• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Negociações pós-Brexit entram na reta final, ainda com divergências profundas

por Liz Elaine
18 de dezembro de 2020
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
A A

As intermináveis discussões entre União Europeia (UE) e Reino Unido para chegar a um acordo sobre sua relação pós-Brexit têm apenas “algumas horas” pela frente – disse o negociador europeu, Michel Barnier, nesta sexta-feira (18/12), em meio a persistentes divergências sobre direitos de pesca.

“Estamos na hora da verdade. Nos resta muito pouco tempo, apenas algumas horas úteis nesta negociação, se quisermos que um acordo entre em vigor em 1° de janeiro”, quando Londres estará fora da união aduaneira, disse Barnier ao Parlamento Europeu.

“Temos que falar com muita sinceridade (…) Não posso lhes dizer qual será o resultado dessa reta final das negociações. E, por isso, devemos estar preparados para todos os cenários”, afirmou.

Barnier também mencionou que retomará, nesta sexta-feira, as conversas com o negociador britânico, David Frost, para tentar encontrar “um acordo aceitável, em particular sobre pesca”. “Não temos certeza de que conseguiremos, se não fizermos todos um esforço real e concreto”, insistiu.

Segundo Barnier, “os pontos que permanecem em aberto neste momento crucial são pontos fundamentais para a UE. Não pedimos nada mais do que um equilíbrio entre direitos e obrigações, além da reciprocidade”.

Nesse sentido, fez referência à questão dos direitos de pesca e do acesso das frotas europeias às águas territoriais britânicas, uma questão que se tornou o principal obstáculo para um acordo.O negociador também expressou sua convicção de que a possibilidade de um acordo “existe, mas o caminho é muito estreito”.

“Agora chegou a hora de tomar uma decisão, e também será a hora de cada um assumir suas responsabilidades”, insistiu.

Horas finais? Este esforço negociador pode ser o último capítulo de uma saga que se arrasta desde 31 de janeiro e que pode definir se o Reino Unido deixará a UE com um acordo comercial, ou sem, em uma ruptura brutal com consequências econômicas imprevisíveis.

Ontem à noite, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conversaram por telefone para tentar desbloquear as negociações, mas acabaram admitindo o momento difícil.

Em uma breve nota oficial divulgada após a conversa, Von der Leyen reconheceu que “superar as diferenças que persistem será muito difícil”.Em uma declaração, Boris Johnson observou que “o tempo disponível é muito curto e parece muito pouco provável que se chegue a um acordo a menos que a posição da UE mude substancialmente”.

Exigências fundamentais – Em outra parte de seu discurso, Barnier responsabilizou a equipe britânica por fazer as negociações chegarem a esse ponto crítico.”Os britânicos decidiram o prazo mínimo em que estamos presos agora. Em junho, rejeitaram qualquer forma de extensão da transição (…) e estabeleceram 31 de dezembro como a hora da verdade”, apontou.

O negociador destacou que, desde o início das negociações, a equipe britânica apresentou uma “exigência fundamental, que é a razão do Brexit, que é recuperar a total soberania”.Entretanto, a UE também fez uma exigência fundamental: a de preservar os valores e os princípios do bloco, assim como seu mercado único.

Em qualquer cenário, todo o processo de negociação ficou sob pressão, já que as bancadas no Parlamento Europeu deram um ultimato às partes negociadoras. As bancadas concordaram em se mobilizar para aprovar um eventual acordo antes de 31 de dezembro, mas somente se receberem até domingo o texto integral dos entendimentos.

Tags: brexitMichel BarnierNegociaçõesreino unidoUNIÃO EUROPEIA
Notícia Anterior

Bengaleses comemoram Dia da Vitória

Próxima Notícia

Agenda da CPLP

Notícias Relacionadas

Mundo

Ucranianos celebram Dia Internacional da Vyshyvanka

24 de maio de 2026
Mundo

Relatório da UNAMA reacende tensão entre Paquistão e Talibã

12 de maio de 2026
Mundo

Comemorado o Dia da Língua Portuguesa

11 de maio de 2026
Próxima Notícia

Agenda da CPLP

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” - Escola militar promove a “Feira das Nações 2026” -

Embaixadores e representantes de embaixadas participaram do evento de divulgação cultural de nações 

O Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal promoveu, no dia 22 de maio, a tradicional Feira das Nações 2026, reunindo representantes diplomáticos e culturais da Croácia, Panamá, Vietnã, Bolívia, Rússia, Japão, Haiti, Angola e Cabo Verde, em uma atividade marcada pelo protagonismo estudantil, integração cultural e valorização do conhecimento. Sob a supervisão da Tenente-Coronel Sellani, alunos, professores e colaboradores transformaram o espaço escolar em um ambiente de imersão histórica, cultural e gastronômica, reforçando o compromisso institucional da PMDF com a formação cidadã e a ampliação de horizontes educacionais. 

Ao destacar a dedicação dos estudantes, a Tenente-Coronel Sellani ressa...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/escola-militar-promove-a-feira-das-nacoes-2026/

#colégio #diplomatas #Embaixador #Escola #Feira #milatar #Nações #Sellani #Tiradentes
CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao D CLDF recebe Exposição Africana em comemoração ao Dia da África 2026 -

Imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos e bandeiras, entre outros poderão ser visitadas até 29 de maio,

A Exposição de Arte do Dia da África 2026 é uma iniciativa do Conselho Curador de Cultura da CLDF em parceria com representações diplomáticas africanas sediadas no Brasil. A mostra integra as atividades comemorativas do Dia da África, celebrado anualmente em 25 de maio.

A mostra reúne imagens, obras de arte, objetos culturais, artesanatos, bandeiras e outros elementos representativos das tradições; paisagens e expressões artísticas de diferentes nações africanas, de forma a valorizar a diversidade cultural do continente africano e destacar as contribuições históricas, artísticas e culturais dos países participantes.

Esta é a segunda vez que as missões diplomática...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cldf-recebe-exposicao-africana-em-comemoracao-ao-dia-da-africa-2026/

#África #Câmara #CLDF #Comemoração #Exposição #legislativa
Brasil e Itália assinam acordo científico em defes Brasil e Itália assinam acordo científico em defesa da biodiversidade -

Instituto Chico Mendes e CNR reforçaram cooperação ambiental

Os presidentes do Conselho Nacional de Pesquisa na Itália (CNR), Andrea Lenzi, e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, assinaram, na presença do embaixador Alessandro Cortese, o Acordo de cooperação científica sobre a conservação da biodiversidade”.

A parceria, em celebração ao 9º Dia da Pesquisa Italiana no Mundo, foi firmada, nesta segunda-feira (25), na embaixada da Itália em Brasília durante o "Seminário Internacional CNR-ICMBio: Bases Científicas para a Cooperação Técnica", organizado pelo adido científico da embaixada, Fabio Naro.

O evento, que reuniu pesquisadores das duas instituições, evidenciou convergências em questões estratégicas como a proteçã...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-italia-assinam-acordo-cientifico-em-defesa-da-biodiversidade/

#Acordo #AlessandroCortese #Biodiversidade #Brasil #ChicoMendes #CNR #defesa #FabioNaro #ICMBio #Instituto #iTália #MauroOliveiraPires
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In