Sob chuva fina e constante, os participantes da 24ª Parada do Orgulho LGBTI ocuparam a Praia de Copacabana neste domingo (22). A concentração para o evento começou por volta das 11h, na altura do Posto 5 da Av. Atlântica e o desfile começou às 14h30 com previsão de término no final da tarde.
O tema desse ano foi “Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre” e fez referência aos 40 anos do movimento LGBTI no Brasil. No total, serão nove trios elétricos e dezenas de atrações artísticas e culturais. Os participantes ressaltam que o movimento neste é de festa, mas também de luta.
Interdições no trânsito
A Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito para o evento de Copacabana. Já a partir da noite desta sexta-feira (20), o estacionamento de veículos esteve proibido em vários pontos do bairro.
Desde sábado a pista da Av. Atlântica junto à praia, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos, estava interditada. Apenas os trios e caminhões que participaram do evento estão liberados para circular.
Já a pista da Av. Atlântica próxima aos prédios, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Av. Prado Jr, serão fechadas ao tráfego de veículos neste domingo (22), a partir das 14h. Apenas moradores da região tiveram autorização para passar pela via de carro. A liberação do tráfego em toda extensão da Av. Atlântica só aconteceu após o evento, às 20h.
Proibição de estacionamento
Até às 23h de domingo (22), os carros e motos estiveram proibidos de estacionar em algumas ruas de Copacabana. Rua Bolívar, em ambos os lados da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana.
Rua Figueiredo de Magalhães – lado direito, considerando o sentido de circulação da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana. Rua Rodolfo Dantas, em ambos os lados da via, inclusive nas baias.
Até às 21h de segunda-feira (23), o estacionamento de veículos estará proibido em outros trechos. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em ambos os lados da via, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.
A Prefeitura informou também que o evento não contou com áreas de estacionamento e por isso recomenda a utilização do transporte público. Reboques da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da CET-Rio estarão na região para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio montou uma tenda em Copacabana durante o evento e as atividades começaram às 9h. Foram oferecidas orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); vacinação contra Hepatite B; distribuição de 100 mil folhetos educativos; 30 mil preservativos masculinos; 5 mil preservativos femininos; e 30 mil sachês de gel lubrificante.
Assistência Social e Direitos Humanos
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também esteve na Parada do Orgulho LGBTI. O órgão distribuirá material informativo e suporte para a identificação e encaminhamento de casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, desacompanhadas dos responsáveis, ou em vulnerabilidade.