A cobertura jornalística, no mundo inteiro, precisou de adaptação durante a pandemia. Para continuar levando a informação ao público, muitos arriscaram a própria vida. Em Brasília, esses profissionais ganham, assim, mais razões para serem agraciados com o Prêmio Engenho de Comunicação, criado pela jornalista Kátia Cubel. A comissão julgadora, formada por sete integrantes, representa distintos setores da sociedade. O evento, dividido em etapas, chegou à fase em que o júri escolhe os finalistas.
Há 17 anos, o Prêmio Engenho de Comunicação tem como lema O Dia em que Jornalista Vira Notícia. A edição de 2020 está prevista para acontecer em novembro. Serão jurados a presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi; a procuradora-chefe do MPDFT, Fabiana Barreto; e o jurista Marcus Vinícius Furtado Coelho, conselheiro vitalício da OAB.
Integram ainda a comissão julgadora, a jurista Eliziane Carvalho, do Sistema CNA-Senar; Carlos Mário Velloso, ministro do TSE; Jorge Oliveira, ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência; e Bruno Nalon, mestre em comunicação e coordenador do UniCeub. Pela primeira vez, três mulheres compõem o corpo do júri que começa a reunir-se regularmente a partir da próxima quarta-feira (23).
De acordo com Kátia Cubel, a missão do júri é analisar o trabalho ofertado à sociedade por jornalistas e veículos de comunicação que produzem informações a partir de Brasília. “Esse é o principal critério das escolhas: valorizar a imprensa que atua a partir da capital do país. Não recebemos inscrições. É uma premiação por indicação, em que os jurados avaliam os trabalhos de maior destaque, conforme as categorias a serem contempladas”, enfatiza a presidente do Prêmio Engenho.
“Vamos fazer uma cerimônia de premiação presencial, como é a tradição do Prêmio Engenho, mas com todas as medidas sanitárias necessárias para a proteção de todos. O modelo na noite de entrega do prêmio será definido mais adiante, em conformidade com o cenário vigente”, informa Kátia Cubel.
Em 2019, as categorias da premiação foram: Melhor Coluna; Melhor Site; Melhor Programa de Rádio; Melhor Programa de TV; Melhor Âncora/Apresentador(a) de TV; Veículo Impresso; Cobertura de Brasília; Jornalista do Ano e Homenagens Especiais. Os indicados são definidos pela qualidade e impacto social do trabalho que realizam nos distintos meios de comunicação. Os valores que norteiam a premiação são: liberdade de expressão, ética, transparência, cidadania e democracia.