• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 27 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Diplomacia

Mauro Vieira vê nova etapa na relação com Golfo

por Embassy News
13 de setembro de 2024
em Diplomacia
Tempo de Leitura: 5 mins
A A

Após reuniões com ministros e assinatura de memorando com o Conselho de Cooperação do Golfo, chanceler brasileiro afirma que foi aberta etapa de estreitamento do diálogo político de alto nível com a região. Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA , Mauro Vieira disse que Brasil tem uma posição política invejável no Golfo.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve uma série de encontros com autoridades de países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, na sigla em inglês) nesta semana e enxerga a abertura de caminho para uma nova e mais promissora etapa nas relações econômicas do Brasil com a região. O GCC é formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados, Kuwait e Omã.

Mauro Vieira com representantes do GCC: Brasil foi convidado especial

Desde o último domingo (8), o chanceler esteve em Omã e na Arábia Saudita e cumpre agenda nesta quarta-feira (11) nos Emirados Árabes Unidos. Na capital saudita, Riad, Mauro Vieira representou o Brasil como convidado especial de reunião do GCC e teve encontros paralelos com ministros do Bahrein, Kuwait e Arábia Saudita.

“Assinamos, em nome do Brasil, um memorando de entendimento com o Conselho de Cooperação do Golfo que abre caminho para uma nova e ainda mais promissora etapa nas relações econômicas com a região. E o Conselho, pela natureza da sua atuação como articulador, é o canal ideal para dinamizar esse esforço”, disse Mauro Vieira em entrevista exclusiva, por escrito, à reportagem da ANBA.

O chanceler afirma que a partir da reunião foi aberta etapa de estreitamento do diálogo político de alto nível com o conselho e seus seis países-membros. “Ainda que o Brasil tenha relações tradicionais com todos eles, este novo momento coincide com uma realidade econômica e social totalmente nova, e certamente muito mais promissora”, afirma.

Mauro Vieira diz que as visitas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à região e o poder de mobilização da diplomacia presidencial permitiram identificar, no ano passado, amplas oportunidades de negócios em distintos setores. “Minha vinda à região teve o objetivo de dar seguimento aos contatos em andamento entre os governos, além de reiterar nosso interesse na conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e os Emirados Árabes Unidos”, informa. 

O ministro vê uma posição política invejável do Brasil na região. “O mundo inteiro está disputando espaços, parcerias e oportunidades no Golfo, e o Brasil tem uma posição política invejável que precisa ser revertida em relações econômicas cada vez mais densas”, afirma.

Ele lembra que o presidente Lula se engaja diretamente no esforço de aproximação com os países do Golfo, com visitas bilaterais aos Emirados, ao Catar e à Arábia Saudita desde a posse, além de ter participado da COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, nos Emirados.

Vieira afirma que ouviu, de forma unânime, também, nas visitas que fez à região este ano, o reconhecimento dos interlocutores quanto à firme posição do Brasil desde o início da crise humanitária e de reféns em Gaza, em outubro passado.

Reunião de Mauro Vieira com Al-Fahli: entusiasmo quanto a negociações em curso com o Brasil

Setor privado

O chanceler se espelha em fala do ministro de Investimentos da Arábia Saudita, Khalid Al-Fahli, com que esteve após a reunião do GCC, para falar do relacionamento dos países da região com o Brasil. “Ele definiu como “fenomenal” o ritmo da recente aproximação com o Brasil, e estou plenamente de acordo com ele, que esteve recentemente em nosso país”, afirma.

Segundo Mauro, no relato que fez da visita, o ministro Al-Fahli transmitiu entusiasmo quanto a negociações em curso com o Brasil em várias áreas, que vão da segurança alimentar à logística, à aviação comercial e à defesa. “E isso tem muito a ver com o engajamento do setor privado brasileiro, que tem sido muito importante”, afirma.

Para o chanceler, o estreitamento do diálogo político com a região, conduzida como uma das prioridades da política externa do Presidente Lula, abre caminho também para que o setor privado explore oportunidades que esses mercados oferecem.

