• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 14 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Respeito mútuo e harmonia são discutidos em seminário

por Liz Elaine
22 de junho de 2017
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Embaixada da Índia sedia conferência com o tema “O mundo é uma família”.

Súsan Faria*

Cha3Líderes do Movimento Pedagogia, criado em Brasília para discutir soluções sobre problemas que afligem a humanidade, como a intolerância religiosa, realizou no dia 21/06, o 28º Seminário Pedagogia das Virtudes. O evento, aberto gratuitamente ao público, na sede diplomática da Índia, em Brasília, fez parte da programação do projeto “Chá com Letras” e 3º Dia Internacional de Yoga. Participaram o conferencista internacional U.S Pandey; o embaixador indiano  Sunil Lal; e o advogado e diretor conselheiro da União Planetária, Marcos Luis Borges de Resende.

India5O 28º Seminário Pedagogia das Virtudes foi feito em parceria com a embaixada da Índia no Brasil e a OSCIP União Planetária. A ideia foi trazer reflexões sobre a “relevância da fraternidade entre os povos, do respeito às mais variadas culturas e religiões”. Na oportunidade, o embaixador Sunil Lal apresentou os conferencistas lembrando que ambos são teosóficos e buscadores da verdade, não sectários. Explicou que o tema em discussão, “O mundo é uma família” tem a ver com as ideias de Mahatma Gandhi sobre a não violência e o respeito a todo o tipo de vida. “Hoje celebramos terceiro dia internacional da Yoga, que também é algo catalítico porque está relacionado com respeito às formas de vida”.

Sunil Lal lembrou que estamos em um mundo interconectado: “A internet, as mídias sociais, o comércio, a globalização são uma realidade. E o aquecimento climático e a  mudança global são o  que se faz sentir. Se realmente vivemos num mundo interconectado não seria o caso de buscar o equilíbrio entre o homem e a natureza?”, indagou. A seu ver, é necessário criar novas relações entre os seres humanos. “Nenhum homem é uma ilha em si. Todo homem é parte do seu continente”, disse.  Embaixador da Índia no Brasil desde 2014, Sunil Lal trabalhou em missões indianas em Havana, Berlim, Ancara e Washington. No Ministério das Relações Exteriores, em Nova Déli, trabalhou nas divisões de Publicidade Externa, da ONU e de Diplomacia Pública. Também foi Chefe de Cerimonial no Ministério das Relações Exteriores.

Cha4Em seguida, o indiano, engenheiro civil e teósofo U.S. Pandey comentou que o que realmente importa é nossa conduta. “Temos que promover o amor e o acolhimento para uma Nação, mas não com cabeça restrita, com interesses particulares”. Destacou que o homem é parte da galáxia e importa que ele haja harmonicamente, com o sentimento de pertencimento a todos. “Somos uma só unidade, uma só família”, disse. Pandey já proferiu palestras em países como Austrália, Cingapura, Paquistão, Indonésia e Estados Unidos. Atualmente é secretário da Federação Uttar Pradesh da Sociedade Teosófica Indiana e também atua em campos de estudo sobre o desenvolvimento integrado de crianças.

Cha9Por último, o conferencista Marcos Luis Borges de Resende destacou que o tema proposto no seminário é de que a humanidade é uma família. “Tive a oportunidade de ir à Índia 12 vezes e reparei e que o povo indiano tem uma espiritualidade diferente do que a gente vê em outras partes do mundo. A média da população possui uma consciência espiritual muito forte”, explicou.  Lembrou que Sociedade Teosófica foi fundada em 1875 em Nova Iorque, falando em fraternidade universal sem distinção de raças, quando fazia apenas 10 anos que os Estados Unidos tinham abolido sua escravidão e no Brasil ela ainda existia.

