A Estação de metrô Galeria dos Estados, no Setor Comercial Sul de Brasília (DF), está de cara nova e acaba de ganhar um grafite de 30 metros quadrados. O painel , intitulado fraternidade, faz referência à relação entre Israel e o Brasil, assim como a capital Brasília e foi realizado por meio de uma parceria da embaixada israelense com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI-DF) e a Secretaria de Cultura. A pintura promete dar mais cor e vida para a paisagem de 160 mil brasilienses que circulam pelo local.
O embaixador de Israel, Daniel Zonshine, agradeceu esta nova parceria com o Governo do Distrito Federal e explicou para o público presente os símbolos representados na obra de grafite. De acordo com ele, “Essa obra marca um novo caminho de amizade entre nosso povo e a população de Brasília. Quando falamos de relações entre países, falamos de relação entre povos. Entre o povo brasileiro e o povo de Israel”, afirmou o diplomata.
“É uma honra e uma grande alegria para todos nós que fazemos parte do Metrô-DF termos sidos escolhidos para receber o painel em grafite, com a intenção de celebrar a fraternidade entre nossos povos”, comemorou o presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Handerson Cabral.
O tema, chamado de “Brotherhood (em português Fraternidade): ajudando uns aos outros”, faz alusão ao aniversário de 73 anos de fundação do Estado de Israel, além de celebrar o aniversário de Brasília – ambos comemorados no mês de abril. “O grafite vai representar símbolos importantes dos dois países. Com o meu estilo artístico, quero mostrar a celebração e a gratidão de Israel à nossa cidade”, disse o grafiteiro brasiliense Rodolfo Madureira, conhecido como Caabure, um dos artistas envolvidos.
A chefe do escritório de relações internacionais do Governo do Distrito Federal, Renata Zuquim, afirma que se sente honrada em participar da entrega deste painel artístico, na Estação Galeria. “A realização deste Grafite simboliza a relação entre Brasília e Israel e todo o trabalho que já desenvolvemos juntos em prol da população brasiliense. Por meio da arte, e especialmente deste painel, reafirmamos a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, baseadas nas melhores práticas internacionais.”, destaca.