Empresas palestinas mostram as tâmaras e as delícias que produzem a partir delas na feira Anuga Select Brazil, que começou nesta terça-feira (8) em São Paulo. Elas também oferecem azeites e chocolate recheado com pistache, em uma tentativa de começar a vender ao Brasil.
Tâmaras in natura de tamanho e qualidade convidativos, tâmaras cobertas de chocolate e recheadas com pistache, azeite de oliva ou o aromático tempero zaatar. Essas e outras delícias a Palestina trouxe para a Anuga Select Brazil, feira de alimentos que começou nesta terça-feira (8) na capital paulista com participação de cinco empresas desse país árabe. Elas estão presentes em estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que também orquestra a participação saudita na mostra.
O embaixador da Palestina no Brasil e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, acompanhou a participação dos seus conterrâneos na mostra nesta terça-feira, no Distrito Anhembi, e disse para a reportagem da ANBA que a Palestina está sempre em busca de mercados. “Pela ocupação, nossos produtos estão sendo muito bloqueados, do mesmo jeito que a própria gente está bloqueada. Então, esta abertura e este espaço são muito importantes para nós”, disse.
Alzeben vê o Brasil como um mercado promissor para os produtos que a Palestina tem a oferecer. Segundo ele, as tâmaras da Palestina, por exemplo, são conhecidas pela qualidade. “Para nós, é importante estar no Brasil porque é um país grande, um mercado bastante promissor, um país amigo e um povo amigo”, disse o embaixador. Alzeben afirma que a Palestina vende poucos volumes de tâmaras e azeites ao Brasil e acredita que será possível entrar no mercado latino-americano por meio do Brasil.
Uma das empresas palestinas presentes na Anuga é a Palestine Date Company, de Jericó. A empresa mantém 10 mil árvores produzindo tâmaras na Palestina e ainda compra tâmaras de outros fazendeiros para fazer a comercialização, de acordo com o presidente da companhia, Ibrahim Ziad, que vive entre a Palestina, o Brasil (São Francisco do Sul, em Santa Catarina) e os Estados Unidos. A Palestine Date Company já é exportadora, atendendo 15 países, entre eles Alemanha, Índia, Indonésia, Suíça, Emirados e Turquia, mas ainda não vende para o mercado brasileiro, segundo Ziad.
Mas o empresário palestino se sente entusiasmado com a possibilidade de atender o Brasil com suas tâmaras em função da queda do imposto de importação, que segundo ele, já foi de 12%. “O mercado brasileiro é muito grande”, diz ele, sobre o motivo de estar na mostra com sua empresa.
Outra empresa palestina presente no espaço organizado pela Câmara Árabe é a Emirates Delights Food, especializada em tâmaras e em todo tipo de produto feito a partir da fruta, além de produzir uma gama de outros alimentos, como azeites, halawi, tahine, zaatar e chocolate, inclusive recheado com pistache. As tâmaras são oferecidas em várias combinações, desde cobertas de chocolate até recheadas com nozes e pistache, e a empresa vende ainda derivados como calda de tâmara, açúcar de tâmara, geleia de tâmara, entre outros.
O estande da Emirates Delights Food chamava a atenção na Anuga Select Brazil pela diversidade dos produtos e a aparente delícia dos sabores. De acordo com o gerente de Vendas e Marketing da empresa, Tayyeb Hassan, a empresa tem unidades na Palestina, Emirados Árabes Unidos e Jordânia. Ela já é exportadora, mas ainda não atende o Brasil. De olho no tamanho do consumo no País, a empresa quer abrir esse mercado para toda a sua variedade de produtos, de acordo com o executivo Hassan.
Além das duas empresas entrevistadas, também expõem no espaço da Palestina as companhias Palestine Gardens Agricultural, Al Ard Agricultural e Nakhell Palestine. A associação de promoção comercial do país, a Palestine Trade Center, está representada e tem seu espaço na Anuga.
Fonte: ANBA