Encontro institucional destaca iniciativas voltadas ao envelhecimento saudável e oportunidades de mobilidade acadêmica
A diretoria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, recebeu, no final de 2024, a visita do cônsul do Japão em Porto Alegre, Shimizu Kazuyoshi, para dar continuidade à aproximação entre a Universidade e o Consulado. A comitiva foi recepcionada no Salão Nobre da Reitoria pelo Reitor, Ir. Manuir Mentges, pelo diretor de Relações Institucionais, Solimar Amaro, pela Pró-Reitora de Saúde, Andrea Bandeira, e pelo coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, João Fett.
A visita teve como objetivo discutir novas oportunidades de colaboração entre as instituições, com destaque para o fortalecimento da mobilidade acadêmica e para projetos conjuntos na área de saúde, especialmente relacionados ao envelhecimento saudável. A Pró-Reitora de Saúde da PUCRS, Andrea Bandeira, destacou que a visita do cônsul do Japão foi um momento para reestabelecer e reforçar laços já existentes, especialmente com o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS.
“Com essa visita conseguimos prospectar cenários de colaboração e avançarmos em pesquisas na área da saúde, especialmente no envelhecimento populacional (uma característica marcante do Japão, já que o país já avançou muito nessa temática). No que tange ao processo de envelhecimento populacional, o Rio Grande do Sul está avançando rapidamente para a inversão da pirâmide etária, mostrando uma mudança do perfil demográfico da população. E não podemos esquecer que Porto Alegre é a segunda capital do Brasil com maior número de pessoas idosas. Nosso objetivo é fortalecer parcerias para pesquisas e, ao mesmo tempo, qualificar nossos serviços de saúde.”
O IGG e o consulado do Japão já são parceiros desde a sua concepção em 1973, e a Pró-Reitora explica que hoje é possível ver uma reaproximação não só entre o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) e o consulado japonês, mas também uma aproximação com o Instituto do Cérebro (Inscer) que desenvolve pesquisas de alta relevância para a área do envelhecimento populacional, além de outras áreas, mas que têm um impacto nesse processo.
“Essa aproximação também é importante para o reposicionamento do Hospital São Lucas da PUCRS, que vem se direcionando nos últimos anos para esse atendimento da população adulta e das pessoas idosas”, sintetiza Andrea.
Além de questões relacionadas a pesquisas em saúde, foram abordadas possibilidades de aumento de mobilidade acadêmica por meio dos convênios com universidades japonesas. A parceria entre a PUCRS e o Japão é consolidada por uma longa história de cooperação. O convênio com a Sophia University, firmado inicialmente em 1974, segue ativo, enquanto a Keio University mantém um acordo renovado até 2027.
Fonte: PUCRS