Mauro Vieira disse que o que mais o impressionou nos contatos de alto nível em Riad foi o conhecimento dos seus interlocutores sobre a economia brasileira e as principais empresas e bancos do País com atuação internacional. “Esse conhecimento é o alicerce para o que virá em matéria de dinamização do comércio e de atração de investimentos recíprocos”, afirmou.

Após ter visitado Omã, o ministro destaca a presença de empresas brasileiras com investimentos relevantes no país, nos setores alimentício e de mineração. “É um dado bastante encorajador”, diz. O chanceler relata que discutiu com o Ministério de Agricultura de Omã novas possíveis vertentes de parcerias, com o caráter complementar das economias abrindo novos espaços para o agronegócio brasileiro.

Emirados Árabes

Um dos encontros desta quarta-feira foi com chanceler dos Emirados Árabes Unidos,Abdullah bin Zayed Al Nahyan

Um dos encontros desta quarta-feira foi com chanceler dos Emirados Árabes Unidos

Nos Emirados Árabes Unidos, Mauro Vieira teve encontros com o ministro das Relações Exteriores, Abdullah bin Zayed Al Nahyan, e com o ministro do Comércio Exterior, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi. Segundo divulgou o Itamaraty, o chanceler brasileiro tratou com Al Nahyan de temas de interesse mútuo com foco na preparação de visita ao Brasil do presidente dos Emirados, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan.

O encontro com Al Zeyoudi teve como assunto o comércio Brasil-Emirados e a negociação do país árabe com o Mercosul, que tem nova rodada negociadora prevista para outubro. Os Emirados Árabes Unidos negociam com o bloco um acordo de livre comércio.

Fonte: ANBA

Tags: Abdullah bin Zayed Al NahyanBahreincatarEmirados ÁrabesGolfoKuwaitMauro VieiraMinistro Carlos FrançaOmã
Notícia Anterior

Embaixadora dos EUA se reúne com Vice-presidente Geraldo Alckmin

Próxima Notícia

Uma reflexão sobre os laços Bahrein-Brasil

Notícias Relacionadas

Diplomacia

Issa Kort recebe boas-vindas como novo embaixador do Chile

25 de maio de 2026
Diplomacia

Cônsules suecos realizam encontro em Brasília

23 de maio de 2026
Diplomacia

Porto Alegre ganha nova sede do Consulado Geral da Itália

22 de maio de 2026
Próxima Notícia

Uma reflexão sobre os laços Bahrein-Brasil

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Embaixador do Japão é condecorado em Goiás - Nog Embaixador do Japão é condecorado em Goiás -

Noguchi Yasushi recebe medalha da assembleia legislativa do estado

O embaixador Noguchi Yasushi foi agraciado, no último sábado (23/5), com a Medalha de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO), a mais alta honraria concedida pela casa.

A medalha foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Delegado Eduardo Prado, autor da proposta da homenagem. O tributo é um reconhecimento da ALEGO às relevantes missões internacionais realizadas pelo embaixador e sua expressiva atuação no fortalecimento das relações bilaterais entre Japão e Brasil.

Na mesma cerimônia, a ALEGO também concedeu a medalha de mérito à Ricardo Shimabukuro, presidente da Associação Nipo Brasileira de Goiás (ANBG), além de prestar homenagem a 120 pessoas ligadas à entidade, que completa 70 an...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embaixador-do-japao-e-condecorado-em-goias/

#ALEGRO #Câmara #Condecoração #Goiás #Japão #legislativa #Medalha #NoguchiYasushi
Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bio Embrapa Agroenergia, 20 anos de ciência para a bioeconomia -

Avançam as interfaces da produção agropecuária com outros setores da economia, exigindo novas abordagens científicas, maior integração de conhecimentos e arranjos institucionais mais complexos 

Maurício Antônio Lopes — pesquisador e ex-presidente da Embrapa

A trajetória da pesquisa agropecuária no Brasil é, em grande medida, uma história de sucesso construída a partir do enfrentamento aos desafios agronômicos típicos dos sistemas de produção vegetal e animal. Ao longo de décadas, ganhos expressivos de produtividade e eficiência foram alcançados com base no domínio de fatores como solo, clima, genética e manejo. Esse processo estruturou uma agricultura altamente competitiva em ambientes tropicais e projetou o Brasil como referência internacional em agricultura tropical, com contribuição relevante para a segurança alimen...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/embrapa-agroenergia-20-anos-de-ciencia-para-a-bioeconomia/

#agroenergia #agropecuária #Bioeconomia #Ciência #Economia #Embrapa #MaurícioAntônioLopes
Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais - No a Brasil e Líbano ampliam trocas comerciais -

No acumulado deste ano, tanto exportações quanto importações estão em crescimento em relação a 2025. Corrente de comércio soma US$ 171 milhões.