“A Sociedade Teosófica foi pioneira, só que teve sua sede internacional transferida para a Índia poucos anos depois, exatamente porque os líderes da época verificaram que a espiritualidade daquele povo era terreno mais fértil para que a mensagem de fraternidade universal se propagasse para o mundo inteiro”, explicou. A seu ver, o tema “O mundo é uma família” não pode dissociar a nossa responsabilidade individual porque a humanidade é uma família. “Isso é um fato, o problema é que não temos consciência de quem somos”, concluiu. Marcos Luis Borges de Resende, conselheiro da União Planetária, é presidente da Sociedade Teosófica no Brasil, fundador do Centro de Estudos Krishnamurti e assessor técnico do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.

Movimento Pedagogia das Virtudes – Foi criado em Brasília em 2013 com a proposta de discutir e propor soluções para os problemas que afligem a humanidade. Atualmente, o Movimento reúne cerca de 50 entidades e organizações da sociedade civil e do governo que voluntariamente, em igualdade de condições, se unem por um objetivo comum: a atuação pela construção de uma sociedade mais justa, harmônica e virtuosa.

O desafio das organizações participantes é atuar para promover valores éticos universais e despertar das virtudes em todos os níveis e espaços da sociedade. Para isso, o Movimento tem realizado seminários mensais, eventos de diálogo público, como o Café com Virtudes, que acontece mensalmente, mobilizações em escolas com os “Festivais de Virtudes”, além da constante veiculação destas iniciativas pela TV SUPREN, braço de comunicação da OSCIP União Planetária.

* Com informações da Ascom/União Planetária Org.

Cha8ChaCha6Cha7

Notícia Anterior

EUA suspendem importação de carne fresca do Brasil

Próxima Notícia

Mundo terá quase 10 bilhões de pessoas em 2050, prevê ONU

Notícias Relacionadas

Ana Paula Habka, Elisa Bruno e Kátia Cubel. Divulgação Engenho
Eventos

Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres

13 de maio de 2026
Reunião na Embaixada do Marrocos: encontro para avaliar atividades de 2025 e discutir iniciativas para este ano
Eventos

Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos

8 de maio de 2026
Eventos

Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas

8 de maio de 2026
Próxima Notícia

Mundo terá quase 10 bilhões de pessoas em 2050, prevê ONU

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Academia de honrarias presta homenagem ao empreend Academia de honrarias presta homenagem ao empreendedorismo -

Por Rachel Alves Nariyoshi

Brasília foi palco de uma relevante celebração ao mérito, à liderança e ao empreendedorismo, em solenidade realizada no Congresso Nacional. Promovido pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, o evento marcou os 25 anos da Fundação da Ordem JK e homenageou o legado do Presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital federal.

A cerimônia reuniu representantes de diversos setores como diplomático, agronegócio, tecnologia, justiça, mercado financeiro e empreendedorismo, consolidando-se como espaço de reconhecimento às trajetórias de excelência que contribuem para o desenvolvimento do país.

Na ocasião, foram concedidas importantes distinções, entre elas a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, o título de Personalidade do Ano, a Medalh...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Congresso #Empreendedorismo #fundação #Homenagem #honrarias #JK #Nacional #ordem
Parlamentares canadenses discutem acordos comercia Parlamentares canadenses discutem acordos comerciais bilaterais no Congresso -

O Brasil tem grande interesse na parceria com o Canadá, principalmente em relação à cooperação para desenvolvimento da cadeia de fertilizantes, uma vez que o país importa 90% do insumo de que necessita.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), defendeu mais uma vez, a celebração de acordos bilaterais de comércio em lugar dos instrumentos multilaterais, em reunião nesta terça-feira, 12, com parlamentares canadenses membros da Comissão Permanente de Comércio Internacional da Câmara dos Comuns daquele país.

