• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quinta-feira, 16 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Mundo

Morre Desmond Tutu, arcebispo da África do Sul e vencedor do Nobel da Paz

por Liz Elaine
26 de dezembro de 2021
em Mundo, Slide Home
Tempo de Leitura: 2 mins
A A

O arcebispo sul-africano Desmond Tutu, proeminente líder na luta contra o apartheid, morreu neste domingo (26), segundo a presidência da África do Sul. Tutu foi diagnosticado com um câncer de próstata no final da década de 1990 e, desde então, tratava infecções relacionadas à doença. O presidente Cyril Ramaphosa o descreveu como “um homem de uma inteligência extraordinária, íntegro e invencível contra as forças do apartheid”. Sua luta contra o regime segregacionista lhe rendeu um Nobel da Paz, em 1984.

Desmond Tutu nasceu na cidade sul-africana de Klerksdorp, em 1931, filho de uma empregada doméstica e de um professor. À princípio, seguiu os passos do pai e formou-se também educador, mas desistiu da carreira diante das condições precárias do ensino no país. Foi ordenado sacerdote da Igreja Anglicana em 1961 e, a essa altura, iniciou também seu ativismo pelas causas sociais e raciais.

O arcebispo usava sua posição na igreja para defender sanções internacionais contra a segregação racial no país e exigia direitos iguais para pessoas negras. Nunca poupou o governo sul-africano de críticas abertas, provocando a ira dos governantes e a simpatia da população, que lhe apelidou que “bússola moral da nação”.

Tutu se tornou arcebispo na Cidade do Cabo em 1986. Ao contrário de outros líderes da luta contra o apartheid, como Nelson Mandela, Tutu não chegou a ser preso, já que sua posição religiosa o blindava da prisão. Com o fim da segregação no país e com a eleição de Mandela, em 1994, foi o arcebispo quem presidiu a Comissão da Verdade e da Reconciliação que, segundo ele, “abria as feridas” do apartheid para que depois fossem curadas.

Desmond Tutu seguia se posicionando a respeito das causas que defendia embora já tenha se retirado da vida pública. Acusou o Ocidente de conivência com o sofrimento dos palestinos e, em 2013, declarou seu apoio à comunidade LGBTI+, afirmando que jamais iria “adorar um Deus que fosse homofóbico”.

*Com agências de notícias

Tags: África do SulArcebispoDesmond TutumorteNobel da Paz
Notícia Anterior

Embaixador da Bélgica condecora deputado paulista

Próxima Notícia

A caminho da paz

Notícias Relacionadas

Mundo

Teatro Bolshoi comemora 250 anos de fundação

28 de março de 2026
Mundo

Acordo Mercosul-UE entra em vigor provisoriamente em maio

24 de março de 2026
Mundo

Liga dos Estados Árabes celebra seu 81º Aniversário

21 de março de 2026
Próxima Notícia

A caminho da paz

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In