Embaixada da Arábia Saudita promove a Caminhada do Tigre Árabe 2022
A Embaixada do Reino da Arábia Saudita no Brasil realizou, no dia 11, uma caminhada de 7 km em apoio à campanha para conscientizar a população sobre a extinção de algumas espécies de felinos de origem saudita, chamados de “Big Cats”, promovida pela fundação Catmosphere. Tigres, Leões, Leopardos e Guepardos já desapareceram entre 65% e 96% de suas faixas históricas. A caminhada teve a participação de diplomatas e amigos do país.
O Governo Saudita tenta, através de campanhas e outras ações, preservar o habitat natural e evitar o confronto das espécies com humanos para manter a natureza e trabalha para que essas espécies não sejam extintas.
Embora as principais ameaças variem de acordo com as espécies, os “Big Cats” estão todos em declínio devido à diminuição da disponibilidade de habitat e presas, aumento da caça furtiva e outros incidentes relacionados ao conflito com humanos e nossa infraestrutura. A IUCN Red List Natural Earth & Panthera identificou pelo menos quatro ameaças principais aos gatos como sendo: perda de habitat; conflito humano-gato direto; que os próprios “Big Cats” estão sendo caçados para o comércio ilegal; e que sua própria presa também é caçada em excesso, de modo que seu próprio suprimento de alimentos está esgotado.
Catmosphere é uma fundação que usa as histórias de Grandes Gatos e seus desafios de conservação para encorajar todos nós a tomar medidas para enfrentar nosso bem-estar coletivo. Depois da caminhada os participantes foram recebidos com um almoço típico árabe.