• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Diplomacia

Países do Atlântico firmam compromisso de Paz

Departamento de Estado dos USA divulgaram nota após acordo

por Embassy News
22 de setembro de 2022
em Diplomacia, Economia
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Dezoito nações integrantes da comunidade de países do Atlântico firmaram compromisso de manter a região atlântica pacífica, próspera, aberta e cooperativa, preservando o oceano como um recurso sustentável para as gerações vindouras. “Exploraremos oportunidades para promover objetivos partilhados de desenvolvimento sustentável, económico, ambiental, científico e de governação marítima em todo o Atlântico, de acordo com o direito internacional, em particular conforme estabelecido nas disposições da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 (UNCLOS)”, afirma o texto, divulgado pelo gabinete do porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou nota à Imprensa. Veja o texto completo a seguir:

Nós, Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, Costa do Marfim, Espanha, Gana, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Irlanda, Mauritânia, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido, Senegal e Estados Unidos, como países costeiros que fazem fronteira com o Oceano Atlântico e membros da comunidade de países do Atlântico, partilhamos o compromisso com uma região atlântica pacífica, próspera, aberta e cooperativa, preservando o oceano como um recurso saudável, sustentável e resiliente para as gerações vindouras.

Compromisso inclui os países costeiros do Atlântico Sul

Todos nós dependemos do Atlântico para a nossa subsistência. O Oceano Atlântico abriga importantes rotas comerciais, recursos naturais significativos e biodiversidade essencial. Desafios como pirataria; crime organizado transnacional; pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN); alterações climáticas; poluição; e a degradação ambiental representam uma ameaça aos nossos meios de subsistência. O Oceano Atlântico também oferece um potencial económico inexplorado, desde recursos naturais até novas tecnologias. Nenhum país sozinho pode resolver os desafios transfronteiriços na região atlântica ou abordar plenamente as oportunidades diante de nós.

A fim de reunir os países do Atlântico para alcançarmos os nossos objetivos partilhados, exploraremos oportunidades, conforme apropriado, para parceria num conjunto de desafios comuns na região do Oceano Atlântico e para explorar o desenvolvimento de um diálogo mais amplo sobre o fortalecimento da cooperação na região.

Exploraremos oportunidades para promover objetivos partilhados de desenvolvimento sustentável, económico, ambiental, científico e de governação marítima em todo o Atlântico, de acordo com o direito internacional, em particular conforme estabelecido nas disposições da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982 (UNCLOS), e reafirmamos o importante papel da UNCLOS na definição do quadro jurídico que rege todas as atividades no oceano e nos mares. O nosso objetivo é melhorar a cooperação regional, desenvolver uma abordagem compartilhada para as questões do Oceano Atlântico e construir capacidade partilhada para resolver os desafios que enfrentamos no Atlântico.

Exploraremos oportunidades de trabalhar juntos para avançar os nossos objetivos compartilhados na região em vários tópicos. Trabalharemos para desenvolver a economia oceânica sustentável e um modelo económico inclusivo para garantir que o oceano continue a sustentar os nossos meios de subsistência, desde alimentos para populações em crescimento até à condução do comércio global, agora e para as gerações futuras. Reconhecemos que não há desenvolvimento sustentável sem um compromisso sério de promover o desenvolvimento e aliviar a pobreza nos países em desenvolvimento. Reconhecemos a importância da transferência de tecnologia em termos voluntários e mutuamente acordados como meio de impulsionar o desenvolvimento, criar empregos e renda, apoiar os meios de subsistência e preencher a lacuna tecnológica entre as nações.

Buscaremos oportunidades para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental, colaborando em soluções inovadoras e baseadas na ciência para avançar os nossos objetivos compartilhados, incluindo evitar, minimizar e abordar perdas e danos; construção de resiliência climática; conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros; e mitigar a poluição marinha.

Exploraremos caminhos para melhorar a governação marítima, desde permitir a cooperação para resposta humanitária e operações de busca e salvamento até deter a pirataria, abordar a pesca INN e combater o tráfico de narcóticos. Também estamos comprometidos em ver o Atlântico Sul como uma zona de paz e cooperação que contribui significativamente para o fortalecimento da paz internacional.

Nações costeiras do Atlântico Norte também fazem parte do acordo oficializado. Convite se estende a todos os países que desejarem se engajar para cooperação mútua

Várias organizações no Atlântico já fizeram progressos importantes nos nossos objetivos comuns. Construiremos o espírito de cooperação atlântica de reforço mútuo promovido por estas organizações e apoiaremos o seu trabalho na medida do possível. Procuramos estabelecer parcerias com organizações como, entre outras, o Atlantic Center nos Açores como uma plataforma central para análise de políticas inovadoras e pan-atlânticas, diálogo político e capacitação; a Zona de Paz e Cooperação no Atlântico Sul como um órgão de coordenação chave para os países do Atlântico Sul; a Arquitetura de Yaoundé e os Amigos do Golfo da Guiné do G7++ como órgão central na aplicação da lei marítima regional africana; e a All-Atlantic Ocean Research and Innovation Alliance como um local para promover a cooperação científica. Também procuramos estabelecer parcerias com outras organizações apropriadas, incluindo organismos regionais de pesca e organizações que trabalham na economia oceânica sustentável e nas questões climáticas e ambientais relacionadas com o Atlântico.

