Delegação é recebida na sede do governo por governador em exercício
Destacar a credibilidade que Minas Gerais para outros países e as riquezas produtivas do estado para exportações. Esse foi o objetivo da reunião, no dia 17, de representantes de mais de 15 países da União Europeia com o governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus, que apresentou os recursos e amostra de possíveis negócios com o estado. O encontro foi no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Aos participantes, o governador em exercício apresentou as ações que o Governo de Minas tem feito para trazer ainda mais avanços ao estado. Professor Mateus também evidenciou o trabalho na agricultura, no desenvolvimento econômico e meio ambiente.
Os representantes dos países europeus ressaltaram a importância da atividade econômica diversificada de Minas, que foi um dos motivos para que eles escolhessem o estado brasileiro para um encontro estratégico. A visita foi organizada pela EUDEL, Delegation of the European Union to Brazil, com o apoio das autoridades estaduais e da embaixada belga, representando localmente a Presidência Belga do Conselho da UE.
Ainda participaram da reunião o secretário-geral do Estado, Marcel Beghini, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico (Sede), Kathleen Garcia, o secretário de Estado adjunto João Ricardo Albanez e o superintendente de Relacionamento Nacional e Internacional da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC), Igor Tameirão.
Queijo – Reuniões com players como a RHI Magnesita Brasil, representantes de empresas europeias e brasileiras, o Centro de Referência do Queijo Artesanal e o Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias completaram o panorama do potencial econômico do estado de Minas Gerais.
A Reitora da Universidade de Minas Gerais, UFMG, Profª. Sandra Goulart Almeida e o Centro de Excelência Jean Monnet convidaram os representantes da UE e de seus Estados-Membros para uma conferência na Faculdade de Direito com o objetivo de discutir a cooperação acadêmica entre a universidade e a UE.
Também foram estabelecidos contatos com o Ministério Público de Minas Gerais e, com o apoio do Instituto Cordilheira, da Associação dos familiares das vítimas e atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho e do Instituto Camila e Luiz Taliberti sobre as implicações sociais e ambientais da indústria extrativista, a gestão de barragens de contenção na região, e a situação em Brumadinho após o desastre em 2019.
Com base nas interações políticas, econômicas, acadêmicas, ambientais e de direitos humanos, a UE e seus Estados-Membros pretendem fortalecer a parceria com o Estado de Minas Gerais.
Fonte: Embaixada da Bélgica