• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 17 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Cultura

Palestra com a escritora Clotilde Chaparro

por Embassy News
27 de março de 2023
em Cultura, Destaque 3
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

Evento organizado embaixatriz da Áustria fez parte das comemorações do mês das mulheres

A embaixatriz Angelika Shcholz conversando com as convidadas

“Encontro com Clotilde Chaparro” foi o nome do evento provido, no dia 21, na sede da embaixada da Áustria. A escritora fez uma apresentação especial do seu livro Duzinda para embaixatrizes, integrantes da Associação das Mulheres que Amam Brasília (AMABrasília), entre outras senhoras. Clotilde Chaparro falou sobre sua obra que se tornou um best-seller com mais de 30.000 exemplares vendidos e traduzido para o inglês e para o espanhol. A anfitriã, embaixatriz Angelika Shcholz falou da admiração e carinho que tem pela escritora

Clotilde conta que desde nova foi incentivada pelo pai a escrever. “Quando pequena, ele me dizia que eu tinha jeito, tinha talento. Eu fazia rabiscos, coisas pequenas. A vida passou e só tive a oportunidade de me reconectar com a escrita depois de aposentada, quando o fiz de vez”, afirmou.

Seus escritos também encontram a realidade em narrativas como em “Duzinda”, seu romance mais famoso. A história é baseada numa mistura de relatos que a autora ouvia, a respeito de uma vítima de violência doméstica, com casos de mulheres que ela conheceu ao longo da vida. “É real. Havia uma moça que passou por esta história na década de 1930, em meu bairro (Tatuapé, em São Paulo). Dez anos depois, as histórias de seu sofrimento ainda ecoavam pelas ruas”, conta.

Duzinda, a personagem, vê que, se ela aceitar sua situação, vai acabar “sucumbindo”.  Em meados das décadas de 30 e 40, num bairro classe média da cidade de São Paulo, ela vive uma vida de violência psicológica e abusos que sofre do marido e da família dela e dele, os quais lhe tiram aos poucos a dignidade. Apesar da moça ter vivido há tanto tempo, as pessoas que conviveram com ela ainda se lembram de tudo.

A embaixatriz Angelika Shcholz contou que leu o livro, o primeiro em português, e se comoveu com a história da mulher que sofreu reveses e sofrimentos em sua vida conjugal, familiar e social, baseada em fatos reais. Surgiu assim, segundo ela, que surgiu a ideia de expor o tema no mês da mulher com a palestra da autora do livro.

Em agosto, a Lei Maria da Penha completa uma década. “A violência também vem da autoestima baixa da vítima, que não acredita nem percebe estar passando pela situação de vulnerabilidade”, Clotilde comenta

Tags: Angélica ShcholzÁustriaClotilde ChaparroDuzinda
Notícia Anterior

Aprovada a Declaração de Santo Domingo

Próxima Notícia

Israel e Emirados Árabes Unidos assinam acordo aduaneiro

Notícias Relacionadas

Cultura

Musical celebra os 66 anos de Brasília

14 de abril de 2026
Cultura

“Elas no Itamaraty “reúne obras de 24 artistas mulheres

21 de março de 2026
Cultura

Julgamento de Nuremberg: marco histórico da interpretação simultânea

20 de março de 2026
Próxima Notícia

Israel e Emirados Árabes Unidos assinam acordo aduaneiro

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In