• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 9 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Cultura

Museu celebra imigração com “passeio” pela imprensa árabe

21 de março de 2024
em Cultura, Sem categoria
Tempo de Leitura: 3 mins
0

Museu da Imigração, em São Paulo, terá programação que envolve a degustação de pratos árabes, uma conversa sobre a imprensa árabe no Brasil e uma visita à reserva técnica com a apresentação de jornais e revistas raros.

A contribuição dos imigrantes árabes que vieram para o Brasil será celebrada pelo Museu da Imigração do Estado de São Paulo, na capital paulista, com uma programação especial na tarde de sábado (23). O Dia Nacional da Comunidade Árabe é comemorado em 25 de março (próxima segunda-feira). O Museu da Imigração oferecerá aos visitantes um almoço com pratos da culinária árabe preparados pela chef Salsabil Matouk, seguida por uma palestra sobre a imprensa árabe no Brasil, uma visita temática sobre a imigração sírio-libanesa e uma visita à reserva técnica do museu em que serão apresentados exemplares raros de jornais árabes (na imagem acima, a fachada do Museu da Imigração).

De acordo com a antropóloga e pesquisadora do Museu da Imigração, Evelize Moreira, a instituição buscou celebrar a data neste ano com um olhar para a imprensa árabe no país. O almoço conduzido pela chef síria que também viveu na Jordânia e na Arábia Saudita levará aos participantes as culturas alimentares dos países árabes, em um menu formado por entrada, prato principal e sobremesa. O jornalista e historiador Diogo Bercito falará sobre a imprensa árabe no Brasil com destaque para o jornal Al-Afkar, uma raridade da coleção da instituição.

“Pensamos em voltar a programação para a imprensa árabe no Brasil porque, quando pensamos na comunidade árabe, logo pensamos em comida e comércio, mas existe uma produção intelectual muito forte e pensamos ela como um patrimônio migratório desta comunidade”, afirma Evelize. “Existe um legado dessa imprensa imigrante porque ela não parou e não para, porque ainda existem publicações voltadas para a comunidade”, diz.

Exemplar do jornal Al-Afkar

O jornal Al-Afkar, uma das raridades guardadas pela instituição, era produzido pelos imigrantes sírios. Circulou entre 1903 e 1941 e teve assinantes até na Argentina e nos Estados Unidos, além de todas as regiões do Brasil e de outros países do América Latina. Trazia notícias da comunidade que havia imigrado e fatos dos seus países. Foi doado à instituição pelas netas de seu proprietário, Said Abujamra: a pedagoga Ede Abujamra e a atriz Iara Jamra.

Outro jornal, Azzikra, tinha um foco grande em fatos e histórias relacionados ao islamismo. Além deles, a revista Al-Ubarat também será apresentada aos visitantes na reserva técnica do museu, em ambiente climatizado. Iara e Ede participarão do encontro e dividirão com o público memórias e o legado da sua família.

“A imigração europeia ao Brasil veio subvencionada, e a comunidade não. Veio por questões do império turco-otomano, sem ser subvencionada. [Os imigrantes] vinham com o olhar de se instalar, de desenvolver o local em que estavam e de enriquecer, de certa forma. Vieram para investir no país e não apenas para tirar o seu sustento e nem sempre reconhecemos isso. Podemos pensar como um legado no desenvolvimento do comércio, cultural e jornalístico”, diz.

Serviço

Programação Especial | Dia Nacional da Comunidade Árabe

Sábado, das 11hàs 16h

Ingressos: R$ 140

Mais informações aqui

https://museudaimigracao.org.br/eventos/presencial/programacao-especial-dia-nacional-da-comunidade-arabe

Tags: ÁrabeImigraçãoImprensamuseuPasseioSão Paulo
Notícia Anterior

Comitiva da embaixada da Alemanha é recebida na UFG

Próxima Notícia

Março é o mês da francofonia. Cidades do mundo inteiro celebram da riqueza da língua francesa e da pluralidade das culturas francófonas. Em Brasília, tem bazar!

Notícias Relacionadas

Embaixadores Robert Takata e  Maria Laura da Rocha
Diplomacia

Embaixadores da República Dominicana e de Omã entregam credenciais no Itamaraty

7 de maio de 2025
Cultura

Parceria Cultural: Embaixada da Grécia e Prefeitura de Curitiba buscam cooperação bilateral

30 de abril de 2025
Cultura

Bolsa integral do governo japonês é oportunidade para brasileiros

30 de abril de 2025
Próxima Notícia

Março é o mês da francofonia. Cidades do mundo inteiro celebram da riqueza da língua francesa e da pluralidade das culturas francófonas. Em Brasília, tem bazar!

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In