Embaixada americana anuncia aprovação de recursos para a área de tecnologia
A Agência dos EUA para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) anunciou, hoje (27), a aprovação de recursos para assistência técnica à Agência de Tecnologia da Informação do estado do Tocantins, com objetivo de promover a modernização da infraestrutura digital, conectividade e serviços de governo eletrônico em um dos estados que mais crescem no Brasil.
“A USTDA tem orgulho de colaborar com o estado do Tocantins para promover a conectividade e serviços de governo eletrônico por meio da implementação de tecnologias e serviços digitais modernos,” disse Enoh T. Ebong, diretora da USTDA. “Empresas dos EUA são reconhecidas como líderes nessa área e estão bem-posicionadas para atender aos objetivos do estado de avançar conectividade e cibersegurança para seus cidadãos”.
A assistência técnica da USTDA incluirá o desenvolvimento de um roteiro para apoiar a modernização e expansão da infraestrutura digital, garantindo um processamento de dados, conectividade, armazenamento e cibersegurança mais ágeis e confiáveis para todo o estado. Além disso, apoiará os esforços do estado para avançar serviços de governo eletrônico, por meio do uso de computação em nuvem, análise de dados e inteligência artificial.
Alírio Felix, presidente da ATI Tocantins, afirma que “esta parceria é um marco significativo no processo de transformação digital do Tocantins. Com o investimento proporcionado por esta parceria, poderemos acelerar ainda mais a modernização dos nossos serviços públicos, tornando-os mais acessíveis, eficientes e inovadores para toda a população. Este passo reforça nosso compromisso em colocar o Tocantins na vanguarda da tecnologia e da governança digital, e demonstra a confiança que grandes nações, como os Estados Unidos, têm na nossa capacidade de liderar essa transformação.”
“Este é um marco significativo em nossa já excelente parceria com o estado do Tocantins. Nosso apoio contribuirá com a modernização das capacidades tecnológicas do estado, aprimorando a conectividade, o processamento de dados e a cibersegurança, permitindo a utilização de computação em nuvem e inteligência artificial em serviços governamentais,” ressaltou Nicole DeSilvis, ministra conselheira para Assuntos Comerciais do Serviço Comercial dos EUA.
Essa cooperação está alinhada com as prioridades da Administração Biden-Harris, incluindo a Parceria para Infraestrutura e Investimento Global, que visa implementar projetos transformadores para reduzir a lacuna de infraestrutura em países em desenvolvimento, e a Parceria para Conectividade Digital e Cibersegurança.
Fonte: Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.