Na visão de Villegas, uma grande instigação será permanecer com as relações entre a República Dominicana, que comemoram 110 anos, bem ativas. A promoção comercial, cultural, assim como o incentivo do turismo brasileiro naquele país são, segundo a embaixadora, as principais metas de sua gestão neste ano. Villegas anuncia que a Câmara de Comércio Domínico Brasileira será dinamizada com o objetivo de fortalecimento do comércio bilateral. Leia agora a íntegra da entrevista da embaixadora Patricia Villegas à Embassy.
Embassy – À frente da embaixada, quais serão os principais desafios para 2021?
O principal desafio para 2021 será manter ativas e prolíficas as relações bilaterais Brasil – República Dominicana em um cenário de crise sanitária e de recuperação econômica. O nosso foco estará no fortalecimento da cooperação e na promoção do comércio bilateral e das relações de investimentos entre as duas nações.
Embassy – Quais são as metas da embaixada para este ano?
As metas da embaixada são desenvolver ações dirigidas a cumprir as prioridades da República Dominicana, ou seja, aumentar o intercâmbio comercial entre a República Dominicana e o Brasil mediante acordos bilaterais, reforçar a cooperação técnica e bilateral mediante a dinamização do atual Programa de Cooperação Técnica Bilateral República Dominicana – Brasil, incentivar o turismo brasileiro na República Dominicana tomando em conta a situação sanitária atual e as devidas medidas, além de manter a fluidez do diálogo político entre as autoridades das duas nações.
Embassy – Quais os principais e novos projetos/programas, contidos no planejamento de 2021?
Nesse 2021 se comemoram 110 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a República Dominicana e nesse sentido foram planejados vários projetos para honrar essa histórica data. Além disso, dentro da agenda bilateral os novos projetos/programas estão inseridos nas áreas de diplomacia urbana, cooperação técnica, cooperação tecnológica, diplomacia cultural e nos setores de comércio e investimentos.
Embassy – Qual o setor ou setores que o governo do seu país pretende focar nas relações com o Brasil?
As relações bilaterais abrangem todos os setores da Embaixada da República Dominicana no Brasil, mas em 2021 pretendemos focar nossa gestão diplomática nas áreas de cooperação, econômica-comercial, política e cultural.
Embassy – Como a embaixada pretende promover o maior intercâmbio, principalmente o comercial, entre o Brasil e seu país?
A República Dominicana já conta com instrumentos jurídicos dirigidos ao fomento do intercâmbio comercial e dos investimentos entre o Brasil e a República Dominicana. Em 2018 foi assinado um memorando de entendimento para a criação de um Conselho Conjunto de Comércio e Investimentos (CCCI) entre ambos os países. Porém é necessário multiplicar as oportunidades de negócio por meio da aprovação de acordos bilaterais mais amplos. De igual forma, existe uma Câmara de Comércio Domínico Brasileira que neste ano será dinamizada com o intuito de promover um maior intercâmbio comercial. O fortalecimento do diálogo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BR) também está entre as prioridades dentro deste setor, além das visitas aos diferentes Estados brasileiros.
Produção: Elna Souza