Segundo o parlamentar, “os acordos multilaterais enfraquecem os países mais fortes. Nos blocos, as assimetrias são enormes e países sem indústria e dependentes, têm o mesmo peso político que os países mais estruturados”, afirmo...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Acordos #Agricultura #Brasil #Canadá #comércio #COMISSÃO #Congresso #Fertilizantes #LuizPhilippedeOrleanseBragança #MERCOSUL #parlamentar
Lideranças femininas apontam principais desafios d Lideranças femininas apontam principais desafios das mulheres -

Debate, em Brasília, foi inspirado pela trajetória da artista brasileira Tarsila do Amaral

 Lideranças femininas que participaram da Roda de Conversa sobre Protagonismo Feminino organizada pelo 4º Prêmio Engenho Mulher apontaram uma série de desafios para as brasileiras, especialmente no mercado de trabalho. Salários menores que os dos homens em funções semelhantes e dificuldades de ascensão para cargos de alta lideranças são alguns dos gargalos identificados.

 O encontro reuniu cerca de 25 lideranças femininas no Espaço Cultural do TCU, Tribunal Contas da União. Os diálogos aconteceram após visita mediada à exposição “Transbordar o Mundo: Os Olhares de Tarsila do Amaral”. O encontro foi organizado pela presidente do Prêmio Engenho Mulher, jornalista Kátia Cubel.

&nbsp...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#debate #desafios #Engenho #feminina #liderança #mulheres #prêmio #TarsiladoAmaral #TCU #Tribunal
Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 - Brasil discutirá minerais críticos no Brics e G7 -

Ministro da Fazenda participa de reuniões do Banco do Brics e da área de finanças do G7. Além de impactos econômicos das atuais guerras em curso. Dario Durigan deve levar aos encontros o tema das matérias-primas essenciais à indústria tecnológica.

As negociações sobre minerais críticos e os impactos econômicos das guerras no Oriente Médio e na Ucrânia serão os principais temas discutidos pelo Brasil nas reuniões do Brics e do G7, disse na terça-feira (12) o ministro da Fazenda do Brasil, Dario Durigan, em entrevista ao programa da TV Brasil. O ministro desembarca nesta quinta-feira (14) em Moscou, onde participará da reunião do Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Na segunda-feira (18), ele chega na França para a reunião de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G7, na qual o Brasil participa como país convidado...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Brasil #BRICS #críticos #DarioDurigan #FAzenda #G7 #minerais #ministro
Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã -

Entre acusações cruzadas e guerra de narrativas, embaixada paquistanesa em Brasília emite visão do país em relações ao novo relatório da UNAMA

A divulgação de um novo relatório da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA), nesta terça-feira, 12 de março, voltou a ampliar a tensão regional entre o Paquistão e o regime Talibã, em meio ao agravamento da violência transfronteiriça e às disputas sobre a utilização de áreas civis em operações militares.

O documento da UNAMA aponta elevado número de vítimas civis decorrentes de operações atribuídas ao Paquistão, especialmente nas proximidades da instalação de reabilitação de dependentes químicos Omid, em Cabul. A publicação, entretanto, passou a ser fortemente contestada por analistas de segurança, grupos antitalibã e setores ligados ao gov...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#acusações #afeganistão #Embaixada #Guerra #Nações #ONU #Paquistão #Talibã #Tensão #UNAMA #Unidas
Comemorado o Dia da Língua Portuguesa - Embaixad Comemorado o Dia da Língua Portuguesa -

Embaixada de Portugal promove palestra reflexiva sobre o tema

Para celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a embaixada de Portugal em Brasília sediou, no dia 6 de maio palestra “História da Língua Portuguesa através de 10 Palavras”, conduzida pelo linguista e radialista português Marco Neves”. O evento foi no auditório Agostinho da Silva e teve um público numeroso.

Ao longo do encontro, o palestrante apresentou uma reflexão envolvente sobre as aproximações e diferenças no uso da língua portuguesa no Brasil e em Portugal, abordando também os desafios e perspectivas para o futuro de uma língua que une milhões de falantes em todo o mundo.

A conversa contou ainda com a moderação de Marcus Lunguinho, proporcionando um debate rico e participativo com o público presente.
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In