Liz Elaine Lôbo
Produção: Elna Souza
O Ministério da Saúde e Bem-Estar anunciou na quarta-feira (20) o surgimento de somente nove novos casos positivos confirmados do novo coronavírus e 26 recuperações adicionais nas últimas 24 horas. O número de mortes permanece em nove, segundo o órgão. Em entrevista exclusiva à revista Embassy, a embaixadora Sharon J. Miller fala do quadro atual do país que começa a tomar medidas para a recuperação do turismo.
Uma grande parte da economia da Jamaica é o turismo e indústrias relacionadas, quase 70%. Prevê-se que o setor tenha uma queda em mais de dois terços, de mais de US $ 2,12 bilhões, para US $ 995 milhões. A Jamaica acaba de ter um empréstimo do FMI, no valor de US $ 520 milhões, para recuperação de sua economia. A embaixadora Sharon Miller garante que não houve impactos do relacionamento comercial entre seu país e o Brasil. Leia agora a entrevista na íntegra.
Embassy – Como a Jamaica está enfrentando a epidemia da Covid-19? Quais são as políticas públicas implementadas?
As políticas implementadas incluem: um sistema on-line com protocolos de quarentena para jamaicanos que retornam; distanciamento social; toque de recolher noturno; uso obrigatório de máscaras em lugares públicos; testagem das pessoas com sintomas incluindo o rastreamento das pessoas com quem tiveram contato e quarentena da comunidade, conforme necessário. Além disso, as fronteiras do país estarão fechadas até 31 de maio de 2020.
Embassy – Como o sistema de saúde pública está funcionando?
O sistema de saúde pública tem lidado com a situação adequadamente, ao mesmo tempo em que se prepara para qualquer eventualidade, com a necessária aquisição e fornecimento do equipamento de proteção individual.
Embassy – Há um aumento de casos confirmados. Existe a expectativa de uma segunda onda de infecção?
Como em outros países, a Jamaica está monitorando de perto a evolução da doença.
Embassy – Quais são as consequências econômicas e sociais dessa pandemia para a Jamaica?
Como nos demais países do mundo, são esperadas crises sociais e econômicas para a sociedade.
Embassy – Como fica o setor de turismo tão importante para o país?
O setor de turismo tem sido afetado negativamente com o fechamento das fronteiras e hotéis.
Embassy – Quais incentivos o governo dará às pequenas e médias empresas? Como o governo está ajudando o microempresário?
O governo implementou o Programa de Alocação de Recursos para Funcionários COVID-19 (CARE), para pessoas que foram seriamente afetadas em seus esforços para conter o vírus no país. Dentro deste programa, existem recursos para assistência a pequenos e microempresários.
Embassy – O Brasil acaba de prorrogar a restrição à entrada de estrangeiros no país, por via aérea, por um período de 30 dias. Isso afeta de alguma forma as relações comerciais com a Jamaica?
As fronteiras da Jamaica foram fechadas à entrada de pessoas, mas não, para relações comerciais. Nesse caso, não deve haver impacto em nossas relações, a menos que o outro país imponha tais restrições.