• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 2 abril , 2023
22 °c
Brasília
22 ° seg
20 ° ter
20 ° qua
21 ° qui
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Contato
No Result
View All Result
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Contato
No Result
View All Result
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

O vinho mais conhecido do mundo!

Rachel Alves Massanori Nariyoshi

por Embassy News
12 de setembro de 2022
em Artigos, Categorias, Enogastronomia
Tempo de Leitura: 5 mins
0 0
0

Rachel Alves Nariyoshi

Dia Mundial do Vinho do Porto – 10 de setembro
foto: Agrotec.pt

Após a adição da aguardente, a maturação ocorre em barricas de carvalho

Vinho do Porto, "o vinho mais conhecido no mundo", tem seu dia comemorado em 10 de setembro. E essa data nos leva de volta ao ano de 1756, quando o Rei de Portugal, Dom José, encorajado por seu Secretário de Estado, Sebastião José de Carvalho e Melo - Marquês de Pombal -, outorgou a primeira Denominação de Origem do mundo (DO), a DO do Alto Douro Vinhateiro, conhecida popularmente como a DO do Douro. Essa DO delimitou o cultivo das vinhas nos “socalcos”, que são os terraços nas encostas íngremes ao longo do rio Douro. Região de beleza inigualável que, desde 2001, é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A DO do Douro estabelece a padronização e um rigoroso processo de elaboração do Vinho do Porto, cuja fiscalização e controle é realizada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), que além dessas atribuições, mantem, na cidade de Peso da Régua, o Museu do Vinho do Douro. Estive visitando esse museu, que é um espaço de referência para conhecer toda a história e cultura da produção do Vinho do Porto.

No Caderno de Especificações da Denominação de Origem do Douro, diz-se que o nome “Porto” é citado, inicialmente, em 1619. Em 1699, já se usava a designação “Wine Port”, e em 1713 já era conhecida a “marca do Porto”. A partir do dia 10 de setembro de 1756, as expressões “Vinho do Porto”, “Vin de Porto”, “Port Wine”, “Porto” e “Port” passam a ser usadas, exclusivamente, nos vinhos produzidos na DO do Douro.

A "descoberta" do vinho do Porto é polêmica, há muitas versões. Uma delas - e a mais aceitável pela
professora que vos escreve - diz que, no século XVII, os portugueses adicionavam brandys (aguardente vínica - com cerca de 77º de álcool) ao vinho para evitar que ele estragasse até chegar ao seu maior mercado consumidor que era a Inglaterra. Por conta do seu elevado teor alcoólico, esse processo interrompe a fermentação, ficando o vinho com açúcar residual.

Com isso, o vinho do Porto, é mais doce que muitos outros vinhos. Além de doce, é um vinho fortificado, licoroso e, ainda, bem alcoólico. Após a adição da aguardente, o vinho segue para a maturação em barricas de carvalho e depois para as garrafas onde envelhece, por um período que varia de acordo com cada estilo. São produzidos vários estilos entre o branco, rosé e os tintos Ruby e Tawny. Há ainda a categoria dos vinhos Especiais: Reserva, Colheita, LBV - Late Bottled Vintage, Vintage e o Lágrima, conforme explicarei a seguir.

Porto Branco: Elaborado a partir de uvas brancas, apresenta-se com muitas opções de cores que vão do branco pálido ao dourado e sabores extremos, desde o muito seco ao muito doce. Os brancos maturados em madeira, apresentam aromas de frutas secas e nuances cítricas. É um vinho aperitivo e muito usado na elaboração de coquetéis.
Porto Rosé: Vinho de cor rosada, com boa exuberância aromática e notas de cereja, framboesa e morangos. Na boca é suave e agradável. Diferentemente dos vinhos do Porto tintos, sua indicação de consumo é quando jovem, gelado ou com gelo e é muito usado em coquetéis.
Porto Ruby: Encorpado, rico e poderoso e de tons vermelho rubi escuro, vinho jovem, frutado e intenso, com sabores de amora, cereja, ameixas e groselha preta. Seu envelhecimento em garrafa torna-o mais aveludado e ainda mais complexo. Fica em média 2 anos na madeira.
Porto Tawny (10, 20, 30 ou 40 anos): Teoricamente é envelhecido por mais tempo que o vinho Ruby, por isso apresenta cor âmbar. São ricos e complexos em sabores e aromas.
Porto Reserva: Tem a particularidade de ser bebido, quer como aperitivo quer como vinho de sobremesa. Caso seja servido como aperitivo, deverá ser gelado. O termo Reserva pode ser aplicado ao vinho branco ou aos tintos Ruby e Tawny.
Porto Colheita: vinho elaborado de uma única safra (the best). Passa de 7 a 12 anos na madeira. E, nesse tempo, os aromas jovens, frutados e frescos, evoluem por via oxidativa, dando lugar a um bouquet em que sobressaem os aromas de frutos secos, madeira e especiarias. No decurso do envelhecimento, vão ficando harmônicos e mudando para a cor castanho dourado.
Porto LBV (Late Bottled Vintage): É a preciosidade dos Portos. É o vinho de uma única colheita. Mantem cor rubi intenso e é muito frutado. É maturado nos barris por longos anos e evolui gradualmente durante 10 a 50 anos nas garrafas. É muito encorpado e rico na boca. The best wine! Sabor do chocolate negro, tudo equilibrado por fortes taninos, que combinam na perfeição. À medida que o LBV se aproxima da maturidade, a cor evolui para os tons âmbar e adquire maior sutileza e complexidade. Apresenta uma particularidade: Sua vedação é com rolha natural e inteira, diferente dos demais vinhos do Porto, e isso significa que a garrafa deve ser mantida deitada (para que o vinho mantenha a rolha úmida).
Vintage: É a classificação mais alta que pode ser atribuída a um vinho do Porto. E só pode estampar no rótulo a palavra Vintage aquele que foi obtido da colheita de um só ano e de uma só vinha, e é produto das vindimas consideradas de excepcional qualidade. Sua maturação é longa e seu envelhecimento pode chegar a 150 anos na garrafa de vidro, tornando elegante e sem adstringência, além de apresentar bouquet distinto. Atenção: sua indicação de degustação é somente para após as refeições, no momento de reflexão, o que chamamos de “vinho de meditação”, acompanhando elegantemente os charutos.
Lágrima: É uma das novidades dos últimos anos. É mais doce que os demais e apresenta uma tonalidade dourada e aromas de frutas secas. Deverá ser servido fresco (10 a 12ºC) e com sobremesas geladas.

