• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 10 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Brasil e Vietnã: 30 anos de uma parceria bem sucedida

por Raquel Pires
4 de maio de 2019
em Eventos, Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Fotos: Eliane Loin

O embaixador Do Bah Koa

Brasil e Vietnã possuem uma relação de cooperação frutífera há muitos anos. Nela, marcos importantes foram realizados, como a abertura da Embaixada do Brasil em Hanói em 1994; a abertura do Consulado Geral do Vietnã em São Paulo em 1998; a abertura da Embaixada do Vietnã em Brasília em 2000 e o estabelecimento da parceria bilateral abrangente em 2007, fazendo do Brasil um dos 29 países que são parceiros estratégicos do Vietnã.

Em 2019, O Brasil e o Vietnã comemoram 30 anos de parceria, cooperação e amizade. Para enaltecer essa data, a embaixada do país em Brasília fez uma cerimônia em que apresentou os últimos 30 anos dessa cooperação, os avanços feitos pela parceria entre os dois países, e condecorou dois cidadãos brasileiros, que segundo a embaixada, contribuíram para a amizade entre os povos vietnamitas e brasileiros.

Imagens mostram a evolução nos 30 anos de amizade entre os dois países

O embaixador Do Bah Koa reafirmou a importância da cooperação entre Brasil e Vietnã e frisou que a Associação Vietnamita de Amizade e Cooperação Vietnã-Brasil, que tem filiais em muitas províncias do Vietnã está se preparando para a visita da ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina. “Nesse momento a associação está no Vietnã se preparando para um ato comemorativo celebrando os laços de amizade dos países, no qual participará a ministra da Agricultura Tereza Cristina. Por isso, a associação decidiu aproveitar a chegada dela para celebrar os 30 anos da nossa amizade e cooperação”.

Aproveitando a oportunidade e comemorando os 30 anos de parceria, a embaixada vietnamita decidiu no dia 14 de fevereiro de 2019, condecorar dois cidadãos brasileiros e três bolivianos reconhecendo “a contribuição positiva na promoção da amizade entre o povo do Vietnã e do Brasil”, salientou o embaixador.

Os condecorados foram o ex-secretário de Indústria e Comércio de Goiás, William Leyaer O’Dwyer e a jornalista Fabiana Ceyhan, editora do portal Brasília In Foco

Segundo Do Bah Koa, a medalha Pela Paz e Amizade é geralmente entregue para estrangeiros e vietnamitas, incluindo embaixadores estrangeiros que estão no Vietnã. “Alguns embaixadores brasileiros também já receberam essa medalha no final da sua missão no Vietnã, que reflete o reconhecimento do nosso povo pelas contribuições dadas por estrangeiros e vietnamitas na promoção dos laços de cooperação e aproximação entre os povos”.

Os condecorados foram o ex-secretário de Indústria e Comércio de Goiás, William Leyaer O’Dwyer e a jornalista Fabiana Ceyhan, editora do portal Brasília In Foco.

APOIO MÚTUO – Desde o estabelecimento das relações, os laços de amizade e cooperação entre os dois países têm tido desenvolvimentos positivos em diversos os campos, ressaltados pela embaixada. Ao longo desses 30 anos, Brasil e Vietnã trocaram visitas oficiais, com o Brasil recebendo representantes como o ex-presidente Tran Duc Luong em novembro de 2004; a vice-presidente Nguyen Thi Doan em maio de 2015; e o Vietnã recebendo o ex-presidente Lula em setembro de 2010 e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi em setembro de 2016, entre outras visitas.

Acordos também foram firmados, como o de Cooperação Científica e Tecnológica; de isenção de vistos para titulares de passaportes de serviço; cooperação no transporte marítimo; cooperação na aviação civil, entre outros acordos. Brasil e Vietnã também estão trabalhando em medidas a serem implementadas, segundo a embaixada, como esforços para implementar um memorando de cooperação em turismo, a implementação do Acordo na aviação civil com a participação de Embraer, etc.

 

Notícia Anterior

Concerto de Piano com Wojciech Waleczek

Próxima Notícia

Mostra de Cinema Europeu

Notícias Relacionadas

Reunião na Embaixada do Marrocos: encontro para avaliar atividades de 2025 e discutir iniciativas para este ano
Eventos

Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos

8 de maio de 2026
Eventos

Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas

8 de maio de 2026
Eventos

Forças armadas tailandesa comemoram seu dia

1 de maio de 2026
Próxima Notícia

Mostra de Cinema Europeu

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da Etiópia dá “pontapé Inicial” ao maior aeroporto da África -

Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu vai ligar a África ao resto do mundo com um luxo e rapidez nunca vistos em solo africano

A Ethiopian Airlines começou a construção do maior aeroporto da África, aproximadamente 40 km ao sul da capital etíope, Addis Ababa, em Bishoftu. As obras US$ 6 bilhões já foram iniciadas e irá atender 100 milhões de passageiros. O aeroporto atenderá a Ethiopian Airlines e foi projetado pela Zaha Hadid Architects para se tornar um hub global com forte foco em conexões.

