Milhares de apoiadores do poderoso líder xiita Moqtada al-Sadr protestaram nesta sexta-feira (24/1), em Bagdá, para pedir a expulsão das tropas americanas do Iraque, onde o sentimento antiamericano aumentou nas últimas semanas.Após a convocação de Moqtada al-Sadr de “uma manifestação pacífica de um milhão de pessoas contra a presença americana”, postos de controle foram estabelecidos para garantir a segurança da marcha.
Desde as primeiras horas desta sexta-feira, um dia de oração no mundo muçulmano, milhares de fiéis se reuniram no bairro de Khadriya, aos gritos de “Fora ocupante” e “Sim à soberania”. Em um comunicado lido por um porta-voz, Al-Sadr pediu a retirada das forças americanas, a anulação dos acordos de segurança entre Bagdá e Washington e o fechamento do espaço aéreo iraquiano aos aviões militares americanos.
O líder xiita também pediu ao presidente americano, Donald Trump, que não seja “arrogante”. Várias facções paramilitares iraquianas, como as pró-iranianas da Hashd al-Shaabi, geralmente rivais de Sadr, apoiaram a marcha.