 de março de 2026
Agenda

Exposição marca os quatro anos da invasão russa na Ucrânia

9 de março de 2026
Próxima Notícia

ONU lança desafio nas redes sociais e site especial para Dia Mundial do Meio Ambiente

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In