Embaixador Nirmal Raj Kafle destaca a diversidade da população e o desenvolvimento do país em comemoração ao Dia da Constituição
O Dia da Constituição do Nepal promulgada há oito anos por uma Assembleia eleita democraticamente é celebrado no dia 20 de setembro. Em Brasília, durante a comemoração, em sua residência, o embaixador Nirmal Kafle afirmou que “a Constituição simboliza esperança para a paz, estabilidade, progresso e prosperidade”. Em seu discurso, o diplomata disse que o Nepal sair da lista de países menos desenvolvidos nos próximos três anos. Kafle destacou ainda a vinda de empresários nepaleses com o objetivo de fechar parcerias comerciais.
O embaixador afirmou que “desde 2015, com a transformadora mudança política no país, o Nepal está no caminho de institucionalizar as conquistas políticas arduamente alcançadas”. Kafle prosseguiu informando que a Constituição garante direitos fundamentais, justiça e inclusão e que o Governo nepalês “permanece comprometido a manter esses princípios”.
Em seu discurso o diplomata destacou ser o Nepal “um mosaico de povos, com numerosas línguas e etnias, que vivem em harmonia. Como no Brasil, celebramos a diversidade como nossa fonte de força e unidade, e estamos engajados em garantir empoderamento de grupos sub-representações, incluindo mulheres”, acrescentou.
O Nepal está no caminho para sair do status de País Menos Desenvolvido até 2026, e apesar dos inúmeros desafios, a economia permanece estável e o ambiente de Investimento continua encorajador. Além disso, “os arcabouços legal e institucional para investimentos e negócios estão no lugar com incentivos competitivos para investimentos estrangeiros”, completou.
Relações Bilaterais – Segundo Kafle, Nepal e o Brasil partilham excelentes relações bilaterais e “a distância geográfica nunca foi um problema para consolidar nossos laços”. O embaixador prosseguiu afirmando que “desde o estabelecimento de relações diplomáticas em 1976 (única missão nepalesa na América do Sul), os países têm trabalhado juntos em algumas agendas de interesse mútuo.
Nirmal Kafle anunciou em sua fala haver grandes prospectos para parcerias, incluindo energia renovável, agricultura e turismo. Damos as boas-vindas aos nossos amigos do Brasil para que visitem o Nepal e explorem as oportunidades para nosso benefício mútuo. O diplomata lembrou ainda que no começo deste ano, uma delegação de negócios composta de 20 empreendedores visitou o Rio de Janeiro e São Paulo sob a bandeira da Câmara de Comércio Nepal-Brasil.
Representando o governo brasileiro, o Ministro Everton Frask Lucero, Diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia, também enfatizou em sua fala, as boas relações entre o Brasil e o Nepal “Como duas nações democráticas e amigas, pautamos nossas relações diplomáticas pela compreensão e cooperação”. Disse também que acredita ser o momento certo para atualizar os compromissos econômicos entre as duas nações, em particular o comércio, que ainda não atingiu todo o seu potencial.
Lucero finalizou seu discurso reafirmando o interesse do governo brasileiro em intensificar a cooperação bilateral com o Nepal em âmbitos variados e trabalhar ao lado do país asiático na luta contra os desafios de nível global, como as mudanças climáticas.