• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 14 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Destaque 2

Mexicanas protestam no palácio presidencial após feminicídio brutal

15 de fevereiro de 2020
em Destaque 2, Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Coletivos de feministas no México fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (14) em frente ao palácio presidencial para chamar a atenção da situação das mulheres no país, tendo como pano de fundo o feminicídio de uma jovem na capital mexicana. Durante o protesto, as participantes tiveram a oportunidade de falar com o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que foi questionado sobre o tema.

“O senhor fala muito sobre corrupção. A questão do feminicídio e do desaparecimento está cheia de corrupção”, disse a ativista Frida Guerrera para López Obrador.  “Não estou me esquivando da responsabilidade. Todos os dias atendo ao problema e não estou preocupado, estou ocupado”, respondeu o presidente.O chefe de Estado afirmou que seu governo garante que haverá “punição para os responsáveis” pela violência contra as mulheres. “Me declaro a favor das mulheres e contra a violência … sou totalmente contra o machismo, não há dúvidas”, disse López Obrador.

O México registrou 1.006 vítimas de feminicídio em 2019, segundo dados oficiais, embora o número possa ser maior porque existem deficiências para tipificar o crime, segundo especialistas.O protesto em frente ao palácio presidencial foi o primeiro de vários convocados para esta sexta na capital mexicana e em outras cidades do país após o atroz assassinato de Ingrid Escamilla, 25 anos, esfaqueada até a morte e depois esquartejada por seu parceiro no norte da Cidade do México.

Uma delegação de cerca de 10 ativistas entrou no Palácio Nacional e se reuniu com a equipe de comunicação da Presidência. Lá, exigiram que López Obrador “oferecesse desculpas públicas” por preferir falar sobre outras questões, como o plano presidencial, em vez do feminicídio. Várias agências das Nações Unidas no México condenaram “energicamente” nesta sexta-feira o assassinato de Escamilla e de outras mulheres e meninas, mortas diariamente no México “por razões de gênero”.

Recordaram também que existe uma estrutura legal internacional que força o Estado mexicano a eliminar a discriminação de gênero na mídia, depois que imagens do corpo esquartejado de Escamilla foram vazadas para a imprensa e publicadas por alguns jornais e redes sociais. O governo da capital disse que investiga os legistas forenses e policiais que acompanharam ao caso, suspeitos de vazar as imagens, enquanto o governo federal fará o mesmo com os veículos que divulgaram esse conteúdo.

 

Tags: FeminicídioMéxicomulheresprotesto
Notícia Anterior

Ataque aéreo israelense com mísseis mata sete combatentes na Síria

Próxima Notícia

‘Da utopia à realidade’: mostra de Brasília em Roma

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia
Embaixador-Hélio-Ramos-Embaixatriz-Milma-Ramos-Claudio-Pereira-e-a-curadora-Danielle-Athayde

'Da utopia à realidade': mostra de Brasília em Roma

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In