Embaixador Stefan Scholz recebe convidados para celebrar o amor
O Dia de São Valentim é comemorado anualmente em 14 de fevereiro em diversos países do mundo, tais como Argentina, Espanha, Portugal, França, entre outros. Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, esta é uma data especial celebrada por casais, onde se comemora o amor e a união das pessoas que se amam. Em Brasília, o embaixador Stefan Scholz comemorou com colegas diplomatas e convidados com uma alegre festa onde a cor vermelha predominou.
“Alegam que Valerim teria sido executado porque havia celebrado o casamento entre a cristã Serapia e o legionário romano Sabino, que era pagão”, explicou o embaixador Scholz. Segundo o diplomata, a lupercalia, ou festa pagã em que as pessoas ofereciam ritos ao deus da fertilidade , luperco, celebrado em 15 de fevereiro, foi proibida pelo império romano e pelos papas cristãos.
“Tudo isso, para a igreja, era contrário à moral e, sobretudo, à ideia de amor aos cristãos. Por esta razão, o Papa Gelásio I decidiu mudar a festa para o dia anterior, dedicada precisamente à São Valentim, transformando-o no protetor dos namorados”, discursou Scholz pedindo que “o amor de Nosso Senhor inspire o coração dos pequeninos e dos grandes da terra”.
Curiosamente, os brasileiros não têm o costume de celebrar o Dia de São Valentim, pois esta é uma tradição dos países anglo-saxões, que não encontrou muita acolhida por aqui. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro.