A convite do Ministro da Agricultura do Brasil, Marcos Montes Cordeiro, seu homólogo, Shri Parshottam Rupala, Ministro da Pesca, Pecuária e Laticínios da Índia visitou o Brasil de 16 a 20 de maio quando liderou uma delegação composta por especialistas da pecuária e laticínios e representantes do setor privado. A Índia considera o Brasil como um de seus parceiros mais importantes e os dois países mantêm uma relação estratégica multifacetada, baseada em valores comuns e ideais democráticos compartilhados.
O Ministro Shri Rupala manteve discussões muito frutíferas com Pecuária e Abastecimento brasileiro. Os dois Ministros concordaram em fortalecer ainda mais os laços mutuamente benéficos.O Ministro também visitou as instalações da UPL Ltd, empresa multinacional indiana que fabrica e comercializa agroquímicos e também oferece soluções de proteção de cultivos. Hoje, a UPL é a 5ª maior empresa agroquímica do mundo. Ele vem crescendo de forma constante no Brasil e tem ajudado os agricultores a se tornarem inteligentes em relação ao clima e tornar todo o sistema agrícola sustentável.
Shri Rupala também teve reuniões com presidentes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeito de Uberaba, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e discutiu formas de aumentar a cooperação no setor lácteo por meio de P&D, melhoramento genético e comércio e investimento.
Durante sua visita ao Brasil, foi assinada uma Declaração Conjunta de Cooperação Técnica entre o National Dairy Development Board (NDDB) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Em Uberaba, o ministro também conheceu o Museu do Zebu e visitou os quatro laboratórios de ponta em genômica bovina e embriões: ZebuEmbrião, ABS Sêmen e Embriões Central, Geneal Embriões Central e Alta Genetics Sêmen Central. Ele elogiou seu trabalho e saudou seu interesse em aumentar a cooperação para parcerias mutuamente benéficas nas áreas de pecuária e setores afins.
Já durante a visita do presidente Bolsonaro à Índia, em janeiro de 2020, o Brasil, pela primeira vez em sua história, assinou 15 memorandos de entendimento e acordos com um país e decidiu ampliar a cooperação em várias áreas, incluindo pecuária e laticínios, petróleo e gás natural, bioenergia, etanol, comércio e investimento e muito mais.
Em 2016 foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Departamento de Pecuária e Leite (DAHD) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Nesse contexto, o Ministro também visitou o centro de pesquisa da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora e destacou a necessidade de finalização antecipada e implementação de um plano de trabalho no âmbito do MoU. Treinamento de profissionais indianos no Brasil em tecnologia de fertilização in vitro e identificação de empresas brasileiras para assumir a produção de embriões de fertilização in vitro na Índia são as principais atividades identificadas no plano de trabalho.
Yoga – Em Brasília, o Ministro também participou do evento de abertura de cortina para as comemorações do Dia Internacional do Yoga 2022 no Brasil e interagiu com um grande número de professores brasileiros de Yoga. Para divulgar o Ayurveda, o Ministro Shri Rupala também lançou uma história em quadrinhos Ayurveda “Professor Ayushman”, traduzida pela embaixada da Índia em parceria com o especialista brasileiro em medicina natural, Dr. José Ruguê. Ele também interagiu com vários dignitários de alto nível dos setores público e privado.
O Ministro também interagiu com a diáspora indiana em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro e prestou homenagens florais às estátuas e busto de Mahatma Gandhi no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.