• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 9 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

ONU pede ações para frear o aumento da fome e da obesidade na América Latina e no Caribe

por Raquel Pires
13 de novembro de 2019
em Mundo
Tempo de Leitura: 6 mins
A A

As quatro agências das Nações Unidas que trabalham com o tema da Alimentação lançaram hoje (12) o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional 2019. O relatório apresenta dados do cenário alimentar da América Latina e do Caribe, e destaca que a região está pior que o resto do mundo na maioria dos indicadores de má nutrição relacionados ao consumo excessivo de calorias – enquanto que a fome voltou a crescer: 11%, ou 4,5 milhões de pessoas, desde 2014.

Segundo a diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne, “precisamos do compromisso de toda a sociedade e de políticas públicas que regulem produtos alimentares pouco saudáveis, criem ambientes propícios à atividade física e promovam uma alimentação saudável na escola e na mesa das famílias”.

A prevalência da obesidade em adultos na América Latina e no Caribe triplicou em relação aos níveis existentes em 1975, a ponto de, hoje, um em cada quatro adultos conviver com obesidade na mesma região onde a fome voltou a crescer e afeta 42,5 milhões de pessoas. Esses dados constam no novo relatório das Nações Unidas, Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional 2019.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) pediram ações urgentes aos países para combater o aumento da má nutrição na região.

Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional 2019

O documento destaca a necessidade de promover ambientes alimentares mais saudáveis por meio de impostos e incentivos fiscais que favoreçam uma alimentação adequada, sistemas de proteção social, programas de alimentação escolar e a regulamentação da publicidade e da comercialização de alimentos.

As agências também enfatizam a importância de melhorar a rotulagem de alimentos com sistemas de alerta nutricional frontal, garantir a segurança e a qualidade dos alimentos vendidos nas ruas e reformular a composição de certos produtos para garantir sua contribuição nutricional.

Segundo o relatório, o aumento mais significativo da obesidade adulta na região foi observado no Caribe, onde o percentual quadruplicou, passando de 6% em 1975 para 25%, um aumento em termos absolutos de 760 mil para 6,6 milhões de pessoas.

“O aumento explosivo da obesidade – que afeta 24% da população regional, cerca de 105 milhões de pessoas, quase o dobro do nível global de 13,2% – não somente tem enormes custos econômicos, mas também ameaça a vida de centenas de milhares de pessoas”, explicou o representante regional da FAO, Julio Berdegué.

O panorama revela ainda que, todos os anos, 600 mil pessoas morrem na América Latina e no Caribe devido a doenças relacionadas à má alimentação, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. A alimentação inadequada está associada com mais mortes do que qualquer outro fator de risco, algo que ameaça nossas gerações futuras, já que a obesidade na infância e na adolescência triplicou entre 1990 e 2016.

“Devemos agir agora para reverter essa tendência e evitar que as crianças sofram com as consequências da má alimentação em sua saúde e em sua futura qualidade de vida”, disse Carissa F. Etienne, diretora da OPAS/OMS.

“Para isso, precisamos do compromisso de toda a sociedade e de políticas públicas que regulem produtos alimentares pouco saudáveis, criem ambientes propícios à atividade física e promovam uma alimentação saudável na escola e na mesa das famílias”, acrescentou.

Obesidade mais alta do mundo

A publicação destaca que a região está pior que o resto do mundo na maioria dos indicadores de má nutrição relacionados ao consumo excessivo de calorias: o sobrepeso dobrou desde a década de 1970 e, hoje, afeta 59,5% dos adultos na região, 262 milhões de pessoas, enquanto globalmente a taxa é 20 pontos percentuais mais baixa: 39,1%.

Embora o sobrepeso afete homens (58,9%) e mulheres (59,9%) adultos da mesma forma, a taxa de obesidade feminina é mais de 7,7 pontos percentuais maior que a dos homens: 27,9 % de mulheres adultas na região vivem com obesidade.

Por outro lado, a região apresenta taxas de subalimentação mais baixas do que o mundo (6,5% na região versus 10,8% no mundo), desnutrição infantil crônica (9% versus 21,9%) e taxas muito mais baixas de desnutrição infantil aguda (1,3%, contra 7,3% no mundo).

No entanto, as agências alertam para o preocupante aumento da fome, que cresceu novamente em 4,5 milhões de pessoas desde 2014 – um aumento de 11% – atingindo 42,5 milhões em 2018, seu ponto mais alto da última década.

