O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, disse nesta quinta-feira em Beijing que negociações e consultas devem ser feitas com princípios e credibilidade.
“Para que as negociações e consultas façam sentido, deve haver sinceridade”, apontou o porta-voz em uma entrevista coletiva de rotina.
O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, revelou na quarta-feira que espera viajar para a China para continuar as negociações no futuro próximo, depois que os dois países realizaram conversas construtivas na 11ª rodada de consultas econômicas e comerciais de alto nível.
Em resposta, Lu destacou que a China sempre defendeu a resolução de diferenças em assuntos internacionais por meio de diálogos e consultas, e acredita que este é o caminho certo para resolver problemas em questões comerciais com os Estados Unidos.
Ele acrescentou que a China demonstrou uma atitude construtiva nas consultas comerciais e econômicas anteriores, mesmo quando o lado norte-americano traiu os princípios de negociação e colocou as consultas em uma situação difícil.
Para tornar as negociações significativas, Lu pediu que os Estados Unidos observem o princípio de respeito mútuo, igualdade e benefícios mútuos, mantenham suas promessas e façam com que suas ações estejam de acordo com as palavras.