O Mega-Aeroporto Internacional de Bishoftu, com inauguração da fase 1 prevista para 2030, com capacidade para 110 milhões de passageiros, quase quatro vezes a capacidade do atual Aeroporto Internacional Bole, e investimento de US$ 12,5 bilhões. Situado próximo a Adis Abeba, este projeto de classe mundial fortalece a parceria com o Brasil ...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#AddisAbaba #aeroporto #África #Bishoftu #EthiopinAirlines #Etiópia #obras
Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos - Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos -

Conselho dos Embaixadores Árabes e Câmara de Comércio Árabe Brasileira avaliam iniciativas para engajar a comunidade árabe no Brasil, além de realização de eventos.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou as atividades realizadas em 2025 pela instituição na quinta-feira (7), na Embaixada do Marrocos, em Brasília. Na ocasião, diplomatas de 16 países árabes e o chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Ibrahim Alzeben, discutiram sobre iniciativas e eventos para promover o diálogo e engajar a comunidade árabe no País.

De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, depois que o presidente da instituição, William Adib Dib Junior, apresentou o relatório de atividades de 2025, os diplomatas fizeram propostas à instituição.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador da Belarus destaca papel histórico e co Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas -

Em encontro com jornalistas, Andrey Andreyev lembrou da importante participação feminina no país em diferentes setores

Embaixador Andrey Andreyev 

O embaixador da Belarus, Andrey Andreyev, reuniu-se nesta sexta-feira com 12 jornalistas em um encontro promovido pela Embaixada da República da Belarus para apresentar reflexões sobre o papel das mulheres bielorrussas na história, na sociedade contemporânea e nas relações internacionais.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério da Agricultura -

Bolat Nussupov avalia visita de missão cazaque e a participação do Brasil em mesa-redonda em Astana na próxima segunda-feira (11).

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, visitou o Ministério da Agricultura do Brasil, onde participou de uma reunião, dia 06, com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Renato de Alcântara Rua. No encontro, foi avaliada positivamente os resultados da visita da delegação de produtores rurais do Cazaquistão, liderada pelo Vice-Ministro da Agricultura Amangali Berdalin, durante a qual foram apresentadas 14 empresas do setor agroindustrial do Cazaquistão.

Foram discutidas ainda alguns aspectos do Memorando de Cooperação na área de pecuária entre o Ministério da Agricultura da República do Cazaquistão e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil suspende exigência de visto para chineses a Brasil suspende exigência de visto para chineses até dezembro -

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (11) e vale para viagens de até 30 dias. Decisão foi tomada em reciprocidade à China, que suspendeu o visto para brasileiros em junho de 2025

O Brasil dispensará a exigência de visto para cidadãos chineses a partir do dia 11 de maio de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (7), durante o Salão do Turismo, realizado em Fortaleza, no Ceará. Medida vale por viagens de até 30 dias, não prorrogáveis, e se aplica também a viagens de negócios, turismo, atividades artísticas ou esportivas e tem prazo até 31 de dezembro deste ano..

O governo brasileiro dá continuidade a iniciativas anteriores de facilitação de mobilidade, como a implementação do visto eletrônico para cidadãos chineses ao Brasil. A decisão segue o princípio da recipr...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Alkimin #Brasil #China #decisão #exigência #suspensão #visto
Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Viana -

Vasilios Philippou apresentou as prioridades do seu país e sublinhou a importância da diplomacia parlamentar

O embaixador da República de Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, reuniu-se hoje, 07 de maio, com o Senador Federal Carlos Alberto Dias Viana, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre. O encontro sublinhou a importância da diplomacia parlamentar como pilar essencial para o estreitamento das relações entre as duas nações. Durante a reunião, o embaixador apresentou as prioridades e os resultados alcançados pela Presidência de Chipre no Conselho da União Europeia. O senador Viana, por sua vez, enalteceu a atuação da embaixada e reafirmou o compromisso do Grupo Parlamentar em promover uma agenda de cooperação cada vez mais sólida e diversificada.
...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#CarlosAlbertoDiasViana #embaixdador #senador #VasiliosPhilippou
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In