• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 7 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Enogastronomia

Morre Paul Bocuse, papa da gastronomia francesa

21 de janeiro de 2018
em Enogastronomia, Enogastronomia
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Um dos criadores da ‘nouvelle cuisine’, o chef de cozinha faleceu aos 91 anos. Receita mais famosa de Bocuse é a sopa de trufas negra.

Conhecido como o “papa” da gastronomia francesa, personificada por ele durante décadas no mundo inteiro, o estrelado chef Paul Bocuse morreu neste sábado (20), o ministro francês do Interior e ex-prefeito de Lyon, Gérard Collomb, no Twitter. Bocuse morreu em seu conhecido restaurante de Collonges-au-Mont-d’Or, vilarejo perto de Lyon, na região centro-leste do país, relatou um chef lionês próximo à família, que ainda não se pronunciou. Há vários anos, Paul Bocuse sofria do Mal de Parkinson.

Paul Bocuse, que ostentou estrelas no guia “Michelin” por mais de cinco décadas, é um dos criadores da “nouvelle cuisine”, movimento que revolucionou a gastronomia francesa pregando leveza aos pratos. São inúmeras as suas receitas célebres -a mais famosa delas é a sopa de trufas negras. Mas a contribuição de Bocuse para a cozinha francesa vai além, com a defesa da simplicidade e da seleção de produtos de qualidade.

“Tenho três estrelas, tive três ‘by-pass’ e sempre tive três mulheres”, resumiu ao jornal “Libération”. Bocuse, que em 1946 se casou com Raymonde Duvert, 20 anos depois conheceu Raymone Carlut e aos 70 anos se uniu a Patricia Zizza, que administrava sua carreira.

Ele almoçava com uma, tomava o chá com outra e na hora do jantar estava com a terceira, diziam os amigos íntimos de Bocuse, que nasceu em 1926 às margens do Rio Saône, no pequeno município de Collonges-au-Mont-d’Or, no leste da França.

Foi nessa região, próxima a Lyon, onde ele começou a se aproximar da gastronomia. No restaurante da família, dava continuidade a uma linhagem de cozinheiros que remontava a 1765. É lá que fica o principal dos 23 restaurantes que ele espalhou pela França, Suíça, Estados Unidos e Japão.

Aos 15 anos, Bocuse se tornou aprendiz de Claude Maret. Em 1944, quando chegou à maioridade, se alistou nas Forças Francesas Livres para combater na Alemanha nazista, época em que ganhou a tatuagem que leva no braço esquerdo com a imagem de um galo, feita pelos soldados americanos que lhe atenderam após um ferimento.

Depois da guerra, o jovem Bocuse continuou sua formação e fez amizade com os irmãos-cozinheiros Troisgros e se colocou à disposição de Fernand Point, que ele considera seu “mentor” -e para quem dedicou seus caranguejos de rio gratinados.

Em 1958, abriu seu próprio restaurante, recuperando o L’Auberge du Pont, a loja da família, e que foi rebatizado com seu próprio nome. Em 1965, recebeu a terceira das estrelas, que nunca lhe abandonaram.Mas o auge de sua carreira veio no início da década de 1970, com a “nouvelle cuisine”.

Bocuse consolidou o movimento ao lançar um livro de receitas baseadas nos preceitos dessa inovadora forma de cozinhar, que priorizava ingredientes frescos, molhos leves e dava especial atenção à apresentação.

Notícia Anterior

Primeiro-ministro turco confirma início da operação terrestre em Afrin

Próxima Notícia

Presidente da Coreia do Sul defende abertura ao Norte

Notícias Relacionadas

Enogastronomia

Vinho brasileiro inspirado na diáspora africana se destaca na Vinexpo America 2025

11 de maio de 2025
Enogastronomia

Vinho brasileiro vinificado em ânforas de concreto se destaca no Premium Tasting

2 de maio de 2025
Enogastronomia

MALBEC: O VINHO QUE ENCANTA O BRASIL

1 de maio de 2025
Próxima Notícia

Presidente da Coreia do Sul defende abertura ao Norte

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In