• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 14 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Pacto global para migração é aprovado por mais de 160 países

11 de dezembro de 2018
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Nos últimos dias, Itália disse que não assinaria documento

Notícias ao Minuto Brasil

Pelo menos 164 países aprovaram formalmente por aclamação nesta segunda-feira (10) o pacto das Nações Unidas (ONU) sobre migração segura, o “Global Compact for Migration”, com oposição dos Estados Unidos e países do leste europeu, como Polônia, Áustria e República Tcheca.

O documento foi aprovado durante conferência intergovernamental na cidade de Marrakech, no Marrocos, após ser negociado por todos os 193 países das Nações Unidas, exceto os EUA, desde julho de 2017.

No entanto, somente 164 assinaram o pacto. Ao todo, 10 nações, entre elas Polônia, Hungria, Republica Tcheca, não assinaram. Já Israel, Itália, Suíça e Bulgária ainda estão debatendo se irão abandonar o acordo. A Áustria e o Chile também se retiraram.

Na última semana, o governo da Itália afirmou que não assinaria o pacto, inclusive, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, disse que não participaria do evento nem se juntaria ao tratado enquanto o Parlamento não se pronunciar. “O Global Migration Compact” é resultado da Declaração de Nova York sobre Refugiados e Migrantes, aprovada pela Assembleia-Geral da ONU em setembro de 2016 e que se compromete em desenvolver um pacto para migração segura, ordenada e dentro da lei. O processo para o desenvolvimento do tratado havia começado em abril de 2017 e foi finalizado em julho de 2018. O texto lista 23 princípios, como minimizar os “fatores adversos e estruturais que obriga as pessoas a abandonarem seu país de origem”, “aumentar a disponibilidade e flexibilidade das vias de migração regular”, “salvar vidas e empreender iniciativas internacionais coordenadas sobre migrantes desaparecidos” e “reforçar a resposta ao tráfico ilícito de migrantes. Além disso, o documento defende “utilizar a detenção de migrantes apenas como último recurso e buscar outras alternativas”, “proporcionais aos migrantes acesso a serviços básicos”, “eliminar todas as formas de discriminação” e “colaborar para facilitar o regresso e readmissão em condições de segurança”.

A sessão da aprovação por aclamação foi liderada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, e o ministro do Exterior do Marrocos, Nasser Burita.

Segundo Guterres, o pacto não permitirá que a ONU imponha políticas de migração aos Estados e não é legalmente vinculante. A partir de agora, o documento ainda precisará ser ratificado pela Assembleia Geral da ONU, o que está marcado para ocorrer no próximo dia 19.

Notícia Anterior

Aos 70 anos, Declaração dos Direitos Humanos é mais importante do que nunca

Próxima Notícia

Itália investiga 8 pessoas por tragédia em boate

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Itália investiga 8 pessoas por tragédia em boate

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In