Ahmad Hussain Dayo (terno escuro) aproveitou o almoço com representantes da mídia para expressar o apoio à luta do povo da Caxemira pelo direito à autodeterminação, movimento já amparado por resoluções das Nações Unidas. O Dia da Solidariedade da Caxemira, lembrado nesta sexta-feira (05) é, segundo o diplomata, uma oportunidade de levar a esperança e a paz para o povo daquela região.
O embaixador lembrou que primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, reiterou sua oferta de um diálogo sobre a disputa da Caxemira com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi. Dirigindo-se à Índia, Khan disse: “Hoje, eu digo a você novamente. Venha resolver esta disputa da Caxemira conosco. E para isso, a primeira coisa que deve fazer é restaurar o artigo 370º. E depois fale conosco. E então, de acordo com a Resolução das Nações Unidas, dê aos Caxemiras o direito devido.
A oferta do primeiro-ministro Khan foi feita durante uma reunião pública em Kotli, perto da Linha de Controle, enquanto a nação observava o Dia da Solidariedade da Caxemira. “Queremos que o povo da Caxemira tenha o seu direito. Queremos que essa opressão acabe. Queremos que a Caxemira decida seu próprio futuro. É o direito humano e democrático deles. E para isso, todo o Paquistão está com eles”, disse o primeiro-ministro.
O Dia da Solidariedade da Caxemira ou Dia da Caxemira é um feriado nacional celebrado no Paquistão em 5 de fevereiro anualmente. É uma demonstração de apoio e unidade do Paquistão ao povo de Jammu e Caxemira administrados pela Índia e aos esforços dos separatistas da Caxemira para se separarem da Índia e para homenagear os caxemires que morreram no conflito.
A Caxemira é uma região do norte do subcontinente indiano, hoje dividida entre a Índia, o Paquistão e a China. O termo “Caxemira” descrevia historicamente o vale ao sul da parte mais ocidental do Himalaia. Atualmente, o termo “Caxemira” politicamente descreve uma área muito maior, que inclui as regiões de Jammu, Caxemira e Ladakh.
História – O conflito na Caxemira é um conflito territorial entre a Índia e Paquistão por esse território desde o ano de 1947. Nos anos 60 o Paquistão concedeu algumas partes do território para a China, deixando a tensão entre os países ainda maior. Todavia, as tensões aumentam ainda mais, pois ambas as nações possuem armas nucleares e por isso liga o sinal vermelho para o restante do mundo.
A Caxemira e Jammu são províncias de maioria muçulmana, e o país é de maioria hindu. O governo do primeiro-ministro Narenda Modi tem uma orientação hinduísta nacionalista.
Internet – A Índia restabeleceu nesta sexta-feira (5) a conexão de internet de alta velocidade na Caxemira depois de 18 meses. Em 2019, o governo da Índia dividiu o território da Caxemira e Jammu em dois, prendeu líderes políticos locais e cortou a internet. A restauração da rede móvel 4G foi anunciada em uma rede social. Na época em que a internet foi reduzida, o governo da Índia havia mudado regras que davam às regiões uma independência maior.