Mudanças no ambiente alimentar

O panorama faz uma análise detalhada de como o ambiente alimentar da região mudou – ambiente alimentar é entendido como o espaço de interação entre as pessoas e as condições físicas, econômicas, políticas e socioculturais que influenciam na maneira como adquirem, preparam e consomem alimentos.

As vendas de produtos ultraprocessados são as que mais crescem na América Latina, o que aumenta a exposição da população a quantidades excessivas de açúcar, sódio e gordura: entre 2000 e 2013, o consumo de produtos ultraprocessados cresceu mais de 25% e o consumo de fast food cresceu quase 40%.

“Na América Latina e no Caribe, muitas crianças comem pouca comida saudável e muita comida processada”, disse Bernt Aasen, diretor regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe.

Ainda comentando sobre os riscos da má nutrição, Aasen também ressaltou os dados da má-nutrição entre as crianças da região. “Quase uma em cada 5 crianças menores de 5 anos está desnutrida ou com sobrepeso, o que as impede de crescer bem. É tarefa de todos que a comida saudável esteja disponível e seja acessível a todas as famílias, especialmente as mais vulneráveis.”

A expansão das redes de supermercados e a preponderância adotada pelas grandes indústrias de processamento de alimentos é outra grande mudança que experimentou o ambiente regional de alimentos, que disponibilizou produtos ultra processados em todos os lugares e a preços mais baixos do que os alimentos nutritivos.

Os pobres são os que mais sofreram com essas mudanças, já que, hoje, para esse grupo populacional, pode ser mais caro comer saudável do que comer mal.

Respostas regionais para promover ambientes alimentares mais saudáveis

A região reagiu ao aumento da má nutrição por meio de uma série de políticas públicas. Países como Chile, Equador, Peru e Uruguai implementaram leis de rotulagem de alimentos que permitem aos consumidores tomar melhores decisões no momento da compra.

Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, México, Peru, Panamá e Uruguai melhoraram a regulamentação sobre publicidade de alimentos e, pelo menos 13 países da região, adotaram medidas fiscais e de caráter social que visam favorecer uma alimentação adequada.

Segundo o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional 2019, os programas de proteção social, alimentação escolar, os sistemas públicos de abastecimento e comercialização de alimentos e políticas que promovam a segurança e a qualidade dos alimentos são essenciais para melhorar a nutrição.

“Se expandirmos os programas de proteção social em nossa região, enfrentaremos melhor a dupla carga que a fome e a obesidade representam para comunidades e famílias”, disse o diretor regional do PMA, Miguel Barreto.

Para Barreto, a fome e a obesidade “são duas faces da má nutrição”.

Hoje, os programas de proteção social cobrem mais de 200 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe, incluindo 85 milhões de crianças em idade escolar que recebem café da manhã, lanche ou almoço.

Clique aqui para ter acesso ao Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional 2019 na íntegra (em espanhol).

 

Notícia Anterior

Cidadania e Democracia desde a Escola

Próxima Notícia

RoadShow Portugal/Brasil

Notícias Relacionadas

Mundo

Teatro Bolshoi comemora 250 anos de fundação

28 de março de 2026
Mundo

Acordo Mercosul-UE entra em vigor provisoriamente em maio

24 de março de 2026
Mundo

Liga dos Estados Árabes celebra seu 81º Aniversário

21 de março de 2026
Próxima Notícia

RoadShow Portugal/Brasil

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos - Embaixadores e Câmara Árabe discutem projetos -

Conselho dos Embaixadores Árabes e Câmara de Comércio Árabe Brasileira avaliam iniciativas para engajar a comunidade árabe no Brasil, além de realização de eventos.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou as atividades realizadas em 2025 pela instituição na quinta-feira (7), na Embaixada do Marrocos, em Brasília. Na ocasião, diplomatas de 16 países árabes e o chefe da missão da Liga Árabe no Brasil, Ibrahim Alzeben, discutiram sobre iniciativas e eventos para promover o diálogo e engajar a comunidade árabe no País.

De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, depois que o presidente da instituição, William Adib Dib Junior, apresentou o relatório de atividades de 2025, os diplomatas fizeram propostas à instituição.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador da Belarus destaca papel histórico e co Embaixador da Belarus destaca papel histórico e contemporâneo das mulheres bielorrussas -

Em encontro com jornalistas, Andrey Andreyev lembrou da importante participação feminina no país em diferentes setores

Embaixador Andrey Andreyev 

O embaixador da Belarus, Andrey Andreyev, reuniu-se nesta sexta-feira com 12 jornalistas em um encontro promovido pela Embaixada da República da Belarus para apresentar reflexões sobre o papel das mulheres bielorrussas na história, na sociedade contemporânea e nas relações internacionais.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério Embaixador do Cazaquistão é recebido no Ministério da Agricultura -

Bolat Nussupov avalia visita de missão cazaque e a participação do Brasil em mesa-redonda em Astana na próxima segunda-feira (11).

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, visitou o Ministério da Agricultura do Brasil, onde participou de uma reunião, dia 06, com o Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Renato de Alcântara Rua. No encontro, foi avaliada positivamente os resultados da visita da delegação de produtores rurais do Cazaquistão, liderada pelo Vice-Ministro da Agricultura Amangali Berdalin, durante a qual foram apresentadas 14 empresas do setor agroindustrial do Cazaquistão.

Foram discutidas ainda alguns aspectos do Memorando de Cooperação na área de pecuária entre o Ministério da Agricultura da República do Cazaquistão e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil suspende exigência de visto para chineses a Brasil suspende exigência de visto para chineses até dezembro -

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (11) e vale para viagens de até 30 dias. Decisão foi tomada em reciprocidade à China, que suspendeu o visto para brasileiros em junho de 2025

O Brasil dispensará a exigência de visto para cidadãos chineses a partir do dia 11 de maio de 2026. O anúncio foi feito pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin nesta quinta-feira (7), durante o Salão do Turismo, realizado em Fortaleza, no Ceará. Medida vale por viagens de até 30 dias, não prorrogáveis, e se aplica também a viagens de negócios, turismo, atividades artísticas ou esportivas e tem prazo até 31 de dezembro deste ano..

O governo brasileiro dá continuidade a iniciativas anteriores de facilitação de mobilidade, como a implementação do visto eletrônico para cidadãos chineses ao Brasil. A decisão segue o princípio da recipr...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Alkimin #Brasil #China #decisão #exigência #suspensão #visto
Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Embaixador de Chipre se reúne com o senador Carlos Viana -

Vasilios Philippou apresentou as prioridades do seu país e sublinhou a importância da diplomacia parlamentar

O embaixador da República de Chipre no Brasil, Vasilios Philippou, reuniu-se hoje, 07 de maio, com o Senador Federal Carlos Alberto Dias Viana, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Chipre. O encontro sublinhou a importância da diplomacia parlamentar como pilar essencial para o estreitamento das relações entre as duas nações. Durante a reunião, o embaixador apresentou as prioridades e os resultados alcançados pela Presidência de Chipre no Conselho da União Europeia. O senador Viana, por sua vez, enalteceu a atuação da embaixada e reafirmou o compromisso do Grupo Parlamentar em promover uma agenda de cooperação cada vez mais sólida e diversificada.
...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#CarlosAlbertoDiasViana #embaixdador #senador #VasiliosPhilippou
Tarcila do Amaral é tema de conversa no TCU - Pr Tarcila do Amaral é tema de conversa no TCU -

Protagonismo feminino será tópico de encontro do “Prêmio Engenho Mulher”

O Tribunal de Contas da União, em Brasília sediará, neste sábado, dia 9/5, o encontro do 4º Prêmio Engenho Mulher – Reconhecimento a Quem nos transforma”, vai reunir lideranças femininas para uma Roda de Conversa sobre protagonismo feminino. A conversa será às 10h, durante visita mediada à exposição inédita na capital brasileira "Transbordar o mundo: os olhares de Tarsila do Amaral". A mostra reúne mais de 60 obras originais, entre elas Operários, além de uma sala imersiva com projeções de pinturas icônicas da artista, como Abaporu.

Tem se tornado uma tradição do “Prêmio Engenho Mulher” reunir lideranças para debater sobre temas que impulsionam a equidade de gênero. “Tarsila nasceu ainda no século 19 e há mais de cem anos se projetou como uma...

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info 

#Engenho #Exposição #mostra #mulher #prêmio #Tarciladoamaral #TCU
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In