• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 29 abril , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Eventos

Ministro defende turismo como aliado da preservação marinha

por Embassy News
13 de setembro de 2018
em Eventos
Tempo de Leitura: 2 mins
A A

Em Florianópolis (SC), evento mundial debateu papel da atividade turística como estratégia de conservação ambiental

Por Vanessa Sampaio (MTur)

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, participou na noite desta segunda-feira (10), em Florianópolis (SC), da cerimônia de boas-vindas do governo brasileiro à 67ª Reunião Bianual da Comissão Internacional Baleeira (CIB). O evento coloca o Brasil no centro do debate mundial sobre o assunto e levanta a relevância da atividade turística como aliada na preservação ambiental e na otimização dos recursos do litoral brasileiro para o setor nacional de viagens.

Em seu discurso para representantes de mais de 80 países, ele afirmou que “o Brasil acredita no enorme potencial da conexão entre turismo e meio ambiente” e trabalha em parceria para avançar nesta área.

O evento, que começou na última terça-feira (4) e vai até sexta (14) na capital catarinense, é o único fórum reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para definir estratégias de conservação para estes animais. Essa é a primeira vez que o Brasil sedia o encontro da Comissão, criada em 1946.

De acordo com Vinicius Lummertz, os passeios embarcados para observação turística dos mamíferos marinhos são uma realidade em diversas nações modelo de práticas sustentáveis no setor de viagens e turismo. “Só se desenvolve a consciência da preservação quando conhecemos, nos aproximamos e entendemos a importância e o valor de conservar e cuidar. Essa ideia, além de ir ao encontro da política nacional do setor, gera emprego e renda e também proteção ambiental, atributo de alto valor agregado”, afirmou Lummertz em entrevista após o evento. O ministro conversou com membros da CIB e do Ministério do Meio Ambiente e pediu apoio para agilizar a autorização da observação das baleias jubartes no litoral de SC, um grande corredor natural onde os animais desfilam anualmente na época da reprodução.

“Estamos aqui para sensibilizar entidades internacionais a se alinharem a esse esforço do governo brasileiro”, destacou.

O CASO DE SC – Suspenso desde maio de 2013 pela Justiça Federal, o turismo de observação de baleias feito a partir de embarcação em alto-mar segue desautorizado no litoral catarinense. A expectativa, porém, é que os passeios embarcados para avistamento de baleias volte a acontecer de forma regulamentada assim que o plano de manejo da APA (Área de Preservação Ambiental) da Baleia Franca seja concluído pelo ICMBio.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, o plano de manejo tem prioridade de elaboração técnica na Pasta, com expectativa de entrega do documento entre dezembro e o primeiro semestre de 2019. “O turismo é uma das grandes saídas que nós temos para garantir desenvolvimento econômico sem destruir o meio ambiente. Compatibilizar turismo e meio ambiente é vital especialmente para um país como o Brasil, tão rico e tão diverso e de grande potencial. O turismo sustentável é esta opção para garantir uma atividade segura e legal”, destacou.

Notícia Anterior

Cooperação entre países em desenvolvimento

Próxima Notícia

Países barram criação de santuário de preservação de baleias no Atlântico

Notícias Relacionadas

Eventos

Dia do Azerbaijão é celebrado em Brasília

27 de abril de 2026
Eventos

Desbravando o idioma japonês

14 de abril de 2026
Eventos

Marrocos mostra toda tradição e elegância de seus caftãs

11 de abril de 2026
Próxima Notícia

Países barram criação de santuário de preservação de baleias no Atlântico

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
✨🎧 Justiça também se traduz. Entre vozes, idiomas ✨🎧 Justiça também se traduz.

Entre vozes, idiomas e silêncios históricos, a exposição “1 Julgamento, 4 Línguas – Os pioneiros da interpretação simultânea em Nuremberg” revela quem tornou possível um dos momentos mais decisivos da humanidade — o Tribunal de Nuremberg.

Eles não estavam nos holofotes.
Mas sem eles, nada teria sido compreendido.
Nada teria sido julgado.

Quatro idiomas.
Uma verdade em construção.
E profissionais que sustentaram o peso da história… em tempo real.

A realização desta mostra reúne nomes que seguem sustentando o diálogo global hoje:
🤝 Associação Internacional de Intérpretes de Conferência (AIIC)
🤝 Associação Profissional de Intérpretes de Conferência (APIC)
🇩🇪 Embaixada da Alemanha no Brasil, representada pelo Encarregado de Negócios a.i., Sr. Wolfgang Bindseil

📍 Biblioteca Nacional de Brasília
🗓️ Até 10 de abril
🎟️ Entrada gratuita

Se você nunca parou para pensar no poder de uma tradução… talvez essa seja a sua chance.

💬 Você já tinha imaginado o impacto desses intérpretes na história?

#brasíliacultural
#nuremberg
#revistaembassy
#interpretaçãosimultânea
#comunicaçãoglobal
Post do Instagram 17853929589631895 Post do Instagram 17853929589631895
Post do Instagram 18523781110069486 Post do Instagram 18523781110069486
A milonga uruguaia animou a festa nacional do Urug A milonga uruguaia animou a festa nacional do Uruguai em Brasília. A reportagem você vai poder ler na Embassy
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In