Met police respond to reports of van veering into pedestrians on London Bridge and stabbings at nearby Borough Market
Two incidents with multiple casualties in central London in which a vehicle ploughed into pedestrians on London Bridge and people were stabbed in nearby Borough Market are being treated as terrorism, police have said.Police were called at around 10.08pm on Saturday to reports of a van hitting pedestrians on London Bridge. Officers then attended a second incident at nearby Borough Market after reports of stabbings. Armed officers responded and shots were fired. There were reports of three explosions in the area between 1.23am and 1.28am. It was not clear if they were controlled explosions by police on the scene.
LONDRES – A Polícia Metropolitana de Londres informou que pelo menos uma pessoa morreu na London Bridge, onde um primeiro de pelo menos três ataques aconteceram na noite deste sábado, informou a BBC, citando agentes no local do episódio. A corporação disse que respondeu a um casos de atropelamento e esfaqueamentos. Segundo a primeira-ministra Theresa May, trata-se de um ato potencial de terrorismo.
Primeiro, a London Bridge foi esvaziada após uma van subir a calçada e atropelar pedestres no ponto turístico. Dez carros da polícia foram enviados ao local. A polícia procura por três suspeitos que podem estar armados. Em seguida, a polícia disse que enviou agentes ao Borough Market, próximo à ponte, onde duas pessoas teriam sido esfaqueadas em um restaurante. Esses dois episódios foram declarados pela polícia como “terroristas”.
Um terceiro incidente em Vauxhall, uma área de bares e restaurantes a 4 quilômetros da London Bridge, foi anunciado pouco depois. Um esfaqueamento foi registrado, sem conexão com os outros casos, informou a Polícia Metropolitana de Londres.
As autoridades informaram que há registros de “vários feridos” na ponte; relatos não confirmados indicam entre 15 e 20. Cordões de isolamento foram montados na área da ponte.
May disse que mantém contato com as autoridades de segurança para acompanhar o caso. Ela se reunirá com a comissão de resposta a emergências do governo no domingo.
— Seguindo as atualizações da polícia e agentes de segurança, posso confirmar que o terrível incidente em Londres está sendo tratado como um ato potencial de terrorismo — afirmou a primeira-ministra. — É uma investigação rápida. Quero expressar minha enorme gratidão à polícia e aos serviços de emergência em ação. Nossos pensamentos estão com os que foram afetados nesses terríveis acontecimentos.