No dia 17 de março é quando o povo irlandês em todo o mundo celebra seu legado e sua cultura. Reunimo-nos, onde possível, como uma comunidade e convidamos todos a se unirem à nós. É uma tarefa fundamental da Embaixada promover eventos em todo o amplo espectro de nossos interesses para construir relações bilaterais.
O Dia de São Patrício é uma oportunidade maravilhosa e única para renovar nossos laços de amizade. Um dia marcado em todo o globo, ressaltando nosso legado e história que criaram uma das mais dinâmicas e vastas comunidades diaspóricas (70 milhões) no mundo.
No Brasil, recebemos um Ministro da Irlanda que participou de reuniões em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A cada ano, por meio destas visitas de alto escalão, temos alcançado êxito em construir mais uma camada de contatos e amizade por todo o Brasil para aprofundar as ligações entre nossas duas nações.
Nos últimos dez anos, demos as boas vindas também à um crescente número de estudantes brasileiros na Irlanda. Estamos testemunhando um conhecimento mais profundo da Irlanda dentre os brasileiros que voltam para casa.
O Dia de São Patrício reflete o sucesso de nossa independência. Celebraremos 100 anos de independência em 2022 quando o Brasil celebra 200 anos. Estamos dedicados a identificar formas de mesclar estas histórias inclusive o ciclo de imigração e emigração. Um processo tão importante para o enriquecimento de nossa diversidade. Esta é uma área onde a Irlanda e o Brasil podem trocar aprendizados. Enquanto a Irlanda é um país com uma história de emigração, tem recentemente mudando para imigração já que estamos atraindo profissionais. O Brasil é um país com uma longa história de imigração vivenciando agora a emigração uma vez que muitos jovens buscam viajar e aprender novas habilidades. A grande quantidade de jovens brasileiros vivendo na Irlanda pode contribuir para este diálogo de uma forma que enriqueça todos nós.
Nossas celebrações neste ano serão virtuais. Tivemos que cancelar a comemoração de São Patrício em 2020 já que a ameaça global da pandemia do COVID ficou evidente. Ano passado, ficamos em choque. Planejamos o maior encontro dos últimos anos, involvendo músicos e dançarinos brasileiros que abraçaram nossa cultura.
Este ano, com todas as restrições para gerenciar online, teremos uma recepcão que incluirá músicos brasileiros e o trabalho de Paul Durcan, que foi inspirado a escrever poesia tocante e duradoura em sua visita ao Brasil, recitada por Susan Hoy.
O tema geral para o Dia de São Patrício deste ano é esperança. Usamos a luz de vela como o símbolo deste tema. Em nossa cultura, acender uma vela e colocá-la na janela é associada a uma estrela guiando o viajante ao seu destino. Para muitos irlandeses, é associada à muitos migrantes que deixaram seus lares e à muitos que retornaram.
Distribuímos velas produzidas pelo povo indígena Kayapó para nossos contatos no Brasil. Demos este passo pois desejamos alcançar em solidariedade alguns dos povos mais vulneráveis com o impacto desta pandemia aqui no Brasil. Concedemos €100,000 para a Cruz Vermelha Brasileira a fim de apoiar os serviços de saúde dos grupos vulneráveis no Amazonas. É claro que não podemos nos recuperar desta pandemia até termos o controle do vírus em todas as partes do mundo.
Conforme emergimos desta pandemia, devemos focar na recuperação global e deve ser mais do que antes. Devemos mergulhar fundo nesta chance de diminuir o ritmo e identificar formas de viver em harmonia com este planeta. Isto inclui uma relação mais sustentável que produza um meio ambiente mais limpo. Para a Irlanda, continuamos como a “Irlanda Global”, uma ilha no centro do mundo.
Nossos relacionamentos e parcerias em todo o mundo são baseados em valores compartilhados e um comprometimento profundo com a ordem internacional e com o estado de direito.
Acreditamos que os desafios globais são melhor conduzidos através de diálogo e cooperação, desafios de mudança climática, paz, segurança e comércio.
A Irlanda está completamente comprometida em ser o coração da União Europeia a qual ajudamos a construir. Nossa associação com a UE e com a Zona Central Europeia são centrais para nosso sucesso como uma economia aberta, globalizada e altamente competitiva conduzida por talento e inovação.
A Irlanda está orgulhosa de ser membro do Conselho de Segurança da ONU para o mandato de 2021-2022, a quarta vez que somos parte do Conselho. Nossa eleição reflete o engajamento contínuo da Irlanda em assuntos de relevância internacional e a centralidade da ONU para nossa política externa.
Este ano, celebraremos com muitos dos nossos parceiros no Brasil. A Embaixada e o Consulado participarão em intercâmbios culturais em São Paulo e Salvador. Promoveremos um webinário para informar nossa comunidade de negócios sobre oportunidades no Brasil. Refletiremos sobre as lições aprendidas no último ano, a quantidade imensa de pessoas que morreram, deixando familiares e pessoas que amam para trás. Estaremos unidos em esperança para um mundo melhor e para dias melhores à frente.
Seán Hoy é embaixador da Irlanda no Brasil
Foto 1. Embaixador Seán Hoy e Sra. Susan Hoy (Fotógrafo Saulo Cruz)
Foto 2. Catedral Metropolitana de Brasília – Nossa Senhora Aparecida (um dos momumentos em BSB iluminado de verde em comemoração a Data Nacional da Irlanda). Fotógrafo Rayan Ribeiro.
Foto 3. Museu Nacional (primeira vez iluminado de verde) e a Catedral ao fundo. Fotógrafo Embaixador Seán Hoy
Foto 4. Biblioteca Nacional (primeira vez iluminada de verde). Foto recebida pelo Escritório de Relações Internacionais do GDF