• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 17 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Agenda

No Dia do Patrimônio, Embaixada do Chile expõe acervo artístico

por Raquel Pires
24 de maio de 2019
em Agenda
Tempo de Leitura: 3 mins
A A
Obras expostas reúnem paisagens urbanas de Camilo Mori, Carlos Pedraza e Rafael Correa (foto: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)

Obras expostas reúnem paisagens urbanas de Camilo Mori, Carlos Pedraza e Rafael Correa (foto: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)

Todos os anos, no último final de semana de maio, a população chilena é convidada a conhecer museus, prédios históricos públicos ou privados e instituições ligadas à cultura do país. As portas ficam abertas, e a entrada é gratuita no que ficou conhecido como Dia do Patrimônio Cultural do Chile. Para seguir a iniciativa, a Embaixada do Chile, em Brasília, expõe na residência oficial um acervo que cobre boa parte da história da arte chilena. “São obras que falam sobre a cultura chilena através da pintura”, explica Cristián Oschilewski Lucares, primeiro-secretário e encarregado de assuntos culturais da embaixada.

Durante este sábado (25/5), o público poderá passear pelos salões da residência e ter acesso a obras de mestres chilenos dos séculos 19 e 20. São pinturas, gravuras, mobiliário, esculturas e tapeçarias especialmente reunidas para valorizar a arquitetura da casa e o momento da história em que foi concebida. Projetada pelo arquiteto chileno Juan Echeneque Guzmán e inaugurada em 1977, a casa que serve de residência para o atual embaixador Fernando Schmidt foi uma espécie de afirmação da importância das relações entre Brasil e Chile na época em que os dois países estavam submetidos a uma ditadura militar. Então presidente do Chile, o general Augusto Pinochet tinha o Brasil como um aliado na América Latina e quis valorizar as relações diplomáticas entre os dois países.

As portas da embaixada foram abertas ao público para o Dia do Patrimônio, pela primeira vez, em 2017. Um total de 400 visitantes passaram pelo local. Esse número foi reduzido a 60, no ano passado, por conta da greve dos caminhoneiros. “Esperamos para 2019 um bom número”, diz Cristián Oschilewski. “A coleção foi montada como uma certa crítica histórica e mostrando como as influências da arte europeia foram gerando a arte local. Aos poucos, os artistas chilenos procuraram temas nacionais.” Durante as visitas, funcionários da embaixada estarão disponíveis para responder às perguntas dos visitantes e para contar curiosidades sobre a residência e seu acervo.

Salão azul

É o salão com maior número de obras mais recentes, com paisagens urbanas de Camilo Mori, Carlos Pedraza e Rafael Correa. Mori é o fundador do Grupo Montparnasse, que reunia, nos anos 1920, artistas que trabalhavam com as ideias modernistas das vanguardas europeias. Já Correa praticava uma pintura mais acadêmica, focada na representação dos costumes e das paisagens. A maior tela dessa sala, Manhã de cordilheira, foi pintada por Alberto Valenzuela Llanos, que morou em Paris justamente quando o impressionismo e o expressionismo ganhavam os ateliês dos artistas.

Salão vermelho

Tapeçaria belga do século 16 que evoca cenas de caça (foto: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)

Uma tapeçaria belga do século 16 que evoca cenas de caça é a estrela desta sala. A peça delicada e antiga funciona como uma alegoria: embora não haja nenhum ser humano representado, são os elementos típicos das caçadas que aparecem na paisagem. Mais modernos, dois retratos de Maruja Vargas, esposa de Camilo Mori, ajudam a dar um ar mais contemporâneo ao salão, que tem ainda pinturas de artistas como Pedro Lira, Juan Francisco González e Benito Rebolledo.

 

Hall de entrada

Ruth: escultura em mármore do italiano Raffaello Romanelli (foto: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press)

Uma tapeçaria belga do século 18 é a estrela do corredor de entrada da residência. Nela, uma cena do Novo Testamento narra a história da decapitação de São João Batista. Em frente, escultura em mármore do italiano Raffaello Romanelli traz uma representação também bíblica: a de Ruth.

Dia do Patrimônio Cultural do Chile

Neste sábado (25/5), das 10h às 12h, na Embaixada do Chile (Setor de Embaixadas Sul 803, lote 11).

Tags: acervo artísticoDia do PatrimônioEmbaixada do Chile
Notícia Anterior

Theresa May anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

Próxima Notícia

Avaliação negativa do governo Bolsonaro sobe a 36% e positiva oscila para 34%, diz XP Ipespe

Notícias Relacionadas

Brasilia, 05/10/2022.Advocacia Fernanda Hernandez.Rafaella Alencar Ribeiro, sóciaFoto Ruy Baron / BaronImagens
Agenda

Os desafios da mulher contemporânea é tema de palestra com juíza afegã

23 de março de 2026
Agenda

Embaixador do Japão faz palestra inaugural de curso na UnB

15 de março de 2026
Agenda

Exposição marca os quatro anos da invasão russa na Ucrânia

9 de março de 2026
Próxima Notícia
Presidente Jair Bolsonaro durante evento em Brasília 10/05/2019 REUTERS/Adriano Machado

Avaliação negativa do governo Bolsonaro sobe a 36% e positiva oscila para 34%, diz XP Ipespe

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In