• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 26 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Projetos científicos aproximam Paraná da UE

por Embassy News
3 de novembro de 2024
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Evento temático, realizado na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), teve a participação conselheiros da Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Portugal e Suécia

A cooperação científica entre o Paraná e União Europeia (UE) estreitaram as relações internacionais durante evento temático ocorrido última semana, em Curitiba, realizado na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), organizado pela Fundação Araucária e a Delegação Europeia para apresentar as oportunidades de cooperação entre o Paraná e os países europeus. Participam de um evento temático, realizado na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), conselheiros da Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Portugal e Suécia

Com o objetivo de fortalecer laços institucionais e incentivar o desenvolvimento de projetos colaborativos entre o Paraná e a União Europeia, teve início na última semana, em Curitiba, um evento organizado pela Fundação Araucária e a Delegação Europeia para apresentar as oportunidades de cooperação entre o Paraná e os países europeus.

Participam do evento, realizado na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), conselheiros da Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália, Portugal e Suécia. O Oficial de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia, Dhallys Mota Nunes, apresentou as oportunidades de cooperação científica, tecnológica e mobilidade em pesquisas ofertadas pelos Estados Unidos e a União Europeia.

“É uma oportunidade de mostrarmos como funciona, como as instituições podem fazer parte destas parcerias e até mesmo de impulsionar a internacionalização destas instituições. Temos acordos de mais de vinte anos com o Brasil, com o governo federal, mas cada estado tem sua particularidade, então temos que nos aproximar com cada um e isso já está acontecendo neste evento com um recorde de participação de estados membros da União Europeia”, destacou.

Ao citar os acordos internacionais já efetivados pela Fundação Araucária, o presidente Ramiro Wahrhaftig enfatizou a participação do Paraná nas parcerias apoiadas pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). “A cooperação internacional é fundamental, não se faz ciência e tecnologia de alto nível sem uma cooperação internacional efetiva. Nós queremos fortalecer, cada vez mais, estas parcerias”, afirmou.

Diversas palestras fizeram parte do painel sobre as oportunidades de cooperação internacional e participação brasileira em chamadas globais. “Nossa expectativa é de que consigamos ainda mais intercâmbios, principalmente trazer mais alemães para o Brasil. Temos muitos brasileiros indo para a Alemanha, mas a gente também quer conseguir atrair mais alemães em todas as áreas do conhecimento para o Paraná”, disse a conselheira para Educação e Pesquisa da Embaixada da Alemanha, Nina von Sartori-Montecroce.

Durante o evento, a representante da Euraxess, iniciativa da Comissão Europeia que promove cooperação científica e mobilidade de pesquisadores, Charlotte Grawitz, apresentou as possibilidades de colaboração científica, principalmente as oportunidades de mobilidade de pesquisadores individuais paranaenses que queiram fazer doutorado ou pós na Europa.

“Também queremos trazer pesquisadores visitantes para o Paraná, que é muito importante para internacionalizar a ciência que é feita aqui. Sabemos que a mobilidade é o primeiro passo para depois colaborar para que pesquisadores possam criar redes de contatos com os quais sigam trabalhando”, acrescentou. No Painel Paraná ocorreram discussões sobre o papel das universidades e do setor privado no fomento à inovação com países europeus, em conjunto com a Fiep.

“Somos avaliados pela Coordenacão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a cada quatro anos, e os programas de excelência são aqueles que têm internacionalização, e este trabalho feito pela Fundação Araucária, de buscar a internacionalização da pesquisa e da pós-graduação paranaense, vai fazer muita diferença nos próximos anos”, afirmou o presidente do Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Mauro Ravagnani.

O coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fabiano Gonçalves Costa, falou da importância da boa gestão dos recursos destinados à ciência e tecnologia no Estado.

“Os recursos crescentes são importantes, mas saber como usá-lo é tão importante quanto. Temos pessoas que sabem onde a ciência, a tecnologia e o ensino superior do Paraná têm que chegar. Temos que ser capazes de dar as repostas necessárias à sociedade”, enfatizou.

PROGRAMAÇÃO – A programação segue nesta quarta-feira (30), com a participação das assessoras internacionais do Confap, além da apresentação das estratégias e programas da Araucária Internacional. Por fim, serão realizadas mesas-redondas com a participação das universidades do Paraná e a União Europeia para prospecções sobre a cooperação entre esses dois polos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná.

