Petrópolis, que está na sua alta temporada para o turismo, abre nesta quinta-feira (08.11) o Bunka-Sai, a festa que homenageia a cultura japonesa. Durante quatro dias – até domingo (11), a Cidade Imperial vai celebrar as tradições orientais, com gastronomia típica, música e dança, apresentação de Taiko, oficinas gratuitas, cosplay, atividades para as crianças e muitas outras tradições. A festa é realizada no Palácio de Cristal, um dos principais atrativos turísticos do município e também palco para outros grandes eventos, como a Bauernfest e o Natal Imperial, e tem entrada gratuita.
Nesta quinta, o funcionamento será de 18h até 22h, sendo a abertura oficial às 19h,com a sangria de saquê e apresentação de Bon-Odori, dança folclórica japonesa. No fim de semana, a festa começa cedo: de 10h às 22h na sexta (09) e no sábado (10), e de 10h às 20h no domingo (11). “Petrópolis, mais uma vez, se prepara para homenagear outra cultura com uma grande festa. Depois da Bauernfest, que celebra a colonização alemã, chegou a vez do Bunka-Sai, que traz um pouco das tradições japonesas. A cidade está preparada para receber os visitantes para conhecerem o evento e todos os nossos circuitos turísticos”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.
O Bunka-Sai é promovido pela prefeitura com a parceria da Associação Nikkei de Petrópolis, com todas as atrações gratuitas.As barracas, espalhadas pelos jardins do Palácio de Cristal, vão contar com comida japonesa, doces típicos, artesanato, além de produtos alimentícios japoneses para levar para casa, como hondashi, kare, arroz, lamen, sake, shoyu, entre outros. As atividades culturais acontecem durante todo o dia, tanto para adultos, quanto para crianças.
“É um evento para aproveitar com toda a família. E uma ótima oportunidade também para pais e filhos comemorarem um Dia dos Pais diferente, no domingo. Petrópolis tem a disposição uma rede hoteleira para agradar a todos e diversas opções de turismo para as pessoas curtirem a festa e todas as nossas belezas”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Programação intensa durante quatro dias
Além das atrações da abertura, o fim de semana vai contar com diversas atividades. Na sexta, tem atividade de Defesa Civil para as crianças, inspirado nas técnicas japonesas; contação de histórias japonesas; judô; oficinas de bonecas japonesas de papel, de mangá e de ábaco; Aikido; e Bon-odori. No sábado, o público vai poder contar com um torneio de judô; karatê; oficinas de ikebana (arranjo de flores), mangá, ábaco, pipas e como escrever seu nome em japonês; cerimônia do chá; apresentações do coral Cant’Vox, Orquestra Social Ação Pela Música e Anna Hannickel; e ainda Taiko; técnicas sobre como vestir o kimono; música popular japonesa; Bon-odori; Concurso de fotografia de cerejeiras; e torneio de Pokemon GO. E no domingo, tem apresentação do Coral dos Canarinhos; judô; KendôKage-ryu (combate com espadas; gincana; JiuJitsu; Ninjutsu; Aikido; Bon-odori; oficinas de origami, mangá e haicai; além de taiko; apresentação de cosplay; e técnica sobre como vestir o kimono.
O evento também conta com quatro exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural”; “SHI DOORO – lanternas de pedra”; “Pipas Rokako” e “Templos do Japão. Pinturas hiperrealistas do monge budista Hoon”.
“Toda programação foi preparada com a parceria da Associação Nikkei, pensando especialmente em homenagear essa cultura tão importante, que é a japonesa. Temos certeza de que as pessoas não vão se arrepender de participar e vão se surpreender conhecendo um pouco mais sobre as tradições orientais”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.
O Palácio de Cristal fica bem no Centro Histórico do município, na Rua Alfredo Pachá, s/nº.