Continuaremos a identificar áreas adicionais de cooperação com base no diálogo com os países costeiros do Atlântico e as organizações existentes focadas no Atlântico. Exploraremos oportunidades para reunir os países do Atlântico, partilhando princípios de existência pacífica e garantindo que as nossas ações no Oceano Atlântico, especialmente em alto mar, respeitem o direito internacional e o direito internacional do mar, em particular conforme estabelecido nas disposições da UNCLOS de 1982. Procuramos fortalecer o nosso diálogo e cooperação mútuos sobre esta série de desafios partilhados na região. Convidamos outros países costeiros do Atlântico a juntarem-se a nós.

Departamento de Estado dos Estados Unidos
Gabinete do Porta-Voz
20 de setembro de 2022

Tags: acordo de cooperaçãoAtlântico SulGovernança marítimaOceano Atlântico
Notícia Anterior

Embaixadores africanos celebram nova presidência do SADC

Próxima Notícia

Agência japonesa oferece programa STRATEPS a pesquisadores brasileiros

Notícias Relacionadas

Diplomacia

Issa Kort recebe boas-vindas como novo embaixador do Chile

25 de maio de 2026
Diplomacia

Cônsules suecos realizam encontro em Brasília

23 de maio de 2026
Diplomacia

Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Itália

22 de maio de 2026
Próxima Notícia

Agência japonesa oferece programa STRATEPS a pesquisadores brasileiros

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” - Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” -

Embaixadores e representantes de embaixadas participaram do evento de divulgação cultural de nações 

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, no dia 22 de maio, a tradicional Feira das Nações 2026, reunindo representantes diplomáticos e culturais da Croácia, Panamá, Vietnã, Bolívia, Rússia, Japão, Haiti, Angola e Cabo Verde, em uma atividade marcada pelo protagonismo estudantil, integração cultural e valorização do conhecimento. Sob a supervisão da Tenente-Coronel Sellani, alunos, professores e colaboradores transformaram o espaço escolar em um ambiente de imersão histórica, cultural e gastronômica, reforçando o compromisso institucional da PMDF com a formação cidadã e a ampliação de horizontes educacionais. 

Ao destacar a dedicação dos estudantes, a Tenente-Coronel Sellani ressa...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/escola-militar-promove-a-feira-das-nacoes-2026/

#colégio #diplomatas #Embaixador #Escola #Feira #milatar #Nações #Sellani #Tiradentes
CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao D CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao Dia da África 2026 -

Imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos e bandeiras, entre outros poderão ser visitadas até 29 de maio,

A Exposição de Arte do Dia da África 2026 é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da CLDF em parceria com representações diplomáticas africanas sediadas no Brasil. A mostra integra as atividades comemorativas do Dia da África, celebrado anualmente em 25 de maio.

A mostra reúne imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos, bandeiras e outros elementos representativos das tradições; paisagens e expressões artísticas de diferentes nações africanas, de forma a valorizar a diversidade cultural do continente africano e destacar as contribuições históricas, artísticas e culturais dos países participantes.

Esta é a segunda vez que as missões diplomática...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cldf-recebe-exposicao-africana-em-comemoracao-ao-dia-da-africa-2026/

#África #Câmara #CLDF #Comemoração #Exposição #legislativa
Brasil e Itália assinam acordo científico em defes Brasil e Itália assinam acordo científico em defesa da biodiversidade -

Instituto Chico Mendes e CNR reforçaram cooperação ambiental

Os presidentes do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália (CNR), Andrea Lenzi, e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, assinaram, na presença do embaixador Alessandro Cortese, o Acordo de cooperação científica sobre a conservação da biodiversidade”.

A parceria, em celebração ao 9º Dia da Pesquisa Italiana no Mundo, foi firmada, nesta segunda-feira (25), na embaixada da Itália em Brasília durante o "Seminário Internacional CNR-ICMBio: Bases Científicas para a Cooperação Técnica", organizado pelo adido científico da embaixada, Fabio Naro.

O evento, que reuniu pesquisadores das duas instituições, evidenciou convergências em questões estratégicas como a proteçã...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-italia-assinam-acordo-cientifico-em-defesa-da-biodiversidade/

#Acordo #AlessandroCortese #Biodiversidade #Brasil #ChicoMendes #CNR #defesa #FabioNaro #ICMBio #Instituto #iTália #MauroOliveiraPires
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In