Tags: CiênciaEuropeiaFIEPIndústriaParanáprojetosUEUnião
Notícia Anterior

Altar de Los Muertos: Um tributo mexicano aos que já partiram

Próxima Notícia

Armenos celebram independência, a democracia e a relação com o Brasil

Notícias Relacionadas

Eventos

Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília

25 de maio de 2026
Eventos

Escola militar promove a “Feira das Nações 2026”

25 de maio de 2026
Eventos

Governo italiano doa caminhão tanque para cidade gaúcha

22 de maio de 2026
Próxima Notícia

Armenos celebram independência, a democracia e a relação com o Brasil

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” - Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” -

Embaixadores e representantes de embaixadas participaram do evento de divulgação cultural de nações 

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, no dia 22 de maio, a tradicional Feira das Nações 2026, reunindo representantes diplomáticos e culturais da Croácia, Panamá, Vietnã, Bolívia, Rússia, Japão, Haiti, Angola e Cabo Verde, em uma atividade marcada pelo protagonismo estudantil, integração cultural e valorização do conhecimento. Sob a supervisão da Tenente-Coronel Sellani, alunos, professores e colaboradores transformaram o espaço escolar em um ambiente de imersão histórica, cultural e gastronômica, reforçando o compromisso institucional da PMDF com a formação cidadã e a ampliação de horizontes educacionais. 

Ao destacar a dedicação dos estudantes, a Tenente-Coronel Sellani ressa...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/escola-militar-promove-a-feira-das-nacoes-2026/

#colégio #diplomatas #Embaixador #Escola #Feira #milatar #Nações #Sellani #Tiradentes
CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao D CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao Dia da África 2026 -

Imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos e bandeiras, entre outros poderão ser visitadas até 29 de maio,

A Exposição de Arte do Dia da África 2026 é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da CLDF em parceria com representações diplomáticas africanas sediadas no Brasil. A mostra integra as atividades comemorativas do Dia da África, celebrado anualmente em 25 de maio.

A mostra reúne imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos, bandeiras e outros elementos representativos das tradições; paisagens e expressões artísticas de diferentes nações africanas, de forma a valorizar a diversidade cultural do continente africano e destacar as contribuições históricas, artísticas e culturais dos países participantes.

Esta é a segunda vez que as missões diplomática...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cldf-recebe-exposicao-africana-em-comemoracao-ao-dia-da-africa-2026/

#África #Câmara #CLDF #Comemoração #Exposição #legislativa
Brasil e Itália assinam acordo científico em defes Brasil e Itália assinam acordo científico em defesa da biodiversidade -

Instituto Chico Mendes e CNR reforçaram cooperação ambiental

Os presidentes do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália (CNR), Andrea Lenzi, e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, assinaram, na presença do embaixador Alessandro Cortese, o Acordo de cooperação científica sobre a conservação da biodiversidade”.

A parceria, em celebração ao 9º Dia da Pesquisa Italiana no Mundo, foi firmada, nesta segunda-feira (25), na embaixada da Itália em Brasília durante o "Seminário Internacional CNR-ICMBio: Bases Científicas para a Cooperação Técnica", organizado pelo adido científico da embaixada, Fabio Naro.

O evento, que reuniu pesquisadores das duas instituições, evidenciou convergências em questões estratégicas como a proteçã...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-italia-assinam-acordo-cientifico-em-defesa-da-biodiversidade/

#Acordo #AlessandroCortese #Biodiversidade #Brasil #ChicoMendes #CNR #defesa #FabioNaro #ICMBio #Instituto #iTália #MauroOliveiraPires
Embaixador do México palestra sobre diplomacia cie Embaixador do México palestra sobre diplomacia científica em universidade do Ceará -

Carlos García de Alba conversou com a comunidade acadêmica da Unifor

O embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, ministrou palestra com o tema "Diplomacia científica e acadêmica entre o México e o Brasil" (Foto: Ares Soares)

O embaixador do México no Brasil, Carlos García de Alba, participou, no dia 21 de maio, da Semana de Internacionalização, no auditório da Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi destaque do evento sua palestra. O encontro, com o tema "Diplomacia cien...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-mexico-palestra-sobre-diplomacia-cientifica-em-universidade-do-ceara/

#CarlosGarcíadeAlba #Ceará #Embaixador #Fortaleza #RandalPompeu #unifor #universidade
Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção globa Dia Nacional do Café: Brasil lidera produção global e fortalece sua imagem no mercado mundial -

Maior produtor e exportador do planeta, o Brasil transforma tradição, inovação e sustentabilidade em vantagens competitivas, consolidando sua posição como protagonista da cadeia cafeeira internacional, Café é hoje instrumento de diplomacia econômica.

Celebrado em 24 de maio, o Dia Nacional do Café é uma oportunidade para reconhecer a importância econômica, social e cultural de uma das bebidas mais consumidas no mundo. Mais do que um hábito diário compartilhado por bilhões de pessoas, o café movimenta uma cadeia produtiva global que gera milhões de empregos, impulsiona o comércio internacional e conecta produtores e consumidores em diferentes continentes.

Nesse cenário, o Brasil ocupa posição de destaque absoluto. O país é há mais de um século o maior produtor e exportador de café do mundo, respondendo por cerca de um terço da pr...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-nacional-do-cafe-brasil-lidera-producao-global-e-fortalece-sua-imagem-no-mercado-mundial/

#Brasil #casfé #Dia #Diplomacia #Economia #mercadoprodução #Nacional
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In