São Paulo – O Marrocos, nação do Norte da África, anunciou um investimento em energias renováveis de 52,1 bilhões de dirhams marroquinos, o equivalente a US$ 5,8 bilhões. O país árabe tem grandes projetos solares em diferentes cidades e pretende produzir mais de 52% de sua eletricidade a partir de recursos renováveis até 2030, se tornando autossuficiente na área no longo prazo. Na foto acima, a maior planta de energia solar do mundo, em Ouarzazate, no Marrocos.
O Ministro de Minas e Energia do Marrocos, Aziz Rabbah, informou que a capacidade instalada de fontes de energia renováveis no Marrocos é de 3.950 megawatts. O número representa cerca de 37% do total de energia elétrica instalada ou 20% da demanda de eletricidade do país. As informações são do jornal Morocco World News.
Rabbah disse que estão em desenvolvimento 100 programas de energias renováveis. O ministro citou um conjunto de novos projetos, incluindo o programa de centrais de dessalinização de água integrando unidades de produção de energias renováveis. Os principais projetos solares de Marrocos incluem a usina solar Ouarzazate e as estações Ain Beni Mathar e Foum El Oued.