• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 26 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Paquistaneses lembram o Dia de Solidariedade com a Caxemira

por Liz Elaine
7 de fevereiro de 2026
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

Embaixada do Paquistão promove almoço para reafirmar o apoio “firme e inabalável” do governo do país aos caxemires em sua luta pelo direito à autodeterminação

O Dia da Solidariedade com a Caxemira, 5 de fevereiro, é uma data emblemática no Paquistão, um momento em que o país se une na luta e no compromisso permanente, “com o apoio político, moral e diplomático ao povo da caxemira”. Em Brasília, a embaixada do Paquistão promoveu um almoço para solicitar uma mobilização no sentido de que a comunidade internacional se volte para a importância de se encontrar uma solução para longo conflito de décadas naquela região.

O vice-chefe da missão do Paquistão, ministro Irfan Ullah Khan , realizou a leitura das mensagens oficiais do primeiro-ministro Shehbaz Sharif e do presidente da República Islâmica do Paquistão, Asif Ali Zardari , que reforçaram a posição histórica do país sobre a questão da Caxemira.

O Primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, lembrou, em sua mensagem, que a disputa de Jammu e Caxemira continua sendo uma das disputas não resolvidas mais antigas na pauta das Nações Unidas. Em sua mensagem, ele destacou que o Dia de Solidariedade com a Caxemira representa a reafirmação do apoio “firme e inabalável” do governo e do povo paquistanês aos caxemires em sua luta pelo direito à autodeterminação.

” Ao longo dos anos, várias resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas estabeleceram, sem dúvida, o status contestado do território de Jammu e Caxemira, ao mesmo tempo em que determinaram que sua decisão final deve ser tomada de acordo com a vontade do povo caxemire, expressa por meio de um plebiscito justo e imparcial”, disse Sharif em sua mensagem. “No entanto, por quase oito décadas, o povo caxemir foi privado desse direito fundamental, devido à intransigência da Índia”, acrescenta.

 Sharif reiterou que, a nível internacional, o país continuará defendendo a causa da Caxemira em fóruns multilaterais, incluindo a Assembleia Geral da ONU, mantendo o compromisso de oferecer apoio moral, diplomático e político até que o povo caxemir exerça plenamente seu direito à autodeterminação.

As medidas adotadas pela Índia em 5 de agosto de 2019 também foram criticadas pelo Primeiro-Ministro que as considerou “ilegais e unilaterais”. Segundo Sharif, “as ações violam a Carta da ONU, resoluções do Conselho de Segurança e a Quarta Convenção de Genebra”. A mensagem apontou ainda preocupações relacionadas à militarização da região, restrições políticas e alegadas violações de direitos humanos.

Presidente

Em sua mensagem o presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, lembrou que a observância do Dia de Solidariedade com a Caxemira teve início há 36 anos, após a revolta de 1989, consolidando-se como um símbolo de solidariedade nacional e internacional. O presidente ressaltou que, ao longo de quase oito décadas, o povo caxemir tem mantido sua resistência e realizado inúmeros sacrifícios, recebendo, por isso, reconhecimento e homenagem do povo paquistanês.

Na mensagem Zardari enfatizou que a situação em Jammu e Caxemira segue gerando preocupação internacional, especialmente após as medidas adotadas pela Índia em 2019, que, segundo o texto, intensificaram mudanças administrativas e legislativas no território. O pronunciamento mencionou ainda relatos de detenções arbitrárias, restrições à imprensa e limitações às liberdades civis, digitais e religiosas.

O chefe de Estado alertou também para os impactos da escalada militar iniciada em maio de 2025, destacando que a paz duradoura no Sul da Ásia depende da resolução da disputa sobre Jammu e Caxemira.

Tags: Asif Ali ZardariCaxemiraministro Irfan Ullah KhanPaquistãoShehbaz SharifSolidariedade
Notícia Anterior

Ecos de Astana no Brasil

Próxima Notícia

México exige apenas o visto eletrônico (e-Visa) de brasileiros

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente

26 de maio de 2026
Eventos

Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília

25 de maio de 2026
Eventos

Escola militar promove a “Feira das Nações 2026”

25 de maio de 2026
Próxima Notícia

México exige apenas o visto eletrônico (e-Visa) de brasileiros

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” - Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” -

Embaixadores e representantes de embaixadas participaram do evento de divulgação cultural de nações 

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, no dia 22 de maio, a tradicional Feira das Nações 2026, reunindo representantes diplomáticos e culturais da Croácia, Panamá, Vietnã, Bolívia, Rússia, Japão, Haiti, Angola e Cabo Verde, em uma atividade marcada pelo protagonismo estudantil, integração cultural e valorização do conhecimento. Sob a supervisão da Tenente-Coronel Sellani, alunos, professores e colaboradores transformaram o espaço escolar em um ambiente de imersão histórica, cultural e gastronômica, reforçando o compromisso institucional da PMDF com a formação cidadã e a ampliação de horizontes educacionais. 

Ao destacar a dedicação dos estudantes, a Tenente-Coronel Sellani ressa...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/escola-militar-promove-a-feira-das-nacoes-2026/

#colégio #diplomatas #Embaixador #Escola #Feira #milatar #Nações #Sellani #Tiradentes
CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao D CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao Dia da África 2026 -

Imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos e bandeiras, entre outros poderão ser visitadas até 29 de maio,

A Exposição de Arte do Dia da África 2026 é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da CLDF em parceria com representações diplomáticas africanas sediadas no Brasil. A mostra integra as atividades comemorativas do Dia da África, celebrado anualmente em 25 de maio.

A mostra reúne imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos, bandeiras e outros elementos representativos das tradições; paisagens e expressões artísticas de diferentes nações africanas, de forma a valorizar a diversidade cultural do continente africano e destacar as contribuições históricas, artísticas e culturais dos países participantes.

Esta é a segunda vez que as missões diplomática...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cldf-recebe-exposicao-africana-em-comemoracao-ao-dia-da-africa-2026/

#África #Câmara #CLDF #Comemoração #Exposição #legislativa
Brasil e Itália assinam acordo científico em defes Brasil e Itália assinam acordo científico em defesa da biodiversidade -

Instituto Chico Mendes e CNR reforçaram cooperação ambiental

Os presidentes do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália (CNR), Andrea Lenzi, e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, assinaram, na presença do embaixador Alessandro Cortese, o Acordo de cooperação científica sobre a conservação da biodiversidade”.

A parceria, em celebração ao 9º Dia da Pesquisa Italiana no Mundo, foi firmada, nesta segunda-feira (25), na embaixada da Itália em Brasília durante o "Seminário Internacional CNR-ICMBio: Bases Científicas para a Cooperação Técnica", organizado pelo adido científico da embaixada, Fabio Naro.

O evento, que reuniu pesquisadores das duas instituições, evidenciou convergências em questões estratégicas como a proteçã...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-italia-assinam-acordo-cientifico-em-defesa-da-biodiversidade/

#Acordo #AlessandroCortese #Biodiversidade #Brasil #ChicoMendes #CNR #defesa #FabioNaro #ICMBio #Instituto #iTália #MauroOliveiraPires
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In