As harmonizações aqui sugeridas para os Vinhos do Porto são da Vinícola Calem/Porto/Portugal:

Antes da refeição: Porto Branco, servido fresco é um fantástico aperitivo. Se as entradas incluírem
queijos fortes ou patês, o Tawny 10 anos é o indicado.
Durante da refeição: Se as refeições forem leves, à base de saladas ou peixes grelhados, o Porto Branco continua a ser uma excelente escolha. Nos assados e carnes com molhos intensos com pimentas ou algumas especiarias, o LVB é opção ideal para o acompanhamento, equilibrando a intensidade de sabores.
No final da refeição: A sobremesa, momento de excelência para saborear Vinho do Porto. Os bolos, tortas e mousses de chocolate ficam bem com o LBV. Os doces (com açúcar e ovos na sua base) são realçados pelos sabores delicados do Tawny de 20 anos. A salada de frutas, sorvetes, sobremesas cremosas ou torta de amêndoas são indicados para harmonizar com Tawny mais jovem. Mas, se a opção na sobremesa for um cheesecake ou queijos de pasta mole, então a indicação é o Ruby.
Depois da refeição – vinho de meditação: Vinho do Porto Vintage.

Parabenizamos e brindamos com o Vinho do Porto, o vinho mais conhecido no mundo!

@rachelalves.professoravinhos

Tags: BrasilDia do VinhoEnogastronomiaPortugalVinho do Porto
Previous Post

Jacques Michel Moudoute-Bell recebe título de Embaixador do Ano em 2022

Next Post

Embaixador brasileiro na Síria apresenta credenciais

RelatedPosts

Comércio Exterior

República Dominicana pode fazer parte da ALADI

1 de abril de 2023
Agenda

Cinema: “A Fábrica de Pandemias” será exibido na Sala Le Corbusier

1 de abril de 2023
Destaque 2

Equador é tema de ciclo de estudos sociais na UnB

31 de março de 2023
Next Post

Embaixador brasileiro na Síria apresenta credenciais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Bolsonaro Brasil brexit Cazaquistão China Coronavírus Covid-19 Data Nacional Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Emirados Árabes Unidos Estados Unidos EUA Europa França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL OMS ONU pandemia Portugal presidente Primeiro-ministro reino unido russia Trump Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela Webinar

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Discurso da embaixadora de Bangladesh Sadia Faizunnesa, durante a comemoração da data nacional do país.
  • Começando a festa de independência de Bangladesh em Brasília.
  • A tradicional dança irlandesa.
  • Show da banda irlandesa Red Veld na festa de São Patrocínio, na embaixada da Irlanda.
  • Festa de São Patrício, na embaixada da Irlanda.
  • Comemoração da festa de São Patrício,na embaixada da Irlanda. Hino do país cantado pela embaixatriz Susan Roy.
  • Lançamento da Frente Parlamentar Brasil China, no Centro de Convenções em Brasília.
  • Abertura do seminário sobre as novas oportunidades nas relações sino-brasileiras. Discurso do embaixador da China Zhu Qingqiao.
  • Equipe da embaixada da Suécia que participou do Plogging. Foram recolhidos 250 quilos de lixo.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2022 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

No Result
View All Result
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Contato
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2022 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
  • Aumentar fonte
  • Diminuir fonte
  • Preto e branco
  • Inverter cores
  • Destacar links
  • Fonte regular
  • Redefinir
Leitor de Páginas Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Real Accessability
This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.