Exportações e importações do Brasil com o Líbano registram expansão entre janeiro e abril deste ano em comparação com o mesmo período de 2025. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) organizados pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nos quatro primeiros meses do ano, o Brasil exportou US$ 170,8 milhões ao Líbano, em alta de 8,1% na comparação com os quatro primeiros meses do ano passado.

As importações somam US$ 842 milhões, em alta de 39,2%. O saldo é superavitário ao Brasil em US$ 169,9 milhões e a corrente de comércio soma US$ 171,6 milhões.

Os principais prod...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/brasil-e-libano-ampliam-trocas-comerciais/

#Brasil #comércio #Exportação #importação #Líbano
Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na Cazaquistão discute cooperação na agricultura e na pecuária com o Brasil -

Embaixador Bolat Nussupov se reúne em ministério para negociar implementação prática de acordo bilateral

O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, e o Secretário de Cooperação Ministério de Agricultura e Pecuária, Augusto Billy, se reuniram, nesta terça-feira (26), tendo como ponto principal do encontro as negociações da implementação prática do Memorando de Entendimento e Cooperação na área de agricultura e pecuária. O documento foi assinado em 11 de maio deste ano em Astana, entre o Ministério da Agricultura do Cazaquistão e o Ministério Federal da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Nussopov e Billy discutiram as possibilidades de criação, entre os dois países, de um Grupo de Trabalho conjunto, composto por representantes dos ministérios e órgãos competentes de ambos os países, bem como de associaçõe...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/cazaquistao-discute-questoes-de-cooperacao-nas-areas-da-agricultura-e-da-pecuaria/

#Agricultura #BolatNussupov #Brasil #Cazaquistão #Embaixador #ministério #Pecuária #secretário
Dia da África: Brasil amplia agenda de integração Dia da África: Brasil amplia agenda de integração com o continente -

País faz acordos com Angola, Nigéria, Moçambique e África do Sul

Esta segunda-feira (25) marca o Dia da África, continente com o qual o Brasil tem intensificado as relações no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento faz parte de um esforço para diversificar os parceiros comerciais, além de reforçar laços culturais, diplomáticos, científicos e históricos com os africanos.

Lula fez sete viagens à África na atual gestão, sendo duas à África do Sul, além de Angola, São Tomé e Príncipe, Egito, Etiópia e Moçambique. Nos últimos três anos, o Brasil tem firmado acordos com países africanos em áreas como agricultura, aviação civil, defesa, saúde, educação, turismo, entre outros.

Pelo outro lado, Lula recebeu neste mandato, em Brasília, seis chefes de Es...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/dia-da-africa-brasil-amplia-agenda-de-integracao-com-o-continente/

#África #ÁfricadoSul #Angola #Brasil #integração #LuizInácioLuladaSilva #Lula #Moçambique
Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Comissão Brasil-Rússia realiza sessão plenária em Brasília -

Embaixadora Maria Laura da Rocha preside evento onde se discutiu a expansão de parcerias em diversos setores. O investimento russo acumulado no Brasil atingiu aproximadamente US$ 2 bilhões

Embaixadora Maria Laura da Rocha, e o Ministro Maksim Reshetnikov

A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Maria Laura da Rocha, e o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov presidiram, nesta segund...

🔗 Leia a matéria completa em https://embassynews.info/comissao-brasil-russia-realiza-sessao-plenaria-em-brasilia/

#Brasil #Brasília #COMISSÃO #MaksimReshetnikov #MariaLauradaRocha #ministro #plenária #Rússia
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In