• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 10 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Novo governo terá 18 ministros e professor antieuro na Itália

31 de maio de 2018
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 3 mins
0

Gabinete de Giuseppe Conte inclui 13 homens e cinco mulheres

Notícias ao Minuto Brasil

O governo de forças antissistema e ultranacionalistas na Itália, chefiado pelo professor universitário e advogado Giuseppe Conte, terá 18 ministros, incluindo Paolo Savona, o economista eurocético que havia sido vetado pelo presidente Sergio Mattarella (foto).

O plano inicial do Movimento 5 Estrelas (M5S) e da Liga era colocá-lo no Ministério de Economia e Finanças, mas sua conhecida postura crítica ao euro provocou resistência no chefe de Estado.

Para manter Savona no governo, os dois partidos resolveram alocá-lo no Ministério de Assuntos Europeus, justamente a pasta responsável pelo relacionamento com a União Europeia.

Já a Economia ficou com Giovanni Tria, professor da Universidade de Roma Tor Vergata que é crítico do modelo de integração do euro e da própria UE, mas com um viés mais reformista do que de rompimento com Bruxelas.

Os líderes do M5S, Luigi Di Maio, e da Liga, Matteo Salvini, verdadeiros chefes do governo, dividirão a vice-presidência do Conselho dos Ministros e terão duas pastas de destaque: o primeiro ficará com o Desenvolvimento Econômico e Trabalho, onde poderá implantar sua “renda de cidadania”, e o segundo, com o Interior, responsável pela gestão migratória e por políticas de segurança.

O Ministério das Relações Exteriores será dado a Enzo Moavero Milanesi, chefe da pasta de Assuntos Europeus durante os governos de Mario Monti e Enrico Letta, ambos duramente criticados por M5S e Liga.

O objetivo talvez seja dar uma garantia de europeísmo a Bruxelas e aos mercados, já que Milanesi foi juiz da Corte de Justiça da União Europeia e colaborou com o poder Executivo do bloco. Acionista de maioria da coalizão, o Movimento 5 Estrelas pegou para si os ministérios de Defesa (Elisabetta Trenta), Justiça (Alfonso Bonafede), Infraestrutura (Danilo Toninelli), Bens Culturais (Alberto Bonisoli) e Saúde (Giulia Grillo).

Além disso, reformulou a pasta de Relações com o Parlamento (Riccardo Fraccaro), acrescentando o termo “Democracia Direta”, uma das bandeiras do M5S, e criou outra: Ministério para o Sul (Barbara Lezzi), principal base eleitoral do partido.

Por sua vez, a Liga ficou com os ministérios de Administração Pública (Giulia Bongiorno), Assuntos Regionais (Erika Stefani), Políticas Agrícolas (Gianmarco Centinaio), Educação (Marco Bussetti) e a nova pasta “para as Famílias e Deficiências” (Lorenzo Fontana).

Além disso, os ultranacionalistas garantiram o estratégico cargo de subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros, com Giancarlo Giorgetti, aliado mais próximo de Salvini. A função é semelhante ao do chefe da Casa Civil no Brasil e coordena toda a burocracia do governo, embora não tenha status de ministro.

O alto escalão de governo, incluindo o premier e o subsecretário, é formado por 15 homens e cinco mulheres. Confira a lista completa abaixo:

– Primeiro-ministro: Giuseppe Conte

– Vice-presidente do Conselho dos Ministros e ministro do Trabalho: Luigi Di Maio

– Vice-presidente do Conselho dos Ministros e ministro do Interior:Matteo Salvini

– Ministro de Economia e Finanças: Giovanni Tria

– Ministro de Relações Exteriores: Enzo Moavero Milanesi

– Ministro de Assuntos Europeus: Paolo Savona

– Ministro da Justiça: Alfonso Bonafede

– Ministra da Defesa: Elisabetta Trenta

– Ministro das Políticas Agrícolas: Gian Marco Centinaio

– Ministro de Infraestrutura: Danilo Toninelli

– Ministro do Ambiente: general Sergio Costa

– Ministro da Educação: Marco Bussetti

– Ministro dos Bens Culturais e Turismo: Alberto Bonisoli

– Ministra da Saúde: Giulia Grillo

– Ministro de Relações com o Parlamento e da Democracia Direta:Riccardo Fraccaro

– Ministra da Administração Pública: Giulia Bongiorno

– Ministra de Assuntos Regionais e Autonomias: Erika Stefani

– Ministra para o Sul: Barbara Lezzi

– Ministro para as Famílias e Deficiências: Lorenzo Fontana

– Subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros: Giancarlo Giorgetti.

Notícia Anterior

Kim Jong-un elogia política de Putin para EUA e é convidado a Moscou

Próxima Notícia

Papa envia carta a chilenos e admite ‘vergonha’ por abusos

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Papa envia carta a chilenos e admite 'vergonha